Autor Tópico: Ubuntu desativa minha rede  (Lida 5547 vezes)

bubuntu_games

  • Visitante
Re: Ubuntu desativa minha rede
« Resposta #15 Online: 21 de Setembro de 2009, 00:41 »
Aconteceu comigo com várias distros, estou com o Ubuntu aqui em dual boot com o Windows. Descobri que em rede cabeadas "Gigabits" sempre acontece isto.
Penso que meu sistema Linux Ubuntu desliga a rede quando eu reinicio ou desligo o sistema. Isto com certeza é para economia de energia, que é mais útil em notebooks.
Ainda não tive tempo para estudar o caso. Penso que deve ter um maneira de evitar isto modificando ou criando uma configuração para parar tal processo. Só sei que quando estou no Unbuntu é preciso desligar o pc no nobreak ou estabilizador por uns 10 segundos. Aí ligar novamente e entrar direto pelo Windows e a rede funciona normal. Repito, isto acontece com frequencia em redes cabeadas Gigabits. Foi o que eu notei até o momento.
Por isso quem estiver com mais tempo, observe o processo de desligamento ou reiniciar do Linux para ver o que ele está modificando na placa de rede e se tem um jeito de ele não alterar os parametros da placa. E assim não influenciar no funcionamento do windows...

Offline Kenshuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Ubuntu desativa minha rede
« Resposta #16 Online: 09 de Novembro de 2010, 01:08 »
Devido este tópico estar aberto a um tempo creio que o problema já foi solucionado mas mesmo assim, para finalizar gostaria de dizer que o erro que tinha é um problema causado pelo Windows.....o Linux quando desligado ele desliga tambem o ETH, e o windows não tem a capacidade de subir ele

duas soluções paliativas
1º (não recomendo), inicia o linux, quando o Ethernet ligar da um ded-off hehe, desliga a maquina no dedo
2º Ao desligar o Linux, desligue o modem(ou router) no cabo de força, espere uns 2 minutos e ligue novamente (o ethernet vai ligar junto)

Não sei como editar o "shutdown" ou fazer algum script para não desligar o ETH, se alguem tiver alguma dica, posta ae =D

Tks

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu desativa minha rede
« Resposta #17 Online: 09 de Novembro de 2010, 23:47 »
Devido este tópico estar aberto a um tempo creio que o problema já foi solucionado mas mesmo assim, para finalizar gostaria de dizer que o erro que tinha é um problema causado pelo Windows.....o Linux quando desligado ele desliga tambem o ETH, e o windows não tem a capacidade de subir ele

duas soluções paliativas
1º (não recomendo), inicia o linux, quando o Ethernet ligar da um ded-off hehe, desliga a maquina no dedo
2º Ao desligar o Linux, desligue o modem(ou router) no cabo de força, espere uns 2 minutos e ligue novamente (o ethernet vai ligar junto)

Não sei como editar o "shutdown" ou fazer algum script para não desligar o ETH, se alguem tiver alguma dica, posta ae =D

Tks

Kenshuri,

não creio que seja isso... se por ETH você se refere à placa de rede, eth0 ou eth1 é apenas a nomenclatura usada pelo Linux para designar as placas de rede presentes na máquina, não um processo ou algo semelhante ( que aliás estaria terminado com o desligamento da máquina). Ao dar boot, o SO deve reconhecer o hardware e ativá-lo; se o Windows não fosse capaz disso, então nenhum computador Windows jamais acessaria a Internet. Já vi e montei dezenas de máquinas dual-boot com modem e router e nunca tive problema algum - muito menos precisar desligar nada no boot.
Bem mais provavelmente, há algo bastante errado na parte de rede do Windows - seja driver ou configuração - mas com toda a certeza nada tem a ver com o Ubuntu.

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB