Autor Tópico: [Tutorial] Aumentando o Desempenho em Jogos Para Quem Tem Compiz-Fusion...  (Lida 6493 vezes)

Offline HitoriX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
Breve História

Uma coisa que sempre me encheu um pouco o saco no Ubuntu, foi o fato de que quando eu ia jogar alguma coisa, ficavