Autor Tópico: Adobe CS4. Tem jeito?  (Lida 13569 vezes)

Offline lucasweiz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Adobe CS4. Tem jeito?
« Online: 26 de MAR?O de 2009, 12:53 »
O Adobe CS4 é vital pro meu trabalho. Não adianta eu usar outros aplicativo semelhantes se no trabalho eu os uso, Fireworks, Flash...

Quando tento abrir o Setup, com wine... só aparece na barrinha 'opening...' e após alguns segundo, se fecha por si.


Deve ter algum jeito, afinal é Linux.. como posso fazer isso?
« Última modificação: 26 de MAR?O de 2009, 12:56 por lucasweiz »

Offline bruno contin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 53
    • Ver perfil
Re: Adobe CS4. Tem jeito?
« Resposta #1 Online: 27 de MAR?O de 2009, 13:14 »
Amigo tenho muito interesse nesse assunto também, se você conseguir alguma coisa me avisa e se eu conseguir também te aviso.

Offline maudy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 481
  • Darth Tux
    • Ver perfil
    • Dicas para iniciantes no Ubuntu
Re: Adobe CS4. Tem jeito?
« Resposta #2 Online: 27 de MAR?O de 2009, 14:04 »

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Adobe CS4. Tem jeito?
« Resposta #3 Online: 28 de MAR?O de 2009, 00:30 »
Mas o Google não financiou a portabilidade do PS via Wine? Pode ser que não essa versão, mas me lembro de ter lido isso e que o PS estaria funcionado muito bem pelo Wine.

Offline mickeyknox

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 87
  • Restam menos de 3200 tigres livres no mundo!
    • Ver perfil
    • Guido Nietmann - Consultoria em Internet
Re: Adobe CS4. Tem jeito?
« Resposta #4 Online: 06 de MAR?O de 2010, 02:16 »
Já rodei CS3 (Fireworks e Dreamweaver) razoavelmente usando o Wine. Mas fucei por dias a fio pra conseguir na época... Nem me pergunte qual foi o processo que deu certo. rsrsrs. Hoje estou trabalhando com 2 máquinas, uma win e uma linux. Pra mim,  CS4 rodando em Linux (ou se a Adobe portasse logo o bendito CS5 que vai sair) seria uma redenção: Eu poderia dispor dos programas que uso profissionalmente no SO que amo e confio. Já li boatos de softs do CS4 rodando em Linux, aqui ainda não consegui fazê-lo. Os Cs3, dá pra rodar, principalmente as versões portable. Flash, nem pensar. Nem CS3 consegui rodar decentemente aqui (ele rodava, mas não deixava exportar o movie e vivia travando). Deveríamos lançar um movimento para que a Adobe lançasse softs para Linux. Como disse Steve Jobs, essa Adobe é muito preguiçosa mesmo.
Pentium IV 3.2 Prescott 2gb ram DDR 400 ATI 9200 256mb Seagate 160gb Maxtor 80gb + 22" LG Windão Pentium IV 2.8ht 2gb ram DDR400 Geforce 6200LE 256MB Seagate 250gb SATA Maxtor 160gb SATA 17" LG e mais uma ou outra..

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: Adobe CS4. Tem jeito?
« Resposta #5 Online: 06 de MAR?O de 2010, 12:01 »
Poderia tentar dentro de uma VM com windows instalado. uma fez editei um vídeo para uma empresa dessa forma e deu certo usando Sony Vegas
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Adobe CS4. Tem jeito?
« Resposta #6 Online: 06 de MAR?O de 2010, 12:16 »
Já consegui 1 vez! Tentei novamente em outro micro um tempo depois e não consegui mais. ??? Existem macetes para fazer funcionar e é algo que dá trabalho. Procurando no Google você vai encontrar algumas pessoas relatando como conseguiram colocar para funcionar. Os que funcionam fácil são o Photoshop 7 e o CS.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Adobe CS4. Tem jeito?
« Resposta #7 Online: 06 de MAR?O de 2010, 17:13 »
Discordo do Lightboy - o Photoshop 7 roda perfeito no meu Wine (1.0),mas outros programas mais pesados e complexos não rodam , infelizmente, pode visitar o site do próprio Wine que lá tem uma relação de programas que rodam perfeitos nele, fora que tem o esquema de que em cada versão do wine alguns programas que funcionavam na versão anterior podem não funcionar na nova, daí... já era.

A questão é que o Wine é uma 'força' que o ambiente Linux oferece a quem precisa usar aplicativos desenvolvidos para Windows. Ele ajuda muito mas não faz milagres.
O Corel mesmo - é dificílimo rodar nele, quase impossível.
Outros programas precisam de um sem-número de gambiarras que podem ou não funcionar e só dão dor de cabeça e raiva.

Daí fica a pergunta - pra quê emular esse tipo de programa via Wine ou máquina virtual se ficam mais pesados e quase nunca funcionam direito, isso quando funciona? Instale-os num Windows e use-os a vontade!
Se vc trabalha numa empresa e precisa desse tipo de programa continue assim.
Programas equivalentes ( e na maioria das vezes excelentes ) no Linux compensam pra quem quer aprender e trabalhar pra si mesmo.
Se numa empresa só se usa programas pagos fica difícil ,para um profissional, tentar trabalhar em outros tipos de programa.

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Adobe CS4. Tem jeito?
« Resposta #8 Online: 06 de MAR?O de 2010, 17:32 »
Aparentemente é necessário:
1 - wine 1.1.6 ou superior
2 - Instalar msxml6, gdiplus, gecko e vcrun2005 pelo winetricks
3 - Instalar msttcorefonts pelo synaptic/apt-get
4 - Rodar o setup de instalação com esse comando: LANG=C wine Setup.exe

Se algo estiver errado por favor me corrijão.

Fontes:
http://wiki.winehq.org/AdobePhotoshop
HowTo do site do wine:
Citar
This is a general instruction on what should be sufficient to install and run Photoshop CS 4 under the current wine version. If the application still does not install or work, a bug report should be made at http://bugs.winehq.org detailing any errors. T­his guide applies to installations of the trial version­ and the Master collection:

1. If not done already, download the winetricks script: wget http://www.kegel.com/wine/winetricks

2. Install needed redistributables: sh winetricks msxml6 gdiplus gecko vcrun2005

3. Install MS core fonts(sudo if applicable): sudo apt-get install msttcorefonts

4. Run the installation application(you might need to add a path): LANG=C wine Setup.exe

5. To work around the font layer bug(16499), and on your own risk, download atmlib.dll and copy to /drive_c/windows/system32 .

6. Run the application.

If you at this point have any problems, the correct (and good, non-evil) thing is to check if you bug is already reported among the linked bugs above. If this is you first bug report, look at some other bugs before you file your to get a feel for it. Also read the checklist shown when adding. And don't be afraid to ask if you are unsure.

Please don't use any other workarounds than those mentioned in this howto before submitting bugs as it defines what currently should suffice for the install. Using other workarounds could hide problems.

Please do NOT submit test results for "portable", cracked or in any other way illegal versions; they will be rejected outright. If you want to help out, please either buy the application or use the demo version.

« Última modificação: 06 de MAR?O de 2010, 18:36 por Falco90 »

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Adobe CS4. Tem jeito?
« Resposta #9 Online: 08 de MAR?O de 2010, 09:11 »
Discordo do Lightboy - o Photoshop 7 roda perfeito no meu Wine (1.0),mas outros programas mais pesados e complexos não rodam , infelizmente, pode visitar o site do próprio Wine que lá tem uma relação de programas que rodam perfeitos nele, fora que tem o esquema de que em cada versão do wine alguns programas que funcionavam na versão anterior podem não funcionar na nova, daí... já era.

Como eu havia dito, o Photoshop 7 roda fácil. O CS4 é possível, mas muito complicado - consegui uma vez e nunca mais, não sei porque.
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline Gafanhoto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
  • ^^...
    • Ver perfil
Re: Adobe CS4. Tem jeito?
« Resposta #10 Online: 08 de MAR?O de 2010, 10:35 »
Não tem jeito.
http://appdb.winehq.org/objectManager.php?sClass=version&iId=14318

Abs!

Bom, apesar de estar como "Garbage", tem um teste marcado como "Gold", mas no Wine 1.1.24. A versão que está nos repositórios do Ubuntu é a 1.0.1 (Estável) e se você colocou os repositórios do Wine, ele baixa a última versão, 1.1.40. Não sei se você o Pixel Image Editor (http://www.kanzelsberger.com/pixel/?page_id=12), além de custar pouco mais de 30 dólares. Encontrei na internet vários designers que acharam ele muito bom, até substituíram o Photoshop.

Offline Darth Vader

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 323
    • Ver perfil
Re: Adobe CS4. Tem jeito?
« Resposta #11 Online: 08 de MAR?O de 2010, 11:13 »

Como eu havia dito, o Photoshop 7 roda fácil. O CS4 é possível, mas muito complicado - consegui uma vez e nunca mais, não sei porque.

Desculpa, Light, eu li errado, foi mal.

Offline lightboy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 178
    • Ver perfil
Re: Adobe CS4. Tem jeito?
« Resposta #12 Online: 08 de MAR?O de 2010, 17:18 »
Não sei se você o Pixel Image Editor (http://www.kanzelsberger.com/pixel/?page_id=12), além de custar pouco mais de 30 dólares. Encontrei na internet vários designers que acharam ele muito bom, até substituíram o Photoshop.

Embora ele tenha uma "aparência de qualidade", vi muita gente falando mal desse programa no próprio site dele e os argumentos são convincentes. Vou baixar e testá-lo, depois deixo minhas opiniões aqui.

Desculpa, Light, eu li errado, foi mal.

Beleza, Vader.
« Última modificação: 08 de MAR?O de 2010, 17:20 por lightboy »
Linux user #491316 | Ubuntu user #27683

Offline mintuser

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 85
  • Jazz fusion and classic...
    • Ver perfil
Re: Adobe CS4. Tem jeito?
« Resposta #13 Online: 08 de MAR?O de 2010, 18:41 »

Meu, chega de gambiarras! Instala um Windows em dual boot ai no seu computador e já era!  ;)

Tem programas que são especificamente para Windows, e um desses é o Adobe CS4, então nem adianta esquentar a cabeça, dual-boot meu amigo.  ;D
Não é o software que é livre. Eu que sou livre para escolher o software que eu quiser.

"O fim do mundo começou quando o primeiro ser humano surgiu." Adam Bankains

Offline Falco90

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 669
  • mais um desocupado à procura de ajudar quase todos
    • Ver perfil
    • Blog de Tecnologia
Re: Adobe CS4. Tem jeito?
« Resposta #14 Online: 08 de MAR?O de 2010, 21:30 »

Meu, chega de gambiarras! Instala um Windows em dual boot ai no seu computador e já era!  ;)

Tem programas que são especificamente para Windows, e um desses é o Adobe CS4, então nem adianta esquentar a cabeça, dual-boot meu amigo.  ;D
Se o programa roda pelo wine é muito mais lucro passar um pouco de tempo fazendo ele ficar beleza do que gastar muito tempo e espaço reiniciando o PC toda hora só pra fazer uma coisa. Mas acho que esse não é o caso do PS CS4