Ubuntu Netbook Remix 9.04 - Tipos de Particionamento na Instalação

Iniciado por suword.br, 23 de Abril de 2009, 15:34

tópico anterior - próximo tópico

suword.br

Oi pessoal,

Abri esse tópico pois tive uma duvida na instalação do Remix que acabou gerando um problema depois de instalado e gostaria de tentar esclarecer esse ponto.

Hardware: AspireOne 1GB Ram e HD 120 GB
Partições: Estava com 4 GB em uma partição do proprio Acer e outra com 35 GB com o XP instalado. O resto esta desalocado.

Vamos ao caso:

Ao instalar o Remix no AspireOne, que já estava com o WinXP, ele detectou que outro sistema já estava instalado e mostrou uma tela com várias opções para ser instalado. Eram mais ou menos essas: "Lado a Lado", Usar o HD inteiro, Manual (Avançada).

O ponto de dúvida: Como ele veio com a opção "Lado a Lado" marcada acabei deixando.

O que queria originalmente: Instalar o Remix usando o espaço livre. Deveria ter usado a opção Manual (Avançada)

O que aconteceu: Na opção "Lado a Lado" ele aumentou a partição do XP (35 GB) para ocupar todo o espaço vazio ficando em uns 104 GB e criou outras duas patições lógicas (não lembro o tamanho mas eram bem pequenas). Isso tudo ele fez automaticamente.

Resultado: O Remix foi instalado normalmente, o dual boot está funcionando e o XP também está funcionando.

Problema: Ao tentar copiar algum arquivo para o Remix ele informa que falta espaço em disco.

Alguém sabe explicar esses tipos de particionamentos ? Principalmente esse "Lado a Lado" (reamente não lembro toda a descrição)
O que posso fazer para aumentar o espaço lógico ocupado pelo Remix?

Tks. suword.br
Tks. suword.br

RamonB

suword.br,

Eu instalei o 9.04 no desktop e comigo aconteceu algo parecido com o que você descreve para o Netbook Remix (eu tenho um eeePC 1000H mas nele eu uso o eeeBuntu Standard 2.0 baseado no 8.10 e ainda não migrei para o 9.04 pois estou na dúvida se aguardo o eeeBuntu 3.0 ou vou logo para o NBR).

Então, ao instalar "do zero" no desktop, veio uma opção parecida com esta tua e eu mandei instalar na opção "lado a lado" sem alterar nada. A partição do Ubuntu ficou, se não me falha a memória, com 4 GB.

Como não gostei deste particionamento, fui "fuçar" mais um pouco e descobri que você pode fazer alterações na tela em que estão as 3 opções de instalação (se não me engano, uma era "lado a lado", a 2a. era para que o Ubuntu ocupasse o disco inteiro e a 3a. era "manual").

Para fazer isto, marque a opção "lado a lado" (que, se não me falha a memória, é a que já vem marcada). Nesta mesma janela, há duas barras que representam o disco (a de cima, mostra como o disco está hoje e a de baixo como vai ficar). Na extremidade direita da barra de baixo, há uma espécie de controle deslizante que ocupa toda a largura da barra e no qual você pode clicar com o mouse, e segurando clicado, deslizar o controle para a esquerda e para a direita de forma a deixar os discos do Windows e do Ubuntu no tamanho que você quiser.

(No meu caso, acabei optando por instalar manualmente mas, como sou quase leigo, acabei apanhando um pouco -- e quase apaguei a partição do Windows sem querer -- mas no final correu tudo bem.)

Um abraço.
Notebook: Dell Inspiron 15 5584, 8 GB RAM, 1 SSD 480 GB, 1 HD 1 TByte. Dual-boot Linux Mint Cinnamon 21.1 / Windows 11
Notebook Dell Inspiron 13 5301, 8 GB RAM, SSD 480 GB. Dual-boot Ubuntu Budgie 22.04 / Windows 11
Notebook Lenovo Thinkpad X201, 4 GB RAM, SSD 120 GB. Linux Mint XFCE 21.1