Synapitc - Bugs - Ubuntu 9.04

Iniciado por Becker, 29 de Abril de 2009, 01:20

tópico anterior - próximo tópico

Becker

Ola todos.
Estou com sérios problemas com o Synapitc, quando vou tentar instalar ou remover programas, o que esta enviabilizando usar o sistema.

Explico:
01- Numa primeira oportunidade, instalei o Ubuntu Studio 9.04, e quando estava instalando o openoffice, o Synapitic, travou no meio da instalação;
02- Tentei de todas as formas resolver o problema, consultando vários sites na Internet e também aqui no fórum, onde pedi ajuda;
03- Não consegui resolver o problema, e a única saída foi reinstalar o Ubuntu;
04- Agora o problema aconteceu de novo, só que desta vez, quando eu estava instalando o aplicativo Tuxguitar, e aconteceu o mesmo, e o problema voltou.
05- No synapitic, quando tento abrir o aplicativo sai a seguinte mensagem:

E: dpkg foi interrompido. Você deve executar o comando 'sudo dpkg --configure -a' para corrigir o problema.
E: _cache->open() failed, please report.

06- Sigo a instrução, e executo o comando recomendado, o synapitic continua a instalação do software tuxguitar, mas chega num ponto e trava de novo, inclusive, trava todo o sistema, não sendo possível, abrir mais nenhum outro aplicativo, e para desligar o micro o único jeito é desligar forçando o botão;
Uma coisa que observei, é que tanto no openoffice, como no tuxguitar, o travamento ocorre, quando esta instalando ou configurando alguma coisa do Java.

Como faço para resolver este sério problema, será que é um bug do Synapitc? ou do Java?
Por favor socorro, este problema esta muito sério, e sem o Synapitic funcionando não se pode mais instalar/desinstalar nenhum programa.

RicardoF

Caro Becker.

Aconteceu algo parecido comigo instalando o 9.04 em um note Compac NX9010. Como sou um "chato" fui descobrindo passo a passo o que vinha acontecendo.

Primeiro erro - estava atualizando o sistema 8.10 para o 9.04 pelo Gerenciador de Atualizações, não adiantou nada, não funcionou mesmo, até o openoffice não abria.

Parti então para a instalação via CD, baixei o .iso e comecei do zero.

Segundo erro - o CD de instalação que gerei teve algum 'bug" na gravação ou no download. Instalava tudo direitinho, mais quando ia rodar o sistema .... pau .....

Baixei novamente o .iso e gravei outro. Maravilha, tudo funcionando 100%, fazendo as atualizações e instalações necessárias pelo Synaptic e até algumas funções do note que o 8.10 não reconhecia, hoje funcionam bem.

Mais uma dica ... faça seus backups, pois tive que zerar tudo mesmo.

Ricardo

Tota

Ola Becker.

Use isto:

sudo apt-get install -f

depois:

sudo dpkg --configure -a

sudo apt-get clean

sudo apt-get update

acredito que vai resolver. E não é bug no synaptic não, algo aconteceu durante o carregamento/instalação dos pacotes causando corrupção de dados, só isto.

[],s

Becker

Tota.
Estes comandos eu já tinha tentado.
É bug, sim  e o pior de tudo é que numa parte essencial do sistema.
Cada vez que entro com o código sudo apt-get --configure -a, o micro trava, e não é possível fazer mais nada no micro.
É certo que durante a instalação dos programas, algo deu errado nos pacotes, e os arquivos ficaram corrompidos.
Mas também é certo que o dpkg não consegue se recuperar, e isto é um bug sim.
E tem relação com o java.
Isto é um problema que esta afetando muita gente , inviabilizando a utilização da nova versão do ubuntu, pois não se pode mais instalar e desinstalar programas, uma parte crucial de qualquer sistema operacional.
A nova versão do Ubuntu, esta muito ruim.

Becker

Ricardo F
Eu reinstalei o sistema, com um novo dvd gravado, isento de erros, assim como o primeiro dvd também era.
Mas depois o problema se repetiu, e não adiantou nada reinstalar o sistema a partir do zero.
E o bug acontece, quando você instala algum programa que necessita do Java, e dai da pau e trava tudo.
Sei lá o que fazer?
Baixar pela terceira vez, e gravar um novo dvd, e fazer tudo do zero de novo?
Será a solução?

RicardoF

Becker

Vc esta conseguindo fazer as atualizações ? Eu tive logo de inicio um problema no Canal de Software, tive que alterar "Baixar de = Servidor no Brasil para Servidor Principal. Depois de feito isso as atualizações começaram a ser quase que diárias.

Quanto ao JAWA, eu instalei diretamente do site, peguei a versão mais atualizada.

Se vc fez isso, tente reinstala-lo apos as atualizações.

Ricardo

Tota

Caraca galera,

Valeu a informação. Vou verificar aqui se instalando algum pacote que exija java da este pau.

[],s

Becker

Ola.
Estive pesquisando na internet, e não  encontrei nada que resolve-se.
Não consigo instalar nada, nem arquivos deb , baixados da Internet, pois sempre quando tento fazer a instalação, mesmo via Gedeb , aparece uma mensagem do Synapitc acusando erro, informando que tem outro aplicativo em execucação, mas não tem.

Vou tentar reinstalar de novo.
E o primeiro programa a remover vai ser o Java, para depois fazer uma reinstalação do mesmo.

Becker

Ola todos.
Fiz uma instalação limpa do zero, se é que existe isto.
O primeiro programa que tentei instalar foi o do Java, e deu pau de novo.
Acho que vou ter que desistir do Ubuntu Studio 9.04, esta impossível trabalhar com ele.
Primeiro tentei fazer o upgrade não funcionou.
Agora já perdi a conta das instalações do zero que fiz, e não funciona, o apt dá pau toda hora, e trava o micro.
Talvez seja melhor instalar o Ubuntu normal, e depois tentar transformar para o Ubuntu Studio?

Becker

Ola todos.
Fiz uma nova instalação do zero.
E logo em seguida atualizei o sistema, e apareceu uma atualização do synapitc.
E aparentemente o problema foi resolvido por esta atualização.
Deve ser uma correção que colocaram para corrigir o bug.
Experimentei instalar um programa que tinha dado problemas anteriormento o Tuxguitar e não deu pau.
Não instalei ainda o Br-Office que é muito pesado.
Vou aguardar mais um tempo.
O que podemos aprender, com isto.
Quando fizer a instalação direto do cd, a primeiro providência antes demais nada e atualizar o sistema, pois sempre existem correções que com o tempo são colocadas a disposição.