Acesso a arquivos de um PC com Windows

Iniciado por Gambyarra, 28 de Abril de 2009, 11:05

tópico anterior - próximo tópico

Gambyarra

Bom dia pessoal.
Sou novo em Linux.
Instalei o Ubuntu 9.04 na minha máquina e ela está em rede com outros computadores que tem windows.
Quero saber como faço para conseguir acessar pastas nos micros que tem windows? ???
Onde configuro grupo de trabalho? ???
Existe um tutorial que ensina configurar a rede do ubuntu de forma que vou conseguir acessar os outros computadores na rede? ???
Se alguém puder me ajudar ficaria agradecido.
Obrigado.

SERGINHO.COM

Instale o SAMBA

1- #sudo apt-get install samba smbclient samba-doc system-config-samba
2- Em Sistema > Administração > Usuários e Grupos, configure todos os usuários de sua rede, ATENÇÃO: mesmos NOMES e SENHAS e coloque todos no grupo SAMBASHARE.
3- No Windows deve ter os mesmos usuários com suas senhas iguais ao do Linux.
4- Em Aplicativo > Adicionar e Remover, instale o programa SAMBA. Ele aparece em Sistema > Administração.
5- No programa SAMBA menu Preferencia > usuario samba, cadastre todos os usuários novamente DETALHE: o nome UNIX dele é o mesmo nome de usuário, ex.: Nome Unix: pedro Nome Windows: pedro
6- Em Preferencia > Configurações servidor, altere as informações só da guia BÁSICA, na guia SEGURANÇA deixe como está.
7- Se tiver alguma unidade ou partição NTFS instale o programa NTFS Configuration Tool em Aplicativo > Adicionar e Remover. Ative suas partições NTFS se tiver.
8- Agora com o programa SAMBA é só adicionar seus compartilhamentos e configurar suas permissões.

Com essas configurações você terá seu micro Linux na rede como se fosse Windows, ambos tendo acesso, desde que tenha permissão.

Gambyarra

Olá seginho.com
Não tem um jeito de configurar se digitar usuários e senhas?
Tipo como se fosse o windows que vc acessa sem precisar digitar?

SERGINHO.COM

No Linux o sistema é bem diferente, o SAMBA é o protocolo que faz a comunicação de maquinas UNIX com Windows. Deixei o mais fácil possivel nesse dica.

Gambyarra

Olá, não consigo instalar o SAMBA, dá erro.
Alguma dica?

SERGINHO.COM

Na etapa 1 ou 4? E qual a versão do seu Ubuntu?

Gambyarra

Vamos lá.
Atualizei para a versão 9.04 ontem.
Como faço na etapa 1?
Onde eu digito aquela linha?

SERGINHO.COM

Para instalar via linha de comando sempre deve ser usado o Terminal, fica em Aplicativos > Acessórios > Terminal. Daí é só colar (para colar no terminal use: ctrl + shift + v ) a linha, dar enter e digitar sua senha.

Te aconselho a dar uma lida nesse tutorial  http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu3/][url]http://www.guiadohardware.net/tutoriais/ubuntu3/[/url]