Autor Tópico: WiFi lenta / não autentica (WPA) no Ubuntu 8.10, ajuda!  (Lida 3644 vezes)

Offline jesieltrevisan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
WiFi lenta / não autentica (WPA) no Ubuntu 8.10, ajuda!
« Online: 05 de MAR?O de 2009, 10:20 »
Olá pessoas.
Recentemente comprei um roteador NetGear modelo wgr614.
Eu possuo uma placa PCI da LG IEEE 802.11b

Pois bem, instalei tudo no Windows XP, configurei o protocolo de segurança WPA e tudo funcionou OK.

Já no Ubuntu 8.10, na primeira vez que eu tentei conectar na WiFi, ele conectou porém ficava oscilando entre 10% a 15% da banda total do router... o que deixou a internet muito tenta.
O router esta em cima do Desktop... então o sinal deveriar ser 100% e não 10%...

Bom, isto foi na primeira tentariva.
Nas outras, simplesmente o Ubuntu não realizava a autenticação com o roteador.
Eu colocava a senha, e ele não passava... ficava tentando autenticar, e pedia passWord novamente.
O password esta correto, como já verifiquei.
Retirar o protocolo WPA... nem pensar...

Busquei na internet uma solução e não encontrei.
O que encontrei foi apenas dezenas de pessoas com o mesmo problema.

Eu não quero desistir do Ubuntu, mas se eu não conseguir resolver este problema, vou ter que buscar uma outra distribuição, pois eu não quero ficar com um cabo de rede ligado no router... eu comprei o router para usar o WiFi.

Por favor, alguém tem uma solução definitiva para este problema?

Eu acho que deveria existir um tópico fixo aqui com esta solução ( se ela existir ) foi encontrei centenas de usuários com o mesmo problema.

A maioria desiste, e volta para o Windows XP ou instala outra distribuição do Linux...

Abraços

Offline jesieltrevisan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re: WiFi lenta / não autentica (WPA) no Ubuntu 8.10, ajuda!
« Resposta #1 Online: 05 de MAR?O de 2009, 10:38 »
Updating...
Realizei uma atualiação do sistema.
Ele baixou uns pacotes de gerenciamento de rede.
Bom, agora conectou na Rede WiFi... mas a velocidade esta em 10% a 15% ... a internet está uma lerdeza...

lspci:
...
01:09.0 Ethernet controller: Realtek Semiconductor Co., Ltd. RTL8180L 802.11b MAC (rev 20)
...


Alguém?
« Última modificação: 05 de MAR?O de 2009, 10:42 por jesieltrevisan »

Offline tom-zc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: WiFi lenta / não autentica (WPA) no Ubuntu 8.10, ajuda!
« Resposta #2 Online: 30 de Maio de 2009, 04:33 »
Ola jesieltrevisan, eu tenho uma placa igual a sua que funciona bem aqui!
Alguns pontos: RTL8180L tem velocidade máxima de 11 Mbs/s, criptografia somente WEP e não conecta em rede ad-hoc com o driver nativo do linux.
Usando o ndiswrapper ela aumenta o sinal de recepção em 30% ou até mais, também conecta em redes ad-hoc sem problemas, já a criptografia continua somente com WEP por ser uma característica da placa.
Troque sua criptografia de WPA para WEP e instale o driver windows com ndiswrapper que poderá usar tranquilo o Ubuntu!
Abraços.