Autor Tópico: (RESOLVIDO) Como entrar como PROPRIETÁRIO para editar um arquivo? (RESOLVIDO)  (Lida 3628 vezes)

theirfriend

• Visitante
Estou tentando editar um arquivo para poder fazer minha net 3G funcionar, mas não consigo! Aparece a mensagem dizendo que não sou o proprietário e que por isso não posso salvar as alterações!!!
Alguém me ajuda?
« Última modificação: 28 de Abril de 2009, 00:10 por theirfriend »

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como entrar como PROPRIETÁRIO para editar um arquivo?
« Resposta #1 Online: 26 de Abril de 2009, 10:08 »
Se você for editar o arquivo via terminal execute:

sudo   gedit   /caminho/nome-do-arquivo

Se for pelo ambiente gráfico:

gksudo    gedit   /caminho/nome-do-arquivo

Claro que acertando o caminho do arquivo e seu nome.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

theirfriend

• Visitante
« Resposta #2 Online: 26 de Abril de 2009, 10:12 »
Obrigado amigo! Vou fazer isso agora mesmo!!! Abração!!!

Offline lucianobass

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 26 de Abril de 2009, 12:30 »
Só complementando para vc mudar a permissão de um arquivo para poder visualiza-lo ou muda-lo tem que digitar:

sudo chmod +wr "nome do arquivo"

Um abraço!!! ;)
"Facilidade? Dom? Balela..." (Oscar Schimmit) Por isso vou estudar o lunix até aprender. ;)

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 26 de Abril de 2009, 12:57 »
Só complementando para vc mudar a permissão de um arquivo para poder visualiza-lo ou muda-lo tem que digitar:

Um abraço!!! ;)

Isso depende muito.

Se você mudar permissão (ou dono/grupo) de arquivos do sistema pode ter problemas, com coisas deixando de funcionar.

Não recomendo isso assim de forma genérica nunca!
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Offline lucianobass

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 26 de Abril de 2009, 13:05 »
clcampos,

Longe de mim querer prejudicar nosso amigo.
Foi uma dica para como mudar a permissão para que não haja trabalho toda vez que for acessar o arquivo (que acredito que seja um script para configurar a 3G dele). ;)
E reitero sua afirmação que esse procedimento que informei seria apenas com arquivos que o USUÁRIO saiba que não causará dano algum ao sistema.
Valeu por alertar clcampos!!!
 ;D

Um abraço!!! ;)

Isso depende muito.

Se você mudar permissão (ou dono/grupo) de arquivos do sistema pode ter problemas, com coisas deixando de funcionar.

Não recomendo isso assim de forma genérica nunca!
"Facilidade? Dom? Balela..." (Oscar Schimmit) Por isso vou estudar o lunix até aprender. ;)

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 26 de Abril de 2009, 13:08 »
clcampos,

Foi uma dica para como mudar a permissão para que não haja trabalho toda vez que for acessar o arquivo (que acredito que seja um script para configurar a 3G dele). ;)
E reitero sua afirmação que esse procedimento que informei seria apenas com arquivos que o USUÁRIO saiba que não causará dano algum ao sistema.
 ;D

Só fiz a colocação porque há de se entender que nossas mensagens ficam aqui para consulta por qualquer usuário, que pode tentar usar um comando fora do contexto exato do tópico.

Assim sempre me preocupo em dar as soluções mas explicar as possíveis implicações.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Offline lucianobass

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: 26 de Abril de 2009, 13:11 »
clcampos,

;D

Só fiz a colocação porque há de se entender que nossas mensagens ficam aqui para consulta por qualquer usuário, que pode tentar usar um comando fora do contexto exato do tópico.

Assim sempre me preocupo em dar as soluções mas explicar as possíveis implicações.

Está corretíssimo, eu que não mensionei esse risco, mas acredito que nosso amigo tenha conseguido resolver o seu proble.
E mais uma vez agradeço por ter alertado não só nosso amigo, mas a mim também que não fui tão claro. ;)

Offline web2000

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Rafael A. de Almeida
    • Ver perfil
    • Meu canal no YouTube
« Resposta #8 Online: 26 de Abril de 2009, 14:33 »
Seria legal colocar um "(resolvido)" no título do tópico.

Offline lilibollero

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: 27 de Abril de 2009, 22:03 »
esse comando serve para arquivos feitos em windows e passados via pendrive que por apresentarem o infeliz cadeado não permite que se recorte do pendrive e copie no hd? estou com esse problema e queira fazer backup dos meus arquivos mas nao consigo. obrigada

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
    • Ver perfil
« Resposta #10 Online: 27 de Abril de 2009, 22:19 »
esse comando serve para arquivos feitos em windows e passados via pendrive que por apresentarem o infeliz cadeado não permite que se recorte do pendrive e copie no hd? estou com esse problema e queira fazer backup dos meus arquivos mas nao consigo. obrigada

Serve sim. Mudar as permissões dos arquivos dentro da sua $HOME não causam grande problema no sistema.

Só não faça isto com seu diretório pessoal (/home/seu-usuário) para evitar diminuição da segurança.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

theirfriend

• Visitante
« Resposta #11 Online: 28 de Abril de 2009, 00:06 »
POXA AMIGOS ESTOU PERPLEXO COM A VERSATILIDADE E PREOCUPAÇÃO DE VCs!!! CONFESSO QUE JAMAIS VI ISSO EM OUTRAS COMUNIDADES! VCS SÃO 100000!
E aos amigos clcampos, lilibollero, web2000 e  lucianobass,(esqueci de alguém?)informo que o procedimento indicado pelo CLCAMPOS funcionou perfeitamente para o fim a qual seria empregado!!!
Agradeço a todos pela preocupação!!!

FAÇO NOTÓRIO QUE COMPREENDI A RESPONSABILIDADE DE TAL APLICAÇÃO, SENDO ASSIM NÃO UTILIZAREI ALEATORIAMENTE!!!

GRAÇA E PAZ!
« Última modificação: 28 de Abril de 2009, 00:07 por theirfriend »

Offline lucianobass

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: 28 de Abril de 2009, 08:26 »
POXA AMIGOS ESTOU PERPLEXO COM A VERSATILIDADE E PREOCUPAÇÃO DE VCs!!! CONFESSO QUE JAMAIS VI ISSO EM OUTRAS COMUNIDADES! VCS SÃO 100000!
E aos amigos clcampos, lilibollero, web2000 e  lucianobass,(esqueci de alguém?)informo que o procedimento indicado pelo CLCAMPOS funcionou perfeitamente para o fim a qual seria empregado!!!
Agradeço a todos pela preocupação!!!

FAÇO NOTÓRIO QUE COMPREENDI A RESPONSABILIDADE DE TAL APLICAÇÃO, SENDO ASSIM NÃO UTILIZAREI ALEATORIAMENTE!!!

GRAÇA E PAZ!

Estamos aqui pra ajudar sempre, e o principal, com responsabilidade.
Espero que tenha te ajudado realmente a entender o processo, e que você consiga desfrutar desse sistema o melhor possível!

;)