Autor Tópico: Não reconhece monitor  (Lida 9711 vezes)

Offline Flávio M Portella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Não reconhece monitor
« Online: 17 de Abril de 2009, 16:08 »
Olá,

esse é meu primeiro post.
graças a um PAU realmente assustador no windows finalmente comecei a migrar p/ Linux, para salvar meu material primeiro, e acabei ficando. Estou adorando - a parte as pequenas lacunas - mas a minha intenção é realmente usar somente o Ubuntu como plataforma para edição de minhas fotos - sou fotógrafo profissional. Mas estou com um problema de reconhecimento de monitor.

A placa de vídeo é uma NVidia GForce 5200, 128mb vram, o driver está instalado e atuante, mas o Ubuntu não está reconhecendo um monitor LCD 19" da Proview. O conjunto funcionava perfeitamente com um CRT 17" da Samsung, mas este esta atualmente no estaleiro, e posso usar esse LCD emprestado.

Mas o monitor não é reconhecido e o aplicativo X Server me oferece uma opção de 640x480. Só não é o fim do mundo graças à opção de pan: acabo trabalhando com uma "janelona" de 640x480 sobre uma área de 1280x1024. É péssimo. a grande loucura é que durante o processo de instalação, através do Live CD, o monitor LCD era reconhecido (1440x900), e assim que instalei o driver da placa de vídeo e dei o reboot, a alegria acabou.

Alguém tem alguma idéia do que fazer?

agradeço a sua atençao,
Flávio

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não reconhece monitor
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2009, 00:03 »
Flávio,

nem todas as marcas de monitores têm bons drivers oara Linux ( isso quando os têm...). tente reconfigurar o seu  ambiente gráfico - noTerminal, digite:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Proceda com calma pois são muitas questões, mas pode resolver... boa sorte!  ;)

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Flávio M Portella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Não reconhece monitor
« Resposta #2 Online: 18 de Abril de 2009, 18:31 »
Olá VB5,

Antes de mais nada obrigado pela resposta.
Porém como eu disse antes, ainda sou muito novato no mundo Linux, e não tenho coragem de mexer nas linhas de código... pois não sei o que estou fazendo. Melhor respeitar os limites.
Acabei encontrando uma solução muito mais rústica, mas eficaz: desativei o driver da GForce e Shazam!!!
O sistema básico do Ubuntu me devolveu a definição ampla no LCD.
Por enquanto vou ficar assim, sem a aceleração gráfica, mas no futuro vou tentar uma solução diferente, pois o drive da GForce me dá ajustes finos de cor, que mais que aceleração 3D, realmente são úteis.

abraço, e obrigado pela atenção
« Última modificação: 19 de Abril de 2009, 22:08 por Flávio M Portella »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não reconhece monitor
« Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2009, 23:08 »
Flavio,

se seu Ubuntu é 8.10, não posso ir muito longe pois ainda uso o 7.10 (tá redondo e não necessito ainda de mais recursos), mas tente verificar em Sistema>Administração> Gerenciador de drivers ( ou algo assim).  Uso a mesma placa com aceleração 3D sem problemas. Tente também em  >Telas e Placas de Vídeo.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Flávio M Portella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Re: Não reconhece monitor
« Resposta #4 Online: 19 de Abril de 2009, 22:07 »
É esse mesmo que uso, o 8.10. Mas vou dar uma olhada nesse itens que você mencionou.

mais uma vez, obrigado

Offline jamesson

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Não reconhece monitor
« Resposta #5 Online: 05 de Outubro de 2010, 16:16 »
meus irmaos, deu tudo certo do jeito que falaram,

muito obrigado por te me ajudado, abraços a todos