Ubuntu 9.04 gnome meio lento

Iniciado por vmvini, 27 de Abril de 2009, 12:55

tópico anterior - próximo tópico

vmvini

Instalei o Ubuntu 9.04, deixei salvo minhas configurações em outra partição (home), instalei, deu tudo certo, mas acho que o gnome ta meio lento, exemplo : quando minimizo um janela, os arquivos e pastas do desktop somem, mas aparecem novamente,  ou quando movo uma janela aberta (fica muito lento), quando eu estava com o ubuntu 8.10 nao acontecia isso.
O que voces acham que é, eu uso placa de video nvidia geforce, ja instalei o driver dela... e nao existe efeitos abilitados, obs: quando eu abilito os efeitos de video maximos ou medios nao fica lento, porem no efeito minimo fica com esse problema.
O que sera?
Obrigado.

yeticannotski

É possível que algum programa esteja "devorando" mais memória ou capacidade de processamento (CPU) do que deveria. Quando eu fiz o upgrade para o Jaunty, o programa tracker começou a se comportar mal e a todo instante eu tinha de enfrentar as malditas telas cinzas. Isso mesmo com computador bem razoável (Dual Core e 3GB de RAM). Mesmo programas leves podem comprometer a performance caso haja um "memory leak".

Eu precisei reinstalar o tracker e, antes disso, apagar o conteúdo de duas pastas: "./cache/tracker" e "/.local/share/tracker/data/"

Além disso, durante a fase inicial em que o tracker está construindo seus índices (indexation) ele também usa bastante capacidade.

De qualquer modo, isso é só um exemplo e podem existir inúmeras outras causas para o seu problema. Eu aconselho a digitar "ps" "top" no terminal e examinar os processos que estão usando mais recursos. Imagino que você saiba, mas um "processo" é um programa em funcionamento.

Desculpa não ter ajudar muito, mas o primeiro modo de enfrentar o problema é obter mais informações.

Com o comando "top" você verá uma lista dos processos atuais e a indicação de quantos recursos estão usando. Para cada processo é atribuído um número de quatro dígitos. Se tiver algum programa conhecido usando recursos demais, você pode fazer "kill [NÚMERO DO PROCESSO]", para encerrar o processo.

lfernandosg

Nlo meu caso esta bem parecido...de ontem pra cá está dando tela cinza direto só
Que o processador está com 30% e com 1gb free agora noto que o hd está sendo muito
acessado e isso começou ontem pois estava uma bala antes...o que pode ser?

Editado: agora mesmo estou com usando somente 400mb da memória física mas notei algo estranho...90% da memória virtual está sendo usada como se fosse o HD mesmo por isso o sistema está ficando lento mas não entendo porque só em abrir o firefox já dá tela cinza e trava...para agilizar como dsabilitar o indexador?
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

vitorubu

pois eu fiz upgrade e acontece o mesmo puxa muito pela máquina, sessões na internet por vezes é pra esquecer abre página depois demora muito a concretizar a abertura
muito pesado realmente já me passou pela cabeça voltar ao 8.10 e de certo é o que vai acontecer

lfernandosg

estou pensando também em colocar o debian no meu sony vaio...eu escolhi a particao como ext4 será que é isso? mas pelo no boot ele está bem rapido em relação ao debian.

almd

Pessoal,

Também estou notando lentidão quando uso certos programas. Por exemplo, quando estou usando o Totem e aperto o botão para acrescentar arquivos na lista de execução ele demora ... O openoffice também fica com a tela cinza, arquivos que baixo na rede e peço o comando salvar como também demora uma vida para aparecer a janela seguinte etc. etc

Abs.

André Mattedi

ubu4ever

Tive o mesmo problema. No meu caso era o "Tracker Index". Já consegui resolver. Dê uma olhada no post:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,49672.msg288638.html#msg288638

lfernandosg

no meu o traker nem está instalado..o que noto que é que o sistema está usando o swap tendo memória física(praticamente 1GB) sobrando..ontem ele usou dos 1GB de swap 900mb não sei porque isso mas está acontecendo ai tenho que reiniciar para ele ficar um tempo sem dar esse problema.

yeticannotski

Já tentou mudar a taxa de swappiness? A configuração standard é pensada para sistemas com pouca memória.

Qual a taxa do seu sistema? (com o comando " sudo cat /proc/sys/vm/swappiness " dá para descobrir).

Mais informações sobre como mudar a taxa (em inglês):

http://www.zolved.com/synapse/view_content/28224/How_to_tune_your_Ubuntu_PC_for_faster_performance_

macalex

O meu compiz também não está 100%
As animações de queimar nem dá pra usar de tão lento que fica.
Minha placa de video on board é uma intel mas eu não sei direito qual.
Alguém saberia me dizer se existe uma solução para isso, essa do amigo ai de cima não resolveu.
Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

jeanss

Cara, os efeitos do compiz ficaram uma b-o-s-t-a de lento depois que dei upgrade do 8.10 pra o 9.04.
No meu caso é um probleminha ai de incompatibilidade com o novo driver da Intel e o kernel 2.6. sei lá quanto.
Enfim, o link https://wiki.ubuntu.com/ReinhardTartler/X/RevertingIntelDriverTo2.4 tem a burrinha pra reverter para um driver mais antigo.
Pra mim deu certo. Boa sorte!.

JackB

Citação de: jeanss online 01 de Junho de 2009, 01:54
Cara, os efeitos do compiz ficaram uma b-o-s-t-a de lento depois que dei upgrade do 8.10 pra o 9.04.
No meu caso é um probleminha ai de incompatibilidade com o novo driver da Intel e o kernel 2.6. sei lá quanto.
Enfim, o link https://wiki.ubuntu.com/ReinhardTartler/X/RevertingIntelDriverTo2.4 tem a burrinha pra reverter para um driver mais antigo.
Pra mim deu certo. Boa sorte!.

O driver novo da Intel esta um lixo!!!

macalex

Resolvi meu problema, usando uma placa nvidia 7200 GS que eu tinha aqui e não estava usando.
A placa é até razoável, entretanto no Hardy o video on board da intel dava de dez nessa placa off board.
Vai saber.
Mas valeu a dica.

Então DEUS disse: "tar -zxvf universo-0.1.tar.gz ; cd universo-0.1 ; ./configure --nodeps && make && make install

tgklohn

Citação de: yeticannotski online 07 de Maio de 2009, 11:48
Já tentou mudar a taxa de swappiness? A configuração standard é pensada para sistemas com pouca memória.

Qual a taxa do seu sistema? (com o comando " sudo cat /proc/sys/vm/swappiness " dá para descobrir).

Mais informações sobre como mudar a taxa (em inglês):

http://www.zolved.com/synapse/view_content/28224/How_to_tune_your_Ubuntu_PC_for_faster_performance_

Segui tal tutorial mas de nada adiantou. Estou com o valor de swappiness =10, mas o hd continua ficando congestionado. Por outro lado, o tutorial acima só serviu até o ponto "Swap memory from hard disk to RAM", por que o resto não correspondia ao meu Ubuntu 9.04, pois em /etc/inittab não havia nada, nenhuma linha editada! O fato é que depois do tutorial a máquina ficou muito mais lenta, demorando mais de 3 minutos para abrir todos os aplicativos e a tela inicial depois de reiniciada.