Internet configurada-mas não funciona (resolvido)

Iniciado por Rei, 25 de Fevereiro de 2009, 22:40

tópico anterior - próximo tópico

Rei

Olá pessoal estou com problemas na internet, no notebook a internet funciona perfeitamente quando uso o livecd ubuntu 7.10 ou o Windows porem ao instalar o ubuntu 8.04 a internet não funcionou. Conferi as configurações, driver,DNS,IPs, tudo reconhecido e igual tanto quando uso o Ubuntu livecd 7.10 como no Windows ou no ubuntu 8.04 mas neste ultimo a internet não funciona. a placa de rede é RTL 8139, a internet é da NET não tem ip fixo e uso um roteador TP-Link.

Por favor se puderem ajudar, pois o que eu encontrei no forum foram casos de problemas de configuração, não reconhecimento de hardware ou problemas com drivers só que no meu caso é diferente.

Rei

estou acrescentando mais algumas informações da rede que estão no network manager talvez possam ajudar:
interface - rede com fios eth0
velocidade 100 mps
controlador 8139too

IP - 192.168.1.102
Broadcast - 255.255.255.255
mascára de subrede - 255.255.255.0
gateway - 192.168.1.1
dns primário - 200.170.218.253
dns secundário - 201.12.36.4

conexão por fios DHCP - roaming habilitada

como disse anteriormente os dados são iguais tanto no livecd ubuntu 7.10 como no ubuntu 8.04 (instalado no hd) só que no 7.10 livecd a internet funciona perfeitamente!

VB5

conexão por fios DHCP - roaming habilitada

Tente desabilitar o "roaming". O resto parece perfeito, devia funcionar.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Rei

Obrigado, mas pesquisei bastante pelo forum e já desabilitei o roaming, fixei o ip que ele pegou, comprei um cabo novo,desabilitei e habilitei a rede seguidas vezes e nada disso funcionou. Uma coisa curiosa que ocorre é que ao ligar o note com o cabo e a Net ligada ele pega IP, DNS, etc.. tudo perfeitamente, mas ao desabilitar e reabilitar a conexão ou ligar o cabo depois que o Ubuntu tá rodando ele não pega mais nada IP, DNS, etc..
Não seria Pau no Network Manager?

asghan

Tenta colocar manualmente o DNS no resolv.conf
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

dupavesi

no terminal digite
ifconfig
e poste o resultado...
e explique a situacao da sua rede....
vc usa ip fixo nos pcs da rede???
ou vc deixa o roteador atribuir os ips????

Rei

RESOLV.CONF

###BEGIN INFO
#
#Modified_by: NetworkManager
#Process: /usr/bin/NetworkManager
#Process-id: 4428
#
###END INFO

nameserver 200.170.218.253
nameserver 200.12.36.4

Uma dúvida... é para inserir estes mesmos valores? Qual a lógica, não entendi, há diferença em quando o DNS é atríbuido manualmente e quando é automático mesmo sendo iguais?

Rei

IFCONFIG

eth0        Link encap:Ethernet Endereço de HW 00:1b:24:48:f5:fe
              UP BROADCAST RUNNING MULTICAST MTU:1500 Métrica:1
              pacotes RX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
              pacotes TX:0 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
              colisões:0 txqueuelen:1000
              RX bytes:0 (0.0 B) TX bytes:0 (0.0 B)
              IRQ:16 eNDEREÇO DE E/S:0xa000

rth0:avahi LINK emcap:Ethernet Endereço de HW 00:1b:24:48:f5:f6
              inet end.: 169.254.10.6 Bcast:169.254.255.255 Masc:255.255.0.0
              UP BROADCAST  RUNNING MULTICAST MTU:1500   Métrica:1
              IRQ:16 Endereço de E/:0xa000

lo            Link encap:loopback local
              iniet end.: 127.0.0.1 Masc:255.0.0.0
              endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
              UP LOOPBACK RUNNING MTU:16436 Métrica:1
              pacotes RX:120 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
              pacotes TX:120 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
              colisões:0 txqueuelen:0
              RX bytes:6328 (6.1 KB) TX bytes:6328 (6.1KB)

O meu note está ligado a um cabo no roteador e este ao modem da NET (ubuntu+rede sem fio até agora nunca funcionou) este roteador tambem envia sinais wireless a um pc na mesma casa (Windows & kurumin NG - neste a internet funciona normalmente) o ip está sendo atribuido automaticamente pelo roteador.

dupavesi

soh p/ confirmar (veja se vc fez isso):
no network manager marque a opção "Conexão por fios" dpois clique em propriedades, desmarque o roaming e no campo "Configuração" deixe em "Configuração Automática (DHCP)" dê um OK, na aba DNS adicione os respectivos DNS's e aproveite e coloque o ip do seu roteador (acho q vc havia dito 192.168.1.1, soh confirme) aí clique em fechar....
pode ser q o ubuntu fique lento ou demore p/ responder alguns comandos espere ateh q volte ao normal.....
vah no firefox e tente acessar o roteador (192.168.1.1).......

vc quer wireless ou rede cabeada???
o procedimento eh bem parecido nos dois......
o q pode estar t bloqueando no caso wireless pode ser as configuracoes do roteador...tipo chave wep ou wpa, filtragem por MAC......

e esse dispositivo rth0 o q eh???
inet end.: 169.254.10.6 Bcast:169.254.255.255 Masc:255.255.0.0
se o teu roteador eh 192.168.1.1 como estah pegando esse ip????
tem algo de errado ae!!!

veja se vc nao fez nenhuma outra configuracao anteriormente......
falow

Rei

Dupavesi, apesar de ter feito antes eu repeti o que vc disse, sem sucesso! quanto ao dispositivo eu rth0 eu rodei o livecd 7.1 e ele não aparece no entanto ao rodar o livecd 8.04 ele aparece novamente, de qualquer forma optei por reinstalar o Ubuntu 8.04 e estou no mesmo ponto de quando iniciei o tópico.

Mat Roland

Tente isso:

Antes de colocar DNS primário e secundário coloque: 10.0.2.3
Eu fiz um tópico para esse problema que também estava enfrentando, ai por acaso descobri esse método, espero que dê certo, para mim deu.

Rei

Valeu Mat tentei esta dica e não funcionou tambem, baixei as atualizações do Ubuntu pelo Windows e instalei para ver se resolvia o problema tambem não deu certo, liguei cabo de rede no note e na porta wan do roteador e não consegui acessar a tela de configuração do roteador (estranho), to achando que o pau está na placa de rede ou no NetworkManager, vou pesquisando por aqui por enquanto, mas se alguem tiver outra dica......

dupavesi

veja e poste o seu arquivo /etc/network/interfaces
vc desativou algum servico em Sistema>Preferências>Sessões????
falow

Rei

iNTERFACES

auto lo
iface lo inet loopback
e mais uma coisa que tá ocorrendo ao desligar o sistema aparece várias mensagens de erro do networkmanager e a máquina não desliga, eu havia encontrado um tópico relacionado a este problema certa vez por acaso, vou tentar encontrar novamente.

obrigado

Rei

Encontrei o tópico sobre as mensagens de erro do network manager, e pelo que vi as atualizações corrigem o problema e não há nada relacionado sobre o não funcionamento da internet, não deve ter ligação com o meu caso.