Diferenças entre Debian - Ubuntu

Iniciado por Jotavrj, 23 de Março de 2009, 14:13

tópico anterior - próximo tópico

Jotavrj

Bem, ando com uma ideia tem pouco tempo e uma dúvida vem atormentando minha cabeça. Quais são as diferenças principais entre o Debian e Ubuntu? Digo a nível de sistema mesmo, comparando um Ubuntu server (sem todos os programas que vem) com um Debian ('puro' também). Alguém poderia me esclarecer?

marcosalvesps

Caro Jotavrj,

Vou expressar a minha opinião, que isso fique bem claro: Pra mim, Linux é sempre Linux, não importa a distribuição, o Kernel é o mesmo. Vemos por aí distro tal, tão linda, charmosa, porém nada mais é do que uma modificação de outras distros!

Isso nós mesmos podemos fazer, mudar um tema, os ícones, por um papel de parede legal, etc... O que me atrai em uma distro é o a seriedade e profissionalismo dos desenvolvedores e o suporte dado pelos mesmos e pela comunidade local e mundial.

E nisso, sinceramente, o Ubuntu está à anos luz das outras distros!
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

Jotavrj


marcosalvesps

Como eu disse: é a minha opinião! Pode ser que discordem de mim, isso é normal, cada um tem a sua opinião. Em matéria de seriedade e apoio da comunidade, para mim, repito, PARA MIM, está a anos luz à frente!

Já testei muitas distros, porém nunca encontrei uma com a seriedade do Ubuntu e com o suporte da comunidade. Este fórum é o melhor fórum que já participei na minha vida, sem exageros.
Marcos Silva - http://www.teorianerd.com.br
Ubuntu 17.10 - 64 bits no Notebook Dell Inspiron 14 5000

nicolas braz

E qual seria diferença do Ubuntu Server e o Debian Server ?


Seria a mesma?
AMD Athlon II X4 3.00 GHz - 4 GB DDR III - HD 500 GB SATA - GeForce GTX 550 TI - Ubuntu 12.04 + Windows 7 Professional x64.

roan

Basicamente, o principal objetivo do Debian é a estabilidade e segurança, sendo assim, eles levam alguns anos testando uma distribuição antes que ela entre na versão estável, consequentemente nem sempre estão disponíveis oficialmente as versões mais recentes de aplicativos, porém os que estão são altamente confiáveis.
O Ubuntu lança uma versão a cada 6 meses, sendo assim costuma dispor das versões mais recentes dos aplicativos, porém vez ou outra saem alguns bugs uma vez que o tempo de teste é bem menor, mas geralmente são corrigidos rapidamente. E além disso, o Ubuntu dispõe de algumas versões com suporte extendido.
A escolha depende muito do ambiente que será utilizado, se é de missão critica ou se o uso de funcionalidades recentes é mais importante. Em geral, são bem parecidas, já que o Ubuntu é construído em cima do Debian.
Em computação, dificilmente existe uma solução que atenda a todos os casos perfeitamente, e não devemos focar em algo e fechar os olhos a outras possibilidades, já que a tecnologia evolui muito rápido, então essa variedade de opções disponíveis, que não se restringe a ubuntu e debian, é algo muito importante para a comunidade, não apenas pela opção em si, mas também pela necessidade delas continuarem evoluindo frente às outras opções, e mais importante ainda é termos várias soluções em software livre de tamanha qualidade.