Autor Tópico: Formatção em ext3 [RESOLVIDO]  (Lida 11052 vezes)

Offline toninho_77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Formatção em ext3 [RESOLVIDO]
« Online: 21 de Abril de 2009, 16:22 »
Boa tarde amigos,
estou aqui com um problema que não estou a perceber a razão dele acontecer, é o seguinte eu tenho dois discos formatados em NTFS e queria formatá-los em ext3, porque migrei do sistema windows para linux.
O problema que me acontece é que um disco de 320 gigas formatado em NTFS, fico com 298 gigas livres para armazenamento, quando formatei em ext3 fiquei somente com 273  :o, só por mudar de sistema de ficheiros "perdi" muito espaço no disco, que não sei para onde vai, simplesmente aparece a dizer que só tem esse disponível!
Alguém me pode explicar este fenómeno?
Eu utilizei o GParted e não percebo porque acontece isso...
Cumprimentos.
« Última modificação: 19 de Maio de 2009, 18:41 por toninho_77 »

Offline Adão Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Formatção em ext3
« Resposta #1 Online: 21 de Abril de 2009, 17:21 »
Boa tarde Toninho,

Para este tipo de operação eu costumo usar o fdisk que, apesar de ser usado por linha de comando, se tem melhor controle do que se está fazendo.

Para esta descrição, vou supor que o disco que você deseja particionar seja o /dev/sdb. Abra um terminal (como root) e execute:

Código: [Selecionar]
fdisk /dev/sdb
Você entrará em uma interface bem simples. Para a visualização das partições existentes, tecle a letra p.

Apague a partição já existente, teclando a letra d. Se houver mais de uma partição, será necessário repetir este comando para cada uma delas.

Agora o próximo passo é criar a partição. Vou supor também que você deseja criar uma única partição utilizando todo o espaço disponível no disco. Crie uma partição teclando n, responda que deseja uma partição primária teclando p e forneça o número da partição, que neste caso será 1. Você será questionado sobre a dimensão da partição; basta confirmar os valores sugeridos pelo fdisk, pois ele indicará o primeiro setor e o último, dessa forma abrangendo todo o disco.

Após isto, você deve definir o tipo de partição que você está criando. Como você quer uma partição ext3, será utilizado o código 83. Para realizar esta alteração, tecle t, informe o número da partição (neste caso 1) e digite o código 83.

Agora é só salvar as alterações (teclando w) e sair do fdisk.

Um último passo é criar o sistema de arquivos, o que também é bem simples. Ainda na linha de comando, digite:

Código: [Selecionar]
mkfs.ext3 /dev/sdb
Pronto! você já deverá ter uma partição ext3 utilizando TODO o espaço do teu disco.

Dá uma olhada também neste link:
http://tldp.org/HOWTO/Partition/fdisk_partitioning.html

Espero ter te ajudado. Boa sorte!
« Última modificação: 21 de Abril de 2009, 17:28 por Adão Oliveira »
HP Pavilion dv6750BR (Ubuntu 9.10)

Offline toninho_77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Formatção em ext3
« Resposta #2 Online: 21 de Abril de 2009, 19:00 »
Boa tarde Toninho,

Para este tipo de operação eu costumo usar o fdisk que, apesar de ser usado por linha de comando, se tem melhor controle do que se está fazendo.

Para esta descrição, vou supor que o disco que você deseja particionar seja o /dev/sdb. Abra um terminal (como root) e execute:

Código: [Selecionar]
fdisk /dev/sdb

Quando você diz, "/dev/sdb", como posso verificar se é mesmo esse sem fazer asneiras?
Cumprimentos.

Offline Adão Oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Formatção em ext3
« Resposta #3 Online: 22 de Abril de 2009, 08:39 »
Para a nomenclatura dos discos rígicos, a última letra é a sequência dos discos. Digamos que você já tem um disco SATA com o sistema operacional, este muito provavelmente é visto como /dev/sda; o disco seguinte é o /dev/sdb, e por aí vai. Outra dica é você observar o tamanho do disco.

Você pode também usar o próprio comando fdisk utilizando o parâmetro "-l" (letra L minúscula) para listar as informações do disco, desta forma:

Código: [Selecionar]
fdisk -l /dev/sdb
Tenta isto aí e posta os resultados
HP Pavilion dv6750BR (Ubuntu 9.10)

Offline toninho_77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Formatção em ext3
« Resposta #4 Online: 18 de Maio de 2009, 10:32 »
Formatei a partição e não consegui ainda perceber porque acontece isto:



Estando o disco vazio  :-[
Aparece 12.5 gigas ocupadas não sei com quê!

Estou no mínimo, estupefacto com esta situação  ::)

Cumps.

Offline ubu4ever

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 695
    • Ver perfil
Re: Formatção em ext3
« Resposta #5 Online: 18 de Maio de 2009, 13:50 »
O linux reserva 5% da sua partição para uso do root.

Tente o comando abaixo para ver se minimiza o espaço "perdido"

Código: [Selecionar]
mkfs.ext3 -m 0 /dev/"dispositivo"onde "dispositivo" é a localização do seu hd (ex.: sdb, etc)
onde -m 0 significa que você reservará 0% da sua partição para o usuário root.

Testei com o meu pen-drive de 2GB, e a única coisa que consegui foi abaixar o valor de 5%. Mas não chegou a zero!

Antes:
Código: [Selecionar]
sudo mkfs.ext3 /dev/sdb1

Depois:
Código: [Selecionar]
sudo mkfs.ext3 -m 0 /dev/sdb1

Este é um valor padrão para partições linux ext3. Você pode minimizar este espaço "perdido" com o comando -m 0 mas não obterá o espaço total do seu hd.
« Última modificação: 18 de Junho de 2009, 13:28 por gcclt »