Não consigo instalar Vero atualizado no BRoffice 2.4

Iniciado por Mikael, 18 de Março de 2009, 20:16

tópico anterior - próximo tópico

Mikael

Sou iniciante no Mundo livre e ñ estou consiguindo intalar o Vero no BRoffice.org 2.4
Eu fiz assim Ferramentas>gerenciador de extensão>minhas extensões>adicionar
Depois "instala" mas quando faço o teste digitando palavras com a reforma ortográfica fica sublinhado em vermelho.

InfoMan

Boa Noite!

A primeira coisa que você tem que fazer é ter certeza de que está usando a versão correta para o seu BROffice, no caso, o 2.4. Existem versões específicas para versões anteriores ao 3.0 (seu caso) e para o BROffice 3.0 ou posterior. Você não conseguirá instalar a versão feita para o BROffice 3.0 no seu BROffice 2.4.

Para isto, basta baixar a versão correta para o seu BROffice. Para facilitar para você, estou colocando o link direto para a versão correta. Basta clicar e baixar. Uma vez baixado é só instalar normalmente que deve funcionar sem maiores problemas.

Link Direto: http://www.broffice.org/files/pt_BR-2008-12-09AOC.zip. Baixe, descompacte o arquivo e instale. Qualquer coisa me fale que tentarei te ajudar.
Viva a Liberdade: Use Ubuntu Linux e seja feliz!
Visite meu site: http://suporteinfo2007.blogspot.com/

Mikael

;D Uma dúvida extrair e descompactar são  a mesma coisa se for eu fiz como vc disse e então apareceu uma mensagem dizendo: Não foi possivel detectar o tipo de mídia:file:///home/leakim/README_pt_BR.TXT

InfoMan

Sim. Extrair e descompactar é a mesma coisa.

Depois te explico como instalar. Tenho que ir para o serviço agora.

vinicius_aleao

Mikael, o VERO atualizado não roda no BrOffice 2.4, só no 3.0. Ou você instala a versão anterior, como lhe foi sugerido, ou atualiza seu BrOffice para poder instalar a versão atualizada do VERO.

InfoMan

Mikael, boa noite!

Para instalar o verificador ortográfico no BROffice 2.4 siga as instruções abaixo que copiei do arquivo Leia-me que acompanha a extensão, removendo aqui quaisquer referências ao outro sistema.

=======================================================
COMO INSTALAR O VERIFICADOR BRASILEIRO NO BROFFICE.ORG
=======================================================

Copie os arquivos pt_BR.dic e pt_BR.aff para o diretório <BrOffice.org> /share/dict/ooo, onde <BrOffice.org> é o diretório em que o programa foi instalado.

No Linux o caminho normalmente é: /opt/BrOffice.org/share/dict/ooo/. No mesmo diretório, localize o arquivo dictionary.lst. Abra-o com um editor de textos e acrescente a seguinte linha ao final(se não existir):

DICT pt BR pt_BR

É necessário reiniciar o BrOffice, inclusive o início rápido que fica na barra de tarefas, para que o corretor
funcione.

Com relação ao erro, baixe novamente o arquivo e tente extrair novamente. O arquivo Leia-me não é necessário, somente os outros dois arquivos.

Particularmente acho que você devia atualizar seu BROffice para a versão 3.0 ou 3.1 (será lançada breve) e instalar o verificar ortográfico compatível com ela. É muito mais fácil.

Mikael

Eu pus /opt/BrOffice.org/share/dict/ooo/ no terminal e veio uma mensagem dizendo que esse arquivo ou diretorio não existe.

vinicius_aleao

Verifique pelo Nautilus mesmo a existência do diretório. De repente, há uma pequena diferença, e ver graficamente é mais fácil pra isso.

Mikael

Fui pelo Nautilus na pasta opt e ela está vazia.
Alguem pode me dar uma luz pra eu encontrar a pasta certa.

vinicius_aleao

Possivelmente, a pasta é /usr/share/broffice.org. Dá uma verificada pelo Nautilus.

Mikael

vinicius_aleao

Então clica no "/" (Sistema de arquivos) pelo Nautilus e faz uma pesquisa por "broffice". Se nem assim aparece, então está ruim sua situação!  ;D

InfoMan

Mikael, tentei localizar o local para você no meu computador, mas não consegui pois uso o BROffice 3.0.1 e já esotu aguardando para atualizar para o 3.1 assim que disponível. Como os caminhos são diferentes não consegui localizar para você.

Porque não atualiza para a última versão? É mais fácil instalar extensões na versão 3.x do que nas anteriores, incluindo aí o VERO (Verificador Ortográfico) e o COGroo (Verificador Gramatical).

Observação: acabei de achar num fórum de outra distribuição linux (e por este motivo editei a mensagem) um tópico sobre atualização de dicionário para a versão 2.x (sua versão). Veja se você tem aí uma pasta chamada /usr/lib/ooo-2.2/share/dict/ooo/ ou /usr/lib/ooo-2.2/share/dict/broffice/. Se tiver é só copiar os arquivos lá e reiniciar o broffice. Como disse é de outro linux, não sei se vai funcionar. Me diz se deu certo.

Mikael

:(Infelismente ñ.
Vou seguir seu conselho e atualizar para o 3.x.
Mas valeu pela ajuda.