Autor Tópico: Som no falante e no fone de ouvido  (Lida 6015 vezes)

Offline j_aguilar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Som no falante e no fone de ouvido
« Online: 21 de MAR?O de 2009, 23:02 »
Já tentei tudo que encontrei pelos fóruns que visitei, mas nada faz o som ser cortado dos falantes do notebook ao plugar um fone de ouvido.

Atualizei o ALSA, mexi nas configurações do mixer, tentei com várias versões do Kernel, coloquei várias configurações no "/etc/modprobe.d/alsa-base"....nada resolve! Quando não mato o som de vez (por erros na instalação ou driver incorreto ou sei lá mais o que, que faz o som sumir), não consigo de forma alguma cortar o som dos falantes, sem que ele também seja cortado do fone de ouvido.

O notebook é um HP Pavilion DV6, kernel 2.6.27-11 64 bits (Kubuntu instalado).

Código: [Selecionar]
$ aplay -l
**** List of PLAYBACK Hardware Devices ****
card 0: Intel [HDA Intel], device 0: STAC92xx Analog [STAC92xx Analog]
  Subdevices: 1/1
  Subdevice #0: subdevice #0
card 0: Intel [HDA Intel], device 1: STAC92xx Digital [STAC92xx Digital]
  Subdevices: 1/1
  Subdevice #0: subdevice #0

Código: [Selecionar]
$ lshw -class SOUND
  *-multimedia
       description: Audio device
       product: 82801I (ICH9 Family) HD Audio Controller
       vendor: Intel Corporation
       physical id: 1b
       bus info: pci@0000:00:1b.0
       version: 03
       width: 64 bits
       clock: 33MHz
       capabilities: pm msi pciexpress bus_master cap_list
       configuration: driver=HDA Intel latency=0 module=snd_hda_intel

Rodando o alsaconf a placa de som é corretamente reconhecida, todos os canais no alsamixer estão habilitados, e fiz todas as combinações possíveis ali.

Todo o hardware do notebook foi perfeitamente reconhecido (vídeo, webcam, wifi, bluetooth, leitor de cartões) mas som possui esse problema.....e não é defeito da máquina, pois instalei uma versão mínima (no sentido em que isso seja possível) do Windows Vista para testar, e o funcionamento do som foi perfeito (sendo desativado ao colocar o fone).

Eu realmente já não sei mais o que fazer....e pelo que andei lendo, esse é um problema bem recorrente no linux.

Não manjo muito de configurações, então também não descarto alguma orelhada minha!!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Som no falante e no fone de ouvido
« Resposta #1 Online: 21 de MAR?O de 2009, 23:38 »
Este problema já apareceu aqui; não lembro bem, mas é só com (alguns) notebooks. Faça uma pesquisa   aqui  e com certeza vai encontrar.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline j_aguilar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Re: Som no falante e no fone de ouvido
« Resposta #2 Online: 23 de MAR?O de 2009, 13:37 »
Este problema já apareceu aqui; não lembro bem, mas é só com (alguns) notebooks. Faça uma pesquisa   aqui  e com certeza vai encontrar.

Já pesquisei, tanto aqui quanto em outros fóruns, e nenhuma das soluções apresentadas resolveu o problema (muitas até o pioraram, fazendo com que perdesse totalmente o som). Até porque me parece que chipset é relativamente novo, e como eu não conheço muito a parte de configuração do linux, fiz o tópico para ver se alguém tem alguma solução mágica.

Mesmo assim, obrigado! :)

Offline nmachado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Som no falante e no fone de ouvido
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2009, 08:14 »
Amigo, não estás sozinho nesta luta contra a falta de som no UBUNTU. Possuo um ASUS N20A e tenho o mesmo problema. No caso de conseguires resolver o problema avisa. Assim pode ser se se ajuste ao meu caso tambem.

Offline guilherme_bc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Som no falante e no fone de ouvido
« Resposta #4 Online: 14 de Julho de 2009, 17:12 »
.
.
.

O notebook é um HP Pavilion DV6, kernel 2.6.27-11 64 bits (Kubuntu instalado).
.
.
.


Opa...

Você conseguiu alguma coisa?

Eu tenho um HP nx6325, mas o driver é o mesmo, e o problema também!! hehehe

Se tiver alguma luz, me avisa!

Valeu!


Darcamo

  • Visitante
Re: Som no falante e no fone de ouvido
« Resposta #5 Online: 16 de Julho de 2009, 19:42 »
Tive esse problema no ubuntu 8.10 quando troquei de notebook (o antigo sempre funcionou perfeitamente) e encontrei algumas coisas aqui no fórum e no google, mas não resolveram 100%. Tudo passou a funcionar corretamente quando mudei para o ubuntu 9.04 (atualmente com o kernel 2.6.28-14-generic - 64bits).