Autor Tópico: Ubuntu parou de acessar a internet  (Lida 2651 vezes)

Offline Bruno Carvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Ubuntu parou de acessar a internet
« Online: 07 de Abril de 2009, 14:18 »
Ola, ao iniciar meu Ubuntu 8.10 hoje, tive uma tentativa frustante ao acessar a internet, ele conecta mas não navega, li varios topicos sobre o mesmo assunto, mas nenhum me ajudou, a internet aqui, a conexão é feita pelo proprio modem, então nunca tive problema em conectar na internet, no Windows consigo acessar a internet normalmente.

Ja que ontem eu tinha detonado minha instação do ubuntu, ja que tinha dado problema com a internet, resolvi reinstalar o mesmo, e notei que a internet não esta funcionando pelo livecd tambem, como sempre funcionou, fiz a reinstalação e continou sem funcionar a internet, e surgiu um outro problema, toda vez que vou reiniciar ou desligar o ubuntu ele simplesmente não desliga ou reinicia, fica em uma tela preta com o cursor e não sai de la, e não é o prompt do linux, e nem do windows e so uma tela preta inutil, dai sou obrigado a desligar ou reiniciar o pc pelo botão, se alguem me ajudar com isso tambem ficarei agradecido

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu parou de acessar a internet
« Resposta #1 Online: 07 de Abril de 2009, 23:33 »
Bruno,

tente usar frases menores...  ;) assim fica difícil de seguir. Você precisa dar detalhes, senão ninguém pode ajudar. Seu Ubuntu é dual-boot, em partição separada? como é que "conecta mas não navega"? Quase com certeza, sua configuração de rede tem algum problema (em geral não é o caso de reinstalar), mas parece que há outros ( reiniciar/desligar). Qual o Ubuntu e o W$?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Bruno Carvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Ubuntu parou de acessar a internet
« Resposta #2 Online: 08 de Abril de 2009, 21:03 »
Ta bom vamos la.

Citar
Seu Ubuntu é dual-boot, em partição separada?

Sim meu ubuntu esta em Dual-Boot, e esta em partição separada sim

Citar
como é que "conecta mas não navega"?

Na verdade eu nunca conectei no Ubuntu, todo trabalho de conecção é feita pelo modem, ele conecta automaticamente quando liga o pc, em qualquer sistema, o Ubuntu sempre funcionou so que de uma hora para outra ele paro de acessar a internet, ele esta conectado e autenticado no modem, mas so o Ubuntu que não acessa nada

Citar
Quase com certeza, sua configuração de rede tem algum problema (em geral não é o caso de reinstalar),

Problema na rede não é, por que se fosse meu Windows tambem não estaria conectando, e no modem ele esta conectado e autenticado

Citar
mas parece que há outros ( reiniciar/desligar).

O lance do desligar, eu li em alguns lugares de pessoas que tiveram o mesmo problema mas tambem não souberam resolver, quando vai reiniciar ou desligar ele não desliga fica em uma tela preta que não faz nada, tem como digitar as coisas mas não sai de lah, sendo obrigado a desligar pelo botao

Citar
Qual o Ubuntu e o W$?

Estou usando o Ubuntu 8.10 e Windows XP SP3

Offline Bruno Carvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Ubuntu parou de acessar a internet
« Resposta #3 Online: 08 de Abril de 2009, 21:53 »
Esqueci de falar, Minha conexão é conexão ADSL (Speedy)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Ubuntu parou de acessar a internet
« Resposta #4 Online: 09 de Abril de 2009, 00:01 »
Bruno,

minha conexão é cabo ( Virtua), mas não é tão diferente...  vamos ver:

Citar
so que de uma hora para outra ele paro de acessar a internet, ele esta conectado e autenticado no modem, mas so o Ubuntu que não acessa nada

Por isso falei em configuração... parece que no Ubuntu algo está errado nessa parte. Você consegue dar um 'ping' para algum endereço qualquer  (tipo www. terra.com.br, ou um IP conhecido) e obter resposta? Tente em ambos os sistemas para ter certeza. Pode postar aqui o resultado do comando 'lspci' , bem com sua configuração de rede?

