Autor Tópico: Network Manager no 9.04  (Lida 5793 vezes)

Offline Yaakov Bourne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
  • "A conquista do difícil torna os homens fortes".
    • Ver perfil
    • hyarmenadan.deviantart
Network Manager no 9.04
« Online: 28 de Abril de 2009, 02:05 »
Alguém sabe como faço para forçar a conexão a iniciar sempre no modo 3g (com modens do tipo 3g) no ubuntu 9.04?
Antes, com discadores, era apenas preciso colocar a entrada AT+CFUN=6. Mas agora não consigo instalar mais o discador (gnome-ppp) e só consigo conectar pelo network manager.
Desde já, obrigado a todos.
Yaakov Bourne.

Offline Bruno Freitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Network Manager no 9.04
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2009, 11:34 »
Desculpa e intromição, mas como vc conseguiu se conectar na net 3G no 9.04?
Pq eu já tentei várias coisas e nada.
Abraços

Offline Yaakov Bourne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
  • "A conquista do difícil torna os homens fortes".
    • Ver perfil
    • hyarmenadan.deviantart
Re: Network Manager no 9.04
« Resposta #2 Online: 29 de Abril de 2009, 02:24 »
Não foi difícil de estabelecer uma conexão a internet no novo ubuntu 9.o4. O Network Manager agora funciona (coisa que não acontecia do 8.10). Se você se conecta com modens 3G, primeiro vai ter de fazer o sistema reconhecê-lo como modem. A princípio, ele só o reconhece como pendrive... Para tanto, terá de abrir um bloco de notas e definir regras para udev. Essas regras dependem do modem que você utiliza... não é difícil de achá-las. Aqui mesmo no fórum tem. Depois disso, reinicie a máquina e conecte seu modem. O Network Manager vai reconhecê-lo e um assistente de configuração irá se abrir... Siga as instruções (que são extremamente fáceis, vale salientar) e pronto! É só conectar e navegar. Pena que para poder ter velocidade 3G você dependerá de fatores externos, como condições climáticas.
Por isso estou procurando como forçar a conexão a iniciar sempre em modo 3G. Com discadores como o gnome-ppp isso era possível; mas nessa nova versão parece que esse discador não é suportado.
 
Qualquer dúvida pode perguntar.

PS: e quem souber como forçar a conexão para 3G, por favor postem como fazê-lo. Obrigado.
Yaakov Bourne.

Offline Yaakov Bourne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
  • "A conquista do difícil torna os homens fortes".
    • Ver perfil
    • hyarmenadan.deviantart
Re: Network Manager no 9.04
« Resposta #3 Online: 29 de Abril de 2009, 05:26 »
O problema foi contornado!
(Melhor do que nada  8))

Por algum motivo, agora consegui instalar o gnome-ppp. Assim foi possível configurá-lo como fazia antes e forçar o estabelecimento de uma conexão 3G. Talvés tenha sido as atualizações dos últimos dias, não sei...
Mesmo assim, se alguém souber como se faz isso no Network Manager, por favor postem como fazê-lo.
Yaakov Bourne.

Offline Bruno Freitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Network Manager no 9.04
« Resposta #4 Online: 29 de Abril de 2009, 10:34 »
Já q vc falou q podia perguntar eu vou perguntar msm..rsrs.
O meu modem é Huawei E226. Qdo eu coloquei ele na USB o sistema iniciou esse programa de configuração da internet, por isso, acho q ele reconheceu-o como modem. Eu mudei as configurações do "discador" como número discado, usuário e senha para utilizados pela Claro.
Mas msm assim eu não consigo conectar.
Qdo peço para conectar, na "barra de tarefas", aparecem dois circulos. Todos dois estão da cor preta. Eu entendi que aquilo funciona parecido como o simbolo de conexão do windows, logo, mostra que não está concetado.
Eu já mexi no arquivo options.pp e msm asism não funcionou. Até tentei instalra o Network manager 0.71, mas confesso que não consgui pois ainda não descobri qual a sintaxe da instalação no terminal....rsrsrs.
Se puder me ajudar eu agradeço.
Abraços

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: Network Manager no 9.04
« Resposta #5 Online: 29 de Abril de 2009, 10:55 »
Yaakov,

Essa sempre foi a minha duvida, forçar conexão 3G no NetWork Manager e até hj não descobri. Mas não desisti e assim que souber de algo posto aqui.


Bruno,

Usando o Ubuntu 9.04 e o modem E226 consegui conectar numa boa. O que recomendo a vc é alterar o APN para bandalarga.claro.com.br e se ele efetuar a conexão mas logo em seguida cair troque os servidores DNS para 208.67.222.222, 208.67.220.220
Poste aqui depois o resultado.


Abraço.

Offline Bruno Freitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Network Manager no 9.04
« Resposta #6 Online: 29 de Abril de 2009, 11:05 »
Bom dia,

Eu já fiz essas alterações e msm assim ele não conecta.
O que está acontecendo é q qdo mando "discadar" ele me retorna uma mensagem depois de uns 5 minutos falando q não conseguiu conectar; e durante esse tempo eu já tentei abrir o navegador e até agora nada.
Mas eu concordo com vc, ele não tenta conectar em 3G pois a luz do modem fica´piscando verde.

Offline Manoboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 412
    • Ver perfil
Re: Network Manager no 9.04
« Resposta #7 Online: 29 de Abril de 2009, 11:30 »
A luz verde indica que esta no sistema EDGE e quando isso acontecia aqui tambem tinha dificuldade de conectar.

Offline Bruno Freitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Network Manager no 9.04
« Resposta #8 Online: 29 de Abril de 2009, 11:46 »
Eu queria estar tentando instalar o gnome-ppp para testar.
Só que no Ubuntu não veio o wvdial. Eu já baixei ele e os requisitos, bem como o gnome-ppp da net.
Porém, não consegui instalar por ignorancia minha...rsrs. teria como me trazer uma luz?!
A parte do configure até vai.... Mas qdo faço make install o sistema retorna q está sem regras para executar o install. Li o Readme mas não me ajudou mto.

Offline lunga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 366
  • Visitem: www.mundolunga.com
    • Ver perfil
    • O mundo de lunga
Re: Network Manager no 9.04
« Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2009, 19:03 »
Se sua dúvida foi resolvida, por favor,  edite o título do tópico para indicar isso!

"Na União Soviética, a rosca é que queima você!!!

Offline Yaakov Bourne

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 91
  • "A conquista do difícil torna os homens fortes".
    • Ver perfil
    • hyarmenadan.deviantart
Re: Network Manager no 9.04
« Resposta #10 Online: 30 de Abril de 2009, 05:10 »
Bruno,
   Já que o Network Manager reconheceu seu modem e iniciou o processo de configuração, você só precisa dizer seu país e operadora. Não precisa alterar nada. O resto ele faz sozinho. Os circulos ao qual você se refere, quando verdes, indicam que a conexão está sendo estabelecida. E se conectar, aparecerá uma caixa de diálogo logo abaixo indicando o sucesso da conexão.
Caso conecte, mas o navegador não abra as páginas, sugiro que siga as dicas do Manoboy e troque o APN por bandalarga.claro.com.br e utilize os OpenDNS: 208.67.222.222 e 208.67.220.220.
Para conectar em EDGE, não precisei fazer nada além disso.
Quanto ao Gnome-PPP, até agora não sei como consegui instalar! Aprimeira vez que tentei deu erro.

Dê uma olhada aqui http://www.guiadohardware.net/tutoriais/3g-linux/ e aqui também http://www.mundolunga.com/search/label/3g
Talvés ajude.

Yaakov Bourne.

Offline Bruno Freitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Network Manager no 9.04
« Resposta #11 Online: 30 de Abril de 2009, 08:40 »
Valeu pela diga Lunga!
Consegui baixar o wvdial em .deb e o gnome-ppp. Já instalei todos dois, está conecatndo mas não navaga. Deve ser um erro de DNS q eu já tinha ouvido falar aqui no forum; vou procurar os tópicos e depois digo se funcionou.

Yaakov,
Eu fiz isso tudo! Troquei DNS, APN, e msm assim nenhum dos circulos fica verde. Parece q o Ubuntu não tá conseguindo acessar o modem. Msm assim, valeu pela resposta!!!!!
Vou tentar usar o gonme-ppp para conectar.

Obrigado galera.

Offline Bruno Freitas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
    • Ver perfil
Re: Network Manager no 9.04
« Resposta #12 Online: 30 de Abril de 2009, 18:40 »
Conseguiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii  ;D
Obrigado a todos que me ajudaram.
O erro era na APN msm, estou usando o Gnome-ppp.
Abraços