Autor Tópico: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!  (Lida 35910 vezes)

Offline Nosferatu Arucard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Online: 23 de Fevereiro de 2009, 10:28 »
O Football Manager 2009 continua na lista dos jogos compatíveis nos sistemas Linux (Ubuntu inclusive), desde que tenha um sub-sistema Win32 API instalado (o Wine, evidentemente) e hardware actualizado (muito importante!)

  Antes de começar deve verificar se o computador obedece aos seguintes requisitos mínimos:
- O computador deve ter obrigatoriamente uma placa gráfica 3D com um mínimo de 128 MB de RAM-Video.
- Somente as placas gráficas ATI, NVidea e Intel são suportadas pelo jogo, desde que tenha mais de 128 MB de RAM-Video e suporte para pixel-shaders 2.0. Em termos práticos, qualquer placa abaixo do modelo ATI X1300 (a do meu computador), da série 7 da Nvidea ou algumas placas Intel on-board com pouca memória não são suportadas e podem nem correr o jogo.
- O jogo faz uma verificação do hardware gráfico logo na inicialização, e caso não cumpra os requisitos, simplesmente não correrá. Aparecerá o célebre erro: "Cannot initialize graphic system"
- É necessário instalar as últimas versões dos drivers proprietários das placas gráficas, especialmente nas NVideas que possuem alguns bugs.
- O jogo exige um mínimos de 1 GB de RAM para correr, pode ser possível correr com 512 MB, mas para jogos baseados em bases de dados maciças, tendo 2 GB de RAM ou superior incrementa o desempenho.
- Ter um processador dual-core, incrementa a performace do jogo, e deve ser pelo menos superior a 1 GHz.

 Regra geral, deve-se instalar a última versão do Wine a partir do site oficial desta aplicação. Testei na versão 1.1.13, e correu perfeitamente. Na versão 1.1.15 não foram registados problemas. Quando instalar o Wine, corra a aplicação winecfg para configurar correctamente:
- A melhor opção é escolher a versão "Windows XP", embora o modo "Windows Vista" seja perfeitamente compatível.
- Aproveite para configurar o som, e escolha opção ALSA.

  O único problema que terá é durante a instalação, conforme veremos em seguida:
1. Insira o DVD do jogo e aguarde pela identificação do mesmo. Assim, abra a pasta do seu conteúdo e clique em setup.exe (Associe os executáveis com o Wine, se necessário).
2. O instalador recorre a uma máquina virtual Java (incluída no DVD) minimizada que corre automaticamente. (Caso ocorra um crash, actualize os drivers da placa gráfica, ou alterne com o ambiente KDE/Gnome que pode contornar o problema).
 É aqui que surge o principal problema: os écrans aparecem todos brancos! Trata-se de um bug do DirectDraw do WIne que ainda não foi devidamente corrigido.
3. Assim, para poder instalar o jogo, terá que efectuar uma sequência de teclas para contornar este bug gráfico.
  Prima Enter para fechar a primeira janela (a janela WineConsole não deve ser fechada), que depois inicia o processo de instalação.
  Prima Enter para continuar a introdução do programa (que ainda não podemos vê-lo, somente no Windows)
  Aceite a licença, premindo a seguinte sequência de teclas: três Tab seguidos, uma tecla de espaços, quatro Tab seguidos e ainda um Enter.
  Aceite a pasta de instalação padrão (C:\Programas\Sports Interactive\Football Manager 2009), premindo: dois Tab seguidos, uma tecla de Espaços, três Tab, e Enter para finalizar.
 Prima Enter para aceitar a instalação rápida e não instalar o DirectX (isto estragava tudo, porque o DIrectX do WIne não deve ser substituído)
 Prima ENter para confirmar as opções, e a instalação começara com outro Enter.
 No meu computador, demorou 30 segundos para instalar o jogo, mas noutras máquinas poderá ser maior.
 Quando terminar (abra a directoria do jogo para verificar se não há activadade), prima Enter para fechar o instalador.
4. Recomenda-se a instalação dos patches enviados pela produtora. Felizmente, basta clicar no executável para proceder a actualização. A actualização decorrerá sem procedimentos adicionais, basta clicar em Update.
5. Por fim, deve-se instalar algumas bibliotecas em falta. Caso seja necessário, instale o ficheiro d3dx9_38.dll a partir de sites como o www.dll-files.com, e depois copie para a pasta windows/system32 do Wine.
  O jogo necessita das bibliotecas runtime Microsoft Visual C++ 2005 que podem ser descarregadas através do site da Microsoft, recomenda-se também a instalação do Service Pack 1 do Microsoft Visual C++ 2005 inclusive. Depois clique nos executáveis para os instalar correctamente.
6. Findo tudo isso, reinicie o seu computador para reiniciar os drivers de vídeo adequadamente.

