Autor Tópico: ::Reembolso de Licença Windows no computadores HP/Compaq::  (Lida 10535 vezes)

Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
::Reembolso de Licença Windows no computadores HP/Compaq::
« Online: 18 de Abril de 2009, 15:36 »
Galera:
 
Ainda não realizei compra de meu notebook HP, mas irei comprar assim como fiz antes pois confio na qualidade da HP em que ela representa aos profissionais de tecnologia.

 
Pergunta: Agora TODOS os computadores HP(fora o Mini note 2133, que vem com Linux Suse) vem com Windows Vista, mas faz anos que eu NÃO uso Windows e nem quero usar, só uso Linux .Mediante o Termo de Licença do Usuário Final(EULA) vindo junto com Máquinas Desktop ou Notebook o qual é claro escrito ao usuário final:
 
"... Se você não aceitá-los, não use o software. O invés disso, contate o distribuidor para um reembolso ou crédito..."
 
Temos o direito de adquirir o Desktop e ou Notebook SEM o Sistema operacional apresentado nele ou com o linux , e tenho desconto sobre a compra, pois o preço do sistema operacional é incluído no preço do Desktop e ou Notebook sob licença OEM*.

*Tipo de licença de software de custo/benefício para os fabricantes de hardware que casa software e hardware.Venda casada, processo ilegal descrito na Lei Federal 8078/90, código de Defesa do Consumidor.
 
Respostas do fabricante como:" O Sistema Operacional Windows já está incluso nos Desktop ou notebook" não pode ser dadas como completas e  serão desconsideradas nesse caso, uma vez a Lei é clara:
 
"...
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor:
 
Art. 39. É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:
 
I - condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos;
 
Redação dada pela a Lei nº 8.884, de 11/6/1994.
 
E a Lei 8.137 de 27/12/1990:
 
Art. 4°. Constitui crime contra a ordem econômica:
 
(…)
 
Art. 5° Constitui crime da mesma natureza:
 
II - subordinar a venda de bem ou a utilização de serviço à aquisição de outro bem, ou ao uso de determinado serviço;
 
..."
 
Resumindo:
 
Alguém sabe como posso obter um reembolso por adquirir um notebook HP/Compaq co Windows, ou como proceder nesse caso ou entrar em contato com que toma decisões sobre este assunto na HP?

Grato

Karoaux

« Última modificação: 29 de Abril de 2009, 22:00 por karoaux »

Offline niitsu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: ::Reembolso de Licença Windows no computadores HP/Compaq::
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2009, 15:43 »
Rapaz, eu já vi um caso onde o comprador de um Notebook Dell conseguiu o reembolso baseado nestes artigos. Porém, lembro-me que ele teve que 'brigar' bastante com o atendimento até conseguir. Acredito que você consegue sim, mas já vai preparado que a dor de cabeça pode ser grande.

Abraço!

Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: ::Reembolso de Licença Windows no computadores HP/Compaq::
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2009, 16:26 »
Valeu Niitsu!

Estou ao par do caso do DELL. Há muitos que conseguiram reembolso, inclusivo achei da Toshiba até.

Mas queria do caso da HP ou HP/compaq. Alguém que obteve sucesso e como fez.

Karoaux

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10



Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: ::Reembolso de Licença Windows no computadores HP/Compaq::
« Resposta #4 Online: 21 de Abril de 2009, 16:02 »
Este é o caso que eu conheço:

http://ovigia.wordpress.com/2009/03/20/nao-quero-impoto-m-hp-devolve-cerca-de-390e-em-software-nao-usado/

Valew FlSantos!

Internacional, mas já é um ótimo começo!
 Quem mais saber de caso nacional, agradeço.

Karoaux

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: ::Reembolso de Licença Windows no computadores HP/Compaq::
« Resposta #5 Online: 21 de Abril de 2009, 18:15 »
Cuidado pois já há alterações à EULA em alguns fabricantes que solicitam a devolução do software e do hardware, um pouco como a Apple.



Offline leo2005

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: ::Reembolso de Licença Windows no computadores HP/Compaq::
« Resposta #6 Online: 21 de Abril de 2009, 23:25 »
Sim, mas isto não é contra a lei brasileira? Pois é venda casada o que é ilegal!
Mesmo estando na EULA, você não concordou e nenhuma EULA esta acima da lei, não no Brasil pelo menos!

Não adianta assinar um contrato no qual você se compromete a ser escravo de alguém que isto ainda não tem nenhum valor jurídico pois vai contra as leis do país!

E o mesmo caso dos contratos irregulares que as operadoras de telefonia nós fazem assinar, mas é só para intimidar, pois não tem valor jurídico e eles sabem disto, por isto nunca vão a justiça de fato, pois sabem que perderiam com certeza mais do que ficar quietos e deixar passar.
O problema é que alguns acreditam e fazem o que eles querem que você faça!!!

Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: ::Reembolso de Licença Windows no computadores HP/Compaq::
« Resposta #7 Online: 23 de Abril de 2009, 20:21 »
Díficil gente!

Liguei para a HP, e me "jogaram" para tudo quanto é setor. É somente suporte.

Enviei e-mail no site, espero muita gente enviar(mesmo não querendo adquirir um hp/compaq)

Acho que eles precisam de um novo boicote ou uma avalanche de pessoas querendo reembolsos para se tocarem, afinal é a Empresa mais apóia o Software Livre ou linux.

Vou continuar fazendo pesquisas na rede e favor, postem mais notícias.

grato!

Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: ::Reembolso de Licença Windows no computadores HP/Compaq::
« Resposta #8 Online: 23 de Abril de 2009, 20:25 »
Esqueci de dizer:

Não vem CD ou DVD de reinstalação de windows. ele é OEM, pré-instalado e possui uma tecnologia própria de recuperação do sistema windows

Não tem termo de licença avulso, alguem sabe onde posso encontrar no sistema quando está ligado? Tenho uma pessoa que utiliza e posso verificar onde está.

O modelo é:
HP/Compaq CQ50-210BR

grato
« Última modificação: 23 de Abril de 2009, 21:05 por karoaux »

Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: ::Reembolso de Licença Windows no computadores HP/Compaq::
« Resposta #9 Online: 29 de Abril de 2009, 21:58 »
Rapaz, eu já vi um caso onde o comprador de um Notebook Dell conseguiu o reembolso baseado nestes artigos. Porém, lembro-me que ele teve que 'brigar' bastante com o atendimento até conseguir. Acredito que você consegue sim, mas já vai preparado que a dor de cabeça pode ser grande.

Abraço!

Niitsu,

Pesquisei na Internet sobre um reembolso de um comprador que se baseou na Leis Federais e deixou disponíveis no site dele( creio eu). Será que o mesmo que achei ? o do Vínicius Massuchetto:

http://vinicius.soylocoporti.org.br/mais-um-relato-de-reembolso-do-windows/


Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: ::Reembolso de Licença Windows no computadores HP/Compaq::
« Resposta #10 Online: 11 de Maio de 2009, 18:45 »
Gente,

A Hp disse anunciou oficialmente que teria opção Windows Vista e ou Linux Suse nos notebooks HP ProBook s-series dia 28/04/2009.

porém ela continua vendendo com vista nos EUA:

http://h10010.www1.hp.com/wwpc/us/en/sm/WF25a/321957-321957-64295-3929941-3955552-3934828.html

 

Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: ::Reembolso de Licença Windows no computadores HP/Compaq::
« Resposta #11 Online: 17 de Junho de 2009, 23:35 »
Galera,

De fato, o Reeembolso é muito complicado, tortuoso mesmo até no procon e juízado veêm com um problema complexo.

São falta de Leis específicas do Governo de Hardware e software que temos de "aceitar" esse tipo de abuso. Pedi como se procede o Reembolso já recebi dos suporte HP frases desconexas e sem nenhuma lógica, formulando o mau treinamento dado pela HP aos seus suportes, visando não comprometer o nome da Empresa, Vejam o que já recebi:

>"No Termo de Licença não têm referência do fabricante"
>"Alterar o Sistema operacional pode deixar a máquina em estado alterado"
>" Quem deve reembolsar é o revendedor"
>"A máquina é projetada para windows"

Fica impossível pedir reembolso pela HP, ainda mais que dei que não há DVD de recuperação do Sistema Windows, a menos que você aceite o Termo EULA no primeiro aranque e faça o dvd, pois junto tem um adesivo para isto. Ou seja precisa aceitar o termo para fazer a restauração e ficar sem reembolso.

Que eu saiba a DELL tinha o DVD separado e dava (ou dá) para ser feito, não sei se ainda é assim.

Bom, vou rejeitar a licença, destruir a partição  windows e colocar o nosso amado ubuntu 8.10. Desculpe se decepcionei algum(ns) ao tentar reembolso pela HP.

A propósito antes de eu instalar outro sistema, perderei a garantia de 1 ano do produto?

Aguardo resposta.

Offline karoaux

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
Re: ::Reembolso de Licença Windows no computadores HP/Compaq::
« Resposta #12 Online: 16 de Setembro de 2009, 01:20 »
Galera:

apesar os esforços até agora , acionado o Procon, meios de comunicação como a a Folha de São Paulo e o Estadão, e-mail em inglês enviado a equipe do Sr. Mark Hurd, CEO da HP, vejam:

04/09/2009

A HP do Brasil tentou definir o ressarcimento no  valor de R$40,00 referente ao custo/despesas operacionais para a devolução do sofware.Pergunta : se é para devolver , para que os R$40,00? o valor correto é de uma licença OEM, valor entre R$100,00 a R$200,00. Este valor de R$40,00 apenas deprecia o nome da HP e da Microsoft. Sim, é isso mesmo, apenas das licenças OEM, são apenas a metade do valor do software de R$300,00 a R$400,00 no varejo. OU seja, a HP se nega a cumprir e honrar o EULA soltando valor irrisório e o valor do software sempre tem valor “quebrado” nunca redondo..

Aliás , colocando o valor de R$40,00 está colocando em risco a autenticidade do  sistema Windows da Microsoft. Pois está quase o preço de um software não-original.

querem pagar uma mixaria e nem falam no termo, como se não existisse ou seja descumprem ele. Vou levar no Judiciário.

Ainda tem uma venda casada inclusa.

Karoaux

Offline taylo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
  • Quem corre a tras nunca chega na frente!
    • Ver perfil
Re: ::Reembolso de Licença Windows no computadores HP/Compaq::
« Resposta #13 Online: 18 de Setembro de 2009, 16:34 »
Tenho um notebook HP, comprei pela marca e estras(controle som bom), não pelo OS. sou estudante de licenciatura da computação, fiz um trabalho sobre isto.

Ouve nos estados unidos um movimento sobre venda casada. lá este movimento deu certo, lá se vende PCs sem OS.
no brasil é mais complexo porque é proibido vender um computador sem OS, no mínimo é vender um pc com linux(com as marcas nacionais fazem).

Venda casada é crime, mesmo que voce consiga um re-embolso eles te darão a presso de banana.

sobre o caso da HP venderem o Windwos Vista em seus notebook sem CDs, eles estão mandando agora junto com o notebook(caso seja nacional) o DVD de restauração. caso vc não recebel o seu quando compro vc deve entrar em contato e pedir o DVD do restauração.