Como instalar o ubuntu 8.04.2 no cce j94

Iniciado por nicolas braz, 25 de Março de 2009, 08:30

tópico anterior - próximo tópico

nicolas braz

Eu possuo um notebook cce j94 (ou sou vitima) o famoso notebook que nao gosta de linux abaixo vou mostrar como eu fiz para instalar o ubuntu nele sem problemas rodando em perfeito estado.

Insira o live-cd do ubuntu, aperte F6 e insira o cheatcode noapic nolapic nosmp pnpbios=off em seguida instale normalmente o ubuntu.

Quando seu ubuntu inicializar ele reconhecera a placa wireless mas o video ficara em 800x600.

Para instalar o driver da sis 2D faça o seguinte procedimento.

Faça o download do driver.

http://www.gdhpress.com.br/blog/arquivos/sisdrv-ubuntu-8.04.tar.gz

Se voce for no monitor de sistema ira perceber que o ubuntu so reconheceu 1 nucleo do seu processador Core 2 duo, entao deve se alterar o cheatcode que anula 1 nucleo para ser instalado.

Para alterar o grub use o comando

gedit /boot/grub/menu.lst

em seguida localize com o CTRL+F o cheatcode noapic nolapic nosmp pnpbios=off

apague o codigo e insira o codigo clocksources=jiffies

Pronto o ubuntu ficara na resoluçao 1280x800 e com 2 nucleos e rede wireless :D
AMD Athlon II X4 3.00 GHz - 4 GB DDR III - HD 500 GB SATA - GeForce GTX 550 TI - Ubuntu 12.04 + Windows 7 Professional x64.

tiagoex

Olá,

Tenho o mesmo note, J94 da CCE.

Eu instalei o Ubuntu 9.04 e a tecla Fn não funciona em determinadas funções, a principal delas é a placa de rede, qua não sobe junto com o sistema, por padrão ela fica desativada até que liguemos ela por meio da tacla Fn+F10. O Estranho é que ela não funciona no meu Ubuntu, testei as demais teclas e as unicas que funcionaram foram... Fn+F5, Fn+F6 (Controle de volume (Bugado!)) e Fn+F7 e Fn+F8 (Controle do brilho da tela).

No caso do controle de volume, está bugado porque ele funciona, mas a janela de volume não sai da tela qdo paro de apertar os botões e pior do que isso é que trava a barra de menus do gnome, eu não consigo clicar em nenhuma função dela...

Você teve esse problema? Será que tem algo errado? Minha BIOS é a de fabrica (v. 1.09) seria melhor atualizar?

Abraços

Tiago

nicolas braz

Olha Thiago pra mim o melhor ubuntu para essa maquina é o 8.04 o 8.10 e o 9.04 nao ficam legal nessa maquina eu uso o 8.04 sem problemas.

Aconteceu varios problemas comigo na versao 9.04 nem internet Wireless consegui ter.
AMD Athlon II X4 3.00 GHz - 4 GB DDR III - HD 500 GB SATA - GeForce GTX 550 TI - Ubuntu 12.04 + Windows 7 Professional x64.

tiagoex

Entendi, obrigado!!  Acho isso um pouco estranho, já que a versão 8.04 funciona tão bem porque será que as posteriores não... Mas OK vou instalar a 8.04 e atualizar(modificar) conforme necessário... Acaba até sendo interessante para aprender mais sobre o Linux.

De qualquer forma, vou atualizar a BIOS, quem sabe não resolve e tentar novamente o 9.04, vai saber, posto o resultado aqui.

Abraços...

tinhomascarenhas

boa sorte! vi todos os nossos amigos dao concelhos mas quem ouve é prudente ...se der certo coloca ai pra galera ok.. ??? 8)
Seja inteligente use ubuntu .

nicolas braz

Entao parece que o problema é a placa wireles, que impede agente de usar o 9.04 mas a culpa nao é do ubuntu sim as novas versoes do kernel que nao dao suporte para essa placa wireless.

Andreson Goveia

Para usar as versões 8.10 e 9.04, basta ir na bios do note e desabilitar a função C3 (A função é C3 alguma coisa na frente não me lembro agora), e usar normalmente (acho que esta na aba advance se não me engano).
Se não tiver esta opção deve ser atualizada a bios e efetuado os procedimentos mencionados.
Não testei com  a versão 8.04 mas pode ser que de certo também.

:).

Desculpem se não foi de muita ajuda.
:-\

nicolas braz

CitarPara usar as versões 8.10 e 9.04, basta ir na bios do note e desabilitar a função C3 (A função é C3 alguma coisa na frente não me lembro agora), e usar normalmente (acho que esta na aba advance se não me engano).
Se não tiver esta opção deve ser atualizada a bios e efetuado os procedimentos mencionados.
Não testei com  a versão 8.04 mas pode ser que de certo também.

Digo isso mesmo desabiltando a C3 function, eles sao problemas com o placa wireless (realtek 8187b).

marlomoc

Olá pessoal!

Segui todos os passos do tutorial e consegui instalar o Ubuntu 8.04 Desktop no meu j94-a. Mas após a instalação, não consigo iniciar o sistema.

O Ubuntu trava numa tela onde tem uma barrinha enchendo.

Já tentei com o C3 da Bios ativado e desativado.

É algum código que devo colocar a mais na inicialização além dos citados no tutorial?

Grato!