Autor Tópico: Não reconhece monitor  (Lida 9711 vezes)

Offline Flávio M Portella

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Não reconhece monitor
« Online: 17 de Abril de 2009, 16:08 »
Olá,

esse é meu primeiro post.
graças a um PAU realmente assustador no windows finalmente comecei a migrar p/ Linux, para salvar meu material primeiro, e acabei ficando. Estou adorando - a parte as pequenas lacunas - mas a minha intenção é realmente usar somente o Ubuntu como plataforma para edição de minhas fotos - sou fotógrafo profissional. Mas estou com um problema de reconhecimento de monitor.

A placa de vídeo é uma NVidia GForce 5200, 128mb vram, o driver está instalado e atuante, mas o Ubuntu não está reconhecendo um monitor LCD 19" da Proview. O conjunto funcionava perfeitamente com um CRT 17" da Samsung, mas este esta atualmente no estaleiro, e posso usar esse LCD emprestado.

Mas o monitor não é reconhecido e o aplicativo X Server me oferece uma opção de 640x480. Só não é o fim do mundo graças à opção de pan: acabo trabalhando com uma "janelona" de 640x480 sobre uma área de 1280x1024. É péssimo. a grande loucura é que durante o processo de instalação, através do Live CD, o monitor LCD era reconhecido (1440x900), e assim que instalei o driver da placa de vídeo e dei o reboot, a alegria acabou.

Alguém tem alguma idéia do que fazer?

agradeço a sua atençao,
Flávio

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Não reconhece monitor
« Resposta #1 Online: 18 de Abril de 2009, 00:03 »
Flávio,

nem todas as marcas de monitores têm bons drivers oara Linux ( isso quando os têm...). tente reconfigurar o seu  ambiente gráfico - noTerminal, digite:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg

Proceda com calma pois são muitas questões, mas pode resolver... boa sorte!  ;)

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Flávio M Portella