Autor Tópico: Eu não sei usar o linux e não tenho (nem quero mais) o windows... (Resolvido)  (Lida 1917 vezes)

Offline mkmouse

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Um Rato No Meio Do Mundo
Estou com uma dúvida, e ela na minha maneira de ver é bem simples para que conhece bem o linux, eu só o uso diretamente 2 meses.

Tenho 4 HDs e 2 CD/DVD em uma unica máquina e NÃO USO WINDOWS EM NENHUMA PARTE DA MINHA MÁQUINA, e desde que isso não afete em nada o meu SO Linux, nada de windows eu quero saber.

Desculpem eu ter escrito em maiúsculo o final do paragráfo anterior, mas é que estou de ... e muito mais de ouvir, quer dizer ler, sobre divisões de um hd com windows e tem mais, de ler sobre os mais diversos comandos que não servem para a minha distribuição que é Kubuntu 8,10 com KDE 4,2.

Placa mãe - ASUS P5VD2-VM
Intel Core 2 duo 4,4
Ran com 2 Gb DDR2
Som On-board
Video nvidia Gforce 8400 Gs com 512 Mb
Dois monitores

Qual é o meu problema do momento? (pois há outros :-[, neste ponto nada diferente do que ocorre com qualquer SO do Planeta em relação ao usuário final)

Como eu consigo transitar com dados entre os meus HDs e outras distribuições de linux sem ter que pedir ajuda a um "pai de santo" para saber em que HD eu estou para pegar um dado e, se não for para o HD do sistema operacional em uso o local para onde este dado vai, como chego no HD de destino sem ter que adivinhar qual o certo?

Todos os meus Hds tem o mesmo nome!

Ainda não consegui, não vi ou foi por minha burrice mesmo, uma maneira de diferenciar isso, que por sinal muito me incomoda.

Se procuro por remomear eu não acho, por rótulo so vi arquivos e nada de hd por label foi parar na "lua"!

Gente assim não dá!

Como um simples iniciante como EU sou, que nasceu com CPM, passou pelo DOS e pelo sistemas dos computades da Apple, gerenciou redes de pcs sob Novel e ainda tem a petulância de ter um PC montado por ele mesmo e que está saindo do Windows para o linux, pode aprender sobre este SO se tudo o que encontra pela frente, são experts em Linux e nenhum simples mortal que sabe o básico do linux para ensinar algo útil a um novato como por exemplo um relação completa dos comandos e uma descrição do que eles fazem (EM PORTUGUÊS).

Se existe alguém por aí que conheça estes profundos mistérios das bases do linux, no formato on-line, por favor me escreva informando como consigo estas simples informações mais atualizadas pois as que sempre acho com as características que me são em alguns pontos peculiares tem no mínimo 2 anos e via de regra não se aplica ao meu caso.

Se quizerem me xingar por esta opostagem mal humorada o meu e-mail é mkmouse@ig.com.br

Mas lembrem-se, pelo amor de Deus... Eu não tenho e não vou usar  mais o windows!!!

mkmouse
++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

25/02/2009

O caso foi resolvido da seguinte maneira.:

Como ia mesmo formatar tudo no hd sata de 250 Gb e no IDE1 slave de 40Gb, usei o gparted para transformar os 2 HDs em (ext3).

Isso não me deu o que eu queria e ai escrevi o tópico anterior.

Como nada que fiz resolvia o problema, resolvi começar tudo de novo.

"Formatei" os 2 HDs de novo e nomei tudo de novo como houvera feito, e como da vez anterior, os nomes existiam nos HDs, mas não pareciam em nenhum lugar, a única diferença foi a demora, desta vez demorou um bocado!

Ates de reiniciar a máquina respondi a um dos membros do forum, dizendo que nada havia mudado.

Máquina reiniciada e então...

Voialá!!!

Os nomes estavam lá, no Dolphin, plenamente visíveis.

Não sei qual foi a bobagem que fiz anteriormente, o que sei é que o programa gparted, não só limpou os HDs como também os remomeou como eu queria.

Obrigado a todos...

Agora a minha briga é com o meu scanner um TCE S510... que se recusa a funcionar mesmo com o Wine instalado.

mkmouse
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2009, 19:41 por mkmouse »

Offline sspyder

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Eu não sei usar o linux e não tenho (nem quero mais) o windows...
« Resposta #1 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 19:36 »
Procura o guia foca.

Offline asghan

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 19:53 »
Bom imagino q pelo seu pc deve ser conexão Sata, então o sistema vai entender como sda1, sda2, sda3 e assim vai, no caso o sda1 é onde está instalado o Kubuntu, para saber os hds, basta entrar no etc/fstab e lá vai estar os HDS.

acho q é isso, pelo q entendi da sua pergunta.
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Gustavo S. L.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 24 de Fevereiro de 2009, 20:08 »
de fato, o Guia Foca é o melhor caminho para vc se aprofundar mais em Linux de forma on line.
O link é: http://focalinux.cipsga.org.br/

O material é dividido em 3 partes: Iniciante, Intermediário e avançado.

Os nomes que o linux dá para os HDs, assim como para qualquer dispositivo é diferente do Windows. é mais ou menos assim ó:

dispositivos Linux            dispositivos Windows

/dev/hda1              C: (Partição 1 da IDE Primária Master)

/dev/hda2              D: (Partição 2 da IDE Primária Master)

/dev/ttyS0             COM1 (Porta serial 1)

/dev/ttyS1             COM2 (Porta serial 2)

/dev/ttyS2             COM3 (Porta serial 3)

/dev/ttyS3             COM4 (Porta serial 4)

/dev/fd0                disquete(drive A:)

/dev/lp0                 LPT1(porta paralela - impressora)

/dev/dsp               Acesso a sua placa de som pelo canal digital

/dev/mixer             Acesso ao mixer da sua placa de som

/dev/psaux
ou                     Mouse PS2 e USB
/dev/input/mice

Espero ter ajudado. Um abraço

Offline PRSC

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 02:25 »
Uma vez eu bati cabeça pra renomear as partições pelo ubuntu, mexia no fstab e não funcionava.

Depois vi que tem que renomear no fstab e também nas pastas dentro da pasta "media", mas tem que acertar o hd tanto no fstab quanto na pasta media, olhar pelo tamanho é uma dica.

Abraço.

Edit:

Não sei se no kubuntu as partições se encontram dentro da pasta media, agora que me toquei desse detalhe.

T+
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2009, 02:29 por PRSC »
Placa Gigabyte 970A-ud3p..16 GB Corsair Vegeance..FX8300..nVidia GTx750Ti.Gabinete Cougar Challenger
Linux user #511

Offline Gustavo S. L.

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 25 de Fevereiro de 2009, 15:00 »
rs, de fato parece mais complicado mesmo. mas se prestarmos atenção veremos que os dispositivos são mais organizados no linux, e a estrutura com que são expostos permitem mais opções ao usuário/administrador. creio ser uma questão de costume. com o tempo, mexendo, fuçando, montando, desmontando, etc, o usuário acaba pegando os macetes. no windows é tudo muito fáciil porque não se tem muita opção.

:)