Autor Tópico: quero usar ubuntu no meu pc  (Lida 6215 vezes)

Offline 100cw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
quero usar ubuntu no meu pc
« Online: 08 de Abril de 2009, 10:36 »
olá. sou iniciante em linux, e queria experimentar o ubuntu no meu pc, mas tenho aqui algumas dúvidas. queria saber como se instala os codecs audio e vídeo, plugin flash, efeitos 3d. por enquanto é isto. desculpem por ter aberto um novo tópico.
100cw

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: quero usar ubuntu no meu pc
« Resposta #1 Online: 08 de Abril de 2009, 10:45 »
olá. sou iniciante em linux, e queria experimentar o ubuntu no meu pc, mas tenho aqui algumas dúvidas. queria saber como se instala os codecs audio e vídeo, plugin flash, efeitos 3d. por enquanto é isto. desculpem por ter aberto um novo tópico.

Usa a barra de pesquisa por que tem um monte de tutorial.
Um melhor que o outro.

Offline 100cw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: quero usar ubuntu no meu pc
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2009, 10:51 »
valeu. desculpe por ter aberto outro tópico. :)

niquelnausea, tem como jogar gta san andreas no ubuntu?
100cw

Offline carluchinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: quero usar ubuntu no meu pc
« Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2009, 10:58 »
Instala o windows e unbutu na mesma maquina

faz uma particao ntfs pro windows, uma fat32 para colocar os programas do linux/windows e documentos rodarem, outra particao ext3 pro unbutu e uma swap (que funciona junto com ubuntu pra locar memoria)
dai joguinho vc vai pro windows
o restante fica no linux

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: quero usar ubuntu no meu pc
« Resposta #4 Online: 08 de Abril de 2009, 11:04 »
valeu. desculpe por ter aberto outro tópico. :)

niquelnausea, tem como jogar gta san andreas no ubuntu?

Infelizmente não posso te responder por que não sei, duas alternativas são o Wine e o Cedega, ambos "emulam" o ambiente Windows no Linux, mas acho melhor você manter o dual boot.
Aproveita o tópico e vai testando e postando suas duvidar aqui, que na medida do possível o pessoal vai ajudando.

Boa sorte. :D


Offline 100cw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: quero usar ubuntu no meu pc
« Resposta #5 Online: 08 de Abril de 2009, 11:07 »
o ubuntu 9.04 vai vir todo em português?
100cw

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: quero usar ubuntu no meu pc
« Resposta #6 Online: 08 de Abril de 2009, 11:10 »
o ubuntu 9.04 vai vir todo em português?

Todo Ubuntu vem em português. O máximo que tem que fazer é selecionar a língua e baixar alguns pacotes automaticamente.
Em relação ao suporte. Basta instalar o pacote ubuntu-restricted-extras que instala 98% do que você precisa.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline 100cw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
100cw

Offline SmokinAkaSam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: quero usar ubuntu no meu pc
« Resposta #8 Online: 08 de Abril de 2009, 11:39 »
Em relação ao GTA... Depois de instalar o Wine tente isto: http://sudosys.be/?q=GTA_san_andreas_on_ubuntu_8_04_wine

Cumps  ;)

Offline 100cw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: quero usar ubuntu no meu pc
« Resposta #9 Online: 08 de Abril de 2009, 11:57 »
tinha aqui numa gaveta o ubuntu 7.04 live cd. depois de rodar o ubuntu pelo cd, reparei que ele não reconheceu a minha resolução 1440x900, tem como resolver este problema? é que depois fui ao menu do ubuntu e ele só reconheceu até 1024x768
100cw

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil
Re: quero usar ubuntu no meu pc
« Resposta #10 Online: 08 de Abril de 2009, 12:28 »
tinha aqui numa gaveta o ubuntu 7.04 live cd. depois de rodar o ubuntu pelo cd, reparei que ele não reconheceu a minha resolução 1440x900, tem como resolver este problema? é que depois fui ao menu do ubuntu e ele só reconheceu até 1024x768

Melhor solução que consigo imaginar: baixa e usa o Ubuntu 8.10 ou o 9.04beta e ve se resolve, se não ai você começa a procura outra solução.

Offline niquelnausea

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 967
    • Ver perfil

Offline GTamtM

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 139
  • #36985 user@ubuntu
    • Ver perfil
    • MyComputer
Re: quero usar ubuntu no meu pc
« Resposta #12 Online: 08 de Abril de 2009, 15:31 »
Instala o windows e unbutu na mesma maquina

faz uma particao ntfs pro windows, uma fat32 para colocar os programas do linux/windows e documentos rodarem, outra particao ext3 pro unbutu e uma swap (que funciona junto com ubuntu pra locar memoria)
dai joguinho vc vai pro windows
o restante fica no linux

Se tiveres tudo bem configurado, como por exemplo, controladores gráficos dará para jogar. Com o Wine instlas e jogas defenitivamente. Se tiveres problemas com controladores gráficos. Estarás como eu, pois, não consigo jogar CS e outros do windows...

Offline SmokinAkaSam

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: quero usar ubuntu no meu pc
« Resposta #13 Online: 08 de Abril de 2009, 21:32 »
Instala o windows e unbutu na mesma maquina

faz uma particao ntfs pro windows, uma fat32 para colocar os programas do linux/windows e documentos rodarem, outra particao ext3 pro unbutu e uma swap (que funciona junto com ubuntu pra locar memoria)
dai joguinho vc vai pro windows
o restante fica no linux

Se tiveres tudo bem configurado, como por exemplo, controladores gráficos dará para jogar. Com o Wine instlas e jogas defenitivamente. Se tiveres problemas com controladores gráficos. Estarás como eu, pois, não consigo jogar CS e outros do windows...

Jogos do Windows em Linux não é assim tão simples. Mesmo tendo os controladores bem configurados há jogos que não rodam nem por nada. O Wine já permite rodar muita coisa mas não é perfeito. E é apenas uma solução temporária. A solução não é o Wine mas sim o software nativo. Quando as empresas que desenvolvem software repararem no crescimento do Linux a situação será diferente. Até lá, só com softwares como o Wine.

Offline 100cw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: quero usar ubuntu no meu pc
« Resposta #14 Online: 09 de Abril de 2009, 07:15 »
no caso da resolução isso é por eu estar a usar live cd, porque depois de ter instalado ficou com a resolução 1440x900, agora tenho aqui outra dúvida. como ponho o teclado todo em pt-pt? no menu do ubuntu tem la uma opção teclado, então meti todo em pt-pt, mas quando escrevo a plavar vídeos ele não escreve direito. será que tenho que reiniciar o pc?
100cw