  Antes de jogar, o jogo deve ser activado para ser uma cópia legal. Recomenda-se que actualize o activador, descarregando a actualização a partir do site SI Games, ou a partir deste link: http://www.fmtux.net/index.php?action=downloads;sa=view;down=4
 Uma vez descompactado na directoria do jogo, abra uma janela de terminal e execute os seguintes comandos:
 cd .wine/drive_c/Programas/Sports Interactive/Football Manager 2009
 wine activator -activate KEY
 A cadeia KEY corresponde ao número de série do jogo que deve colocar como argumento, que caso seja correcta, activará correctamente o jogo.

  Finalmente, basta clicar no ícone do jogo, ou no menu do sistema para começar a jogar!
 Caso tenha hardware gráfico adequado e seguido o guia poderá começar a jogar em poucos minutos, incluindo o modo 3D (mesmo que em alguma placas no limite dos requisitos mínimos tenha um framerate baixo).
Divirta-se!

Offline William Lopes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
  • User Ubuntu Forever
    • Ver perfil
Re: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Resposta #1 Online: 20 de Abril de 2009, 00:52 »
Aqui eu instalei certinho... Nem testei e instalei o patch v9.3 e não funfou... Ele finge que inicia e num acontece nada... Alguém sabe o porque?

Abraçosss

Offline Riven

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2009, 20:13 »
Ja somos dois , também consigo instalar com os passos aqui descritos mas no fim ao executar o jogo nao acontece nada  ???

Offline Nosferatu Arucard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Resposta #3 Online: 30 de Abril de 2009, 13:38 »
Uma actualização para a versão 9.3.0, conforme eu li no WineDB, são necessárias mais algumas bibliotecas adicionais.
Quando terminar a instalação e instalar o patch para a versão 9.3.0 procure e instale as seguintes bibliotecas dinâmicas:
pdh.dll (http://www.dll-files.com/dllindex/dll-files.shtml?pdh)
odbcbcp.dll (http://www.dlldump.com/download-dll-files.php/dllfiles/O/odbcbcp.dll/download.html)
Estes dois ficheiros deverão localizar-se na directoria .wine/drive_c/windows/system32
Com isso, o problema ficará resolvido!

Offline Delmacedo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Resposta #4 Online: 24 de Maio de 2009, 08:19 »
Bom amigo.

Eu tenho o steam no linux e baixei o jogo por ele. O que acontecia era quando eu abria o jogo ficava uma mensagem " Instalando directx" depois sumia e o jogo não inicializava. Fiz o que você pediu acima, agora acontece a mesma coisa, mas, quando a mensagem some, aparece uma pagina para ativação do jogo. Mas, Impossivel de Clicar em next (para continuar) porque a pagina toda está como txt simples sem links.

O ativador que você passou eu não usei. Pois, eu não sei onde o steam salva o jogo.

