Flock - instalacao e atualizacao

Iniciado por lilibollero, 14 de Abril de 2009, 08:05

tópico anterior - próximo tópico

lilibollero

Antes de escrever procurei bastante e infelizmente nao achei nada para me ajudar.
Sou iniciante no linux [4 meses só] estava com megalinux original até que após um desastre no pc ele me irritou e coloquei o ubuntu 8.10
Desde o inicio estou tentando colocar o flock também alem do firefox.
Baixei pelo site original o pacote mais recente que é .tar.bz2 e aí comecaram os problemas.
Todos os tutoriais e etc que eu achava dizia que o pacote era apenas .tar conclusão nao conseguia fazer pelo console a instalação.
Resolvi abrir o pacote pela parte grafica e ai segui um tuto que falava para entrar nesta pasta /flock e dai instalar. Fiz isto ontem e o flock abriu porem nao instalou pois nao aparecia o icone em lugar algum do pc.
Hoje resolvi fazer o seguinte tutorial: http://tnerd.com/2008/10/19/flock-20-how-to-install-flock-2-on-ubuntu-in-2-easy-steps/
deu certinho. Agora foi instalado. Tem o icone, abre, parece tudo perfeito se nao fosse um pequeno detalhe:
está na versao antiga e pede para atualizar. Não sei fazer isso. A minha ideia seria instalar o outro pacote por cima [porem nao consigo instalar por ser .tar.bz2]
gostaria de alguma luz.
Desde ja agradeco.
Lili

Kamei Hyoga

Esse .deb que vc deve ter baixado, foi alguém que criou, não a equipe do Flock (ao que me parece). Mas teóricamente, vc subistituindo o conteúdo da pasta do Flock, ele atualiza. Mas antes, faça uma cópia de segurança da pasta do Flock.

Isso é em teoria, pq quando eu usava o Flock, tinha que baixar a versão nova, descompactar e usar o binário dentro dela pra rodar.

Qualquer dúvida estamos ae.

lilibollero

Eu sei que o .deb é um pacote criado por alguem

=)

De qq forma, eu sendo mais focada, eu queria saber exatamente qual comando pelo terminal faria o .tar.bz2 existente no site deles descompactar e instalar.
Agradeço a atenção

jpzm56

Você poderá baixar o Flock neste loca: http://www.getdeb.net/category.php?id=7

O pacote está em .deb, é só clicar no pacote que irá instalar automaticamente, para atualizar automaticamente você terá que adicionar o repositório, que acredito esteja na pagina de download do flock.

lilibollero

Citação de: jpzm56 online 15 de Abril de 2009, 15:48
Você poderá baixar o Flock neste loca: http://www.getdeb.net/category.php?id=7

O pacote está em .deb, é só clicar no pacote que irá instalar automaticamente, para atualizar automaticamente você terá que adicionar o repositório, que acredito esteja na pagina de download do flock.

Obrigada.
Ainda assim, vou ser insistente na minha busca para instalar diretamente pelo terminal o arquivo .tar.bz2 pois acho que qto mais aprender melhor. ficar instalando sometne os pacotes .deb apesar de mais praticos me limita demais. pretendo desvendar esse mundo do linux pois estou cada vez mais apaixonada por ele.

Kamei Hyoga

Tenho quase certeza que o pacote distribuido pelos desenvolvedores não requer "instalação". Basta descompactar e rodar o flock.

Agora se a instalação que vc diz, é ter os links nos menus e etc. Tem que ser feito manualmente. Esse deb que você baixou deve ter sido pra isso.

Para criar os links manualmente, clique com o botão direito no menu do gnome (Aplicações e etc), escolha Editar Menus. Dae pra frente é intuitivo.

E para descompactar via terminal basta um: tar -vxjpf nomedoarquivo

lilibollero

Citação de: Kamei Hyoga online 15 de Abril de 2009, 19:53
Tenho quase certeza que o pacote distribuido pelos desenvolvedores não requer "instalação". Basta descompactar e rodar o flock.

Agora se a instalação que vc diz, é ter os links nos menus e etc. Tem que ser feito manualmente. Esse deb que você baixou deve ter sido pra isso.

Para criar os links manualmente, clique com o botão direito no menu do gnome (Aplicações e etc), escolha Editar Menus. Dae pra frente é intuitivo.

E para descompactar via terminal basta um: tar -vxjpf nomedoarquivo

tudo que eu ja instalei aqui no pc apareceu direto o link nos menus por isso nao sabia disso.
porem, o problema ainda continua no inicio q é descompactar o arquivo uma vez que .tar.bz2 nao esta respondendo a este comando ai. ja fiz um zilhao de vezes.
realmente qnd o arquivo era .tar.gz descompacta por este comando, como diz em todos os tutoriais que eu li, porem o que eu baixei nao é .tar.gz;
claro que existe sempre a opcao de descompactar pela parte grafica similarmente ao windows e deixar de aprender mais sobre linux que é exatamente o que estou evitando.

obrigada pela resposta, vou ver se entao instalo sem ser pacote .deb e uso a descompactacao grafica e dai faco os links no menu como vc me disse que nao ocorre automaticamente. valeu

backslash

bixo bom tópico!!!!!! mas como nao conseguir criar um tópico, como eu faço pra atualizar somente um pacote específico por exemplo no UBUNTU 10.10 tem o firefox 3.6 como eu faço pra fazer um upgrade para o firefox 6????? qualquer coisa manda uma resposta pra k ou pro meu email

matiasalexsandro@gmail.com - vá na paz