VB5



Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Bruno Carvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Ubuntu parou de acessar a internet
« Resposta #5 Online: 09 de Abril de 2009, 14:20 »
VB5,

Aparentemente eu consegui resolver o problema e parece que os dois problemas estavam conectados, eu reinstalei o sistema novamente e a internet voltou a funcionar, so que estava muito lerdo a conexão, e o sistema insistia em não reiniciar ou desligar, tentei procurar uma solução para isso e encontrei

Código: [Selecionar]
sudo update-rc.d -f alsa remove

sudo update-rc.d -f alsa-utils remove

Era so digitar esses comandos, que meu pc voltou a reiniciar e desligar e a velocidade da conexão voltou ao normal

Mas tipo tenho mais 2 perguntas para voce, primeiramente o que esse comando fez? heheh
Desculpe a ignorancia, mas aonde eu vi isso, so estava falando para fazer e não explicando o por que, ate aonde eu sei o ALSA é uma especie de controlador de audio, o que isso tem a ver com a rede, e ainda não sei se meu audio esta funcionando corretamente, por que estou sem codec para rodar os tipo de audio que eu tenho, vou atualizar meu sistema e instalar os codec dai fala se esta funcionando normal o audio

Outra que eu queria saber é a respeito do comando que voce me passou 'lspci'

Ele listou meus perifericos e listou meu Fax-Modem, sera que ele esta instalado corretamente?

00:00.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M890 Host Bridge
00:00.1 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M890 Host Bridge
00:00.2 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M890 Host Bridge
00:00.3 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M890 Host Bridge
00:00.4 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M890 Host Bridge
00:00.5 PIC: VIA Technologies, Inc. P4M890 I/O APIC Interrupt Controller
00:00.6 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M890 Security Device
00:00.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. P4M890 Host Bridge
00:01.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237/VX700 PCI Bridge
00:02.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. P4M890 PCI to PCI Bridge Controller
00:03.0 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. P4M890 PCI to PCI Bridge Controller
00:0f.0 IDE interface: VIA Technologies, Inc. Device 5337 (rev 80)
00:0f.1 IDE interface: VIA Technologies, Inc. VT82C586A/B/VT82C686/A/B/VT823x/A/C PIPC Bus Master IDE (rev 07)
00:10.0 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.1 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.2 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.3 USB Controller: VIA Technologies, Inc. VT82xxxxx UHCI USB 1.1 Controller (rev a0)
00:10.4 USB Controller: VIA Technologies, Inc. USB 2.0 (rev 86)
00:11.0 ISA bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A PCI to ISA Bridge
00:11.7 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT8251 Ultra VLINK Controller
00:13.0 Host bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A Host Bridge
00:13.1 PCI bridge: VIA Technologies, Inc. VT8237A PCI to PCI Bridge
02:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV44 [GeForce 6200 TurboCache(TM)] (rev a1)
03:00.0 SATA controller: JMicron Technologies, Inc. JMicron 20360/20363 AHCI Controller (rev 02)
03:00.1 IDE interface: JMicron Technologies, Inc. JMicron 20360/20363 AHCI Controller (rev 02)
04:04.0 Modem: Smart Link Ltd. LM-I56N (rev 02)
04:07.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL-8110SC/8169SC Gigabit Ethernet (rev 10)
80:01.0 Audio device: VIA Technologies, Inc. VT1708/A [Azalia HDAC] (VIA High Definition Audio Controller) (rev 10)

Isso ai é o que dizia ao executar o comando



Offline Bruno Carvalho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Ubuntu parou de acessar a internet
« Resposta #6 Online: 09 de Abril de 2009, 15:59 »
Retiro o que eu disse da internet voltar a funcionar, ela voltou a funcionar so que ao atualizar o sistema, o problema voltou, esperando resposta do VB5 ou qualquer um que quiser ajudar

Minha net é rotiada, todo trabalho de conexão é feito pelo modem