Offline Nosferatu Arucard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Resposta #5 Online: 24 de Maio de 2009, 19:42 »
O activador alternativo (que funciona na linha de comando) é o único que funciona no Wine, e eu testei na versão DVD com sucesso.
Se comprou pelo steam, então o jogo estará provavelmente na directoria:
 C:\Programas\steam\steamapps\common\football manager 2009
Ou seja, o wine traduz para:
 /home/utilizador/.wine/drive_c/Programas/steam/steamapps/common/football manager 2009

Abra um terminal e pule para esta directoria que eu referi acima, e depois extraia o activador que referi no primeiro post publicado.
Quando fizer a activação, não se esqueça de instalar as bibliotecas adicionais (Microsoft ODBC e Microsoft Visual C++ 2005 e SP1 inclusive):
http://www.dll-files.com/dllindex/dll-files.shtml?pdh
http://www.dlldump.com/download-dll-files.php/dllfiles/O/odbcbcp.dll/download.html
http://www.microsoft.com/Downloads/details.aspx?displaylang=en&FamilyID=32bc1bee-a3f9-4c13-9c99-220b62a191ee
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=200b2fd9-ae1a-4a14-984d-389c36f85647&displaylang=en
http://www.dll-files.com/dllindex/dll-files.shtml?d3dx9_38
 Em relação ao pdh.dll e dedx9_38.dll não sei se serão realmente necessários na última versão do Wine.

Depois eu recomendo que reinicie o computador antes de começar a jogar.

Offline HALLSIX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Resposta #6 Online: 23 de Junho de 2009, 08:21 »
Ainda não consegui, eu estou usando a partir do steam, o steam instalou o sistema na boa, mas abre a mesma janela de aticação que não tem link para clicar em next.
coloquei o activator que voce passou no primeiro post. só não entendi a parte onde eu tenho que digitar no terminal a ativação, dá para ser um pouco mais claro?
eu digito exatamento o que?
grato.

Offline toninho_77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Resposta #7 Online: 27 de Junho de 2009, 13:06 »
Já consegui a instalação, mas há aqui kk coisa que n bate certo ele instala o jogo no:

/home/toninho/.wine/drive_c/Programas/Sports Interactive/Football Manager 2009

e no

/home/toninho/.wine/drive_c/Program Files/Sports Interactive/Football Manager 2009

exactamente com o mesmo sistema de ficheiros...

Depois vou para abrir o jogo aparece isto.


(depois de instalar o jogo coloquei logo de seguida o patch 9.3)

Alguma dica?

Cumps.
« Última modificação: 27 de Junho de 2009, 16:12 por toninho_77 »

Offline Nosferatu Arucard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Resposta #8 Online: 30 de Junho de 2009, 12:19 »
Se instalou o jogo pelo Steam, então deverá copiar os executáveis do patch do activador (activator.exe) para a seguinte pasta:
 /home/utilizador/.wine/drive_c/Programas/steam/steamapps/common/football manager 2009

Depois, tendo em mão o serial key (pode usar as ferramentas do Steam para mostrar a chave de licença), abra um terminal e pule para esta pasta:
cd  /home/utilizador/.wine/drive_c/Programas/steam/steamapps/common/football manager 2009
wine activator.exe -activate SERIAL
 (O serial deve ser colocado em minúsculas e tudo junto, os 25 caracteres)

Se necessário, deve instalar o .NET 2.0 Framework e o Gecko engine para que a activação funcione adequadamente:
Instruções mais detalhadas encontram-se neste excelente site francês:
http://www.fmtux.net/

A instalação do .NET 2.0 é um bocado suja, e recomenda-se o uso de um script que efectua automaticamente estas operações:
wget http://www.kegel.com/wine/winetricks
E depois faça:
sh winetricks dotnet20 gecko
Aceite todas as operações relevantes, e problema deverá ficar resolvido.

