O que o Ubuntu urgentemente precisa é ganhar velocidade, no mais estou satisfeito como usuário e o tutorial do Mestre Morimoto me tirou duvidas remanescentes.
Concordo com o
pinduvoz, porém, cabe aqui pequenas ressalvas:
E já que ambos, Big Linux e OpenSuse, são baseados no Ubuntu, não havia motivo para, por exemplo, criar o Kurumin NG, que também é baseado no Ubuntu.
O openSUSE não tem nada a ver com o Ubuntu, no início, em 1992, a base era o Slackware que por falta de recursos passou a ser baseado no Jurix Linux, este já extinto, surgindo assim em 1996 o SuSE e que hoje utiliza pacotes .rpm, quando foi criado ainda nem se imaginava que um dia iria existir o Ubuntu.
O Sabayon não chega a ser uma distribuição original pois o mesmo é uma derivação do
Gentoo, que utiliza instalação a partir de pacotes fontes e também aproveita os pacotes Debian (que não são otimizados para ele) com o
Portage que é o seu instalador.
Quanto ao Slackware não vejo nenhum "bicho de sete cabeças" nele, pelo contrário como usuário encontrei muita facilidade em sua instalação, configuração, personalização, e instalação dos mais diversos softwares.
Parabéns ao
Morimoto, ele é o "Cara do Linux", acompanho-o no site GdH e através de seus livros impressos que tenho quase todos os seus volumes impressos.