Offline toninho_77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Resposta #9 Online: 02 de Julho de 2009, 10:30 »
Se instalou o jogo pelo Steam, então deverá copiar os executáveis do patch do activador (activator.exe) para a seguinte pasta:
 /home/utilizador/.wine/drive_c/Programas/steam/steamapps/common/football manager 2009

Depois, tendo em mão o serial key (pode usar as ferramentas do Steam para mostrar a chave de licença), abra um terminal e pule para esta pasta:
cd  /home/utilizador/.wine/drive_c/Programas/steam/steamapps/common/football manager 2009
wine activator.exe -activate SERIAL
 (O serial deve ser colocado em minúsculas e tudo junto, os 25 caracteres)

Se necessário, deve instalar o .NET 2.0 Framework e o Gecko engine para que a activação funcione adequadamente:
Instruções mais detalhadas encontram-se neste excelente site francês:
http://www.fmtux.net/

A instalação do .NET 2.0 é um bocado suja, e recomenda-se o uso de um script que efectua automaticamente estas operações:
wget http://www.kegel.com/wine/winetricks
E depois faça:
sh winetricks dotnet20 gecko
Aceite todas as operações relevantes, e problema deverá ficar resolvido.

Eu acho que não instalei o jogo pelo Steam, pois não tenho numa pasta em programas chamada Steam e tenho o jogo instalado.
Alguma dica?
Cumps.

Offline toninho_77

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Resposta #10 Online: 03 de Julho de 2009, 23:18 »
Segui os passos todos e agora dá-me o seguinte erro:



Alguém sabe pk?

Já ando á dias a tentar instalar o jogo e sem sucesso, se alguém me puder dar uma ajudinha a 100% agradecia. (toninho_77@hotmail.com)
cumps.

Offline Nosferatu Arucard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 67
    • Ver perfil
Re: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Resposta #11 Online: 06 de Julho de 2009, 22:33 »
Trata-se de um erro da instalação do Visual C++ 2005 e então a biblioteca .NET 2.0 falha devido a um conflito de versões.
Tente instalar as bibliotecas Visual C++ 2005 RTM e SP1

http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=32BC1BEE-A3F9-4C13-9C99-220B62A191EE&displaylang=en
http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?familyid=200B2FD9-AE1A-4A14-984D-389C36F85647&displaylang=en

Instale-as por esta ordem...
Depois deverá correr...

De qualquer forma, caso não funcione é por está com o Registo corrompido e o melhor é apagar a pasta .wine e criar uma nova.

Offline TomS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Resposta #12 Online: 25 de Julho de 2009, 13:33 »
Olá, sou novo por aqui, tanto no forum como no linux, entao precisava de uma ajuda, eu fiz tudo como estava escrito. Quando cheguei ao fim, na parte de activar, dá o seguinte erro: cd .wine/drive_c/Programas/Sports: Arquivo ou diretorio não encontrado. E eu  pus cd .wine/drive_c/Programas/Sports Interactive/Football Manager wine activator -activate Key. Alguem poderia ajudar? Muito obrigado desde já :)

Offline Frize

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Resposta #13 Online: 01 de Setembro de 2009, 11:45 »
Olá.
Tentei instalar seguindo o tutorial  mas quando vou para activar, não consigo activar... Abro e aparece-me a mesma coisa que ao toninho_77... Alguém me pode ajudar? Já instalei os 2 pacotes pelo Winetricks e não consegui activar...

Offline Luciano Hammond

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Guia Simples para Instalar o Football Manager 2009 no Ubuntu!
« Resposta #14 Online: 01 de Setembro de 2009, 15:40 »
Aqui eu instalei o FM e quando clico não acontece nada.
Já tentei colocar as dlls mas continua a mesma coisa
NO Terminal dá esse erro:

/home/lu/Football Manager 2009# wine fm.exe
fixme:actctx:parse_depend_manifests Could not find dependent assembly L"Microsoft.VC80.CRT"
err:module:import_dll Library MSVCR80.dll (which is needed by L"Z:\\home\\lu\\Football Manager 2009\\saAuditMD.dll") not found
err:module:import_dll Library MSVCP80.dll (which is needed by L"Z:\\home\\lu\\Football Manager 2009\\saAuditMD.dll") not found
err:module:import_dll Library saAuditMD.dll (which is needed by L"Z:\\home\\lu\\Football Manager 2009\\fm.exe") not found
err:module:LdrInitializeThunk Main exe initialization for L"Z:\\home\\lu\\Football Manager 2009\\fm.exe" failed, status c0000135

Detalhe:O FM 2008 roda perfeitamente,e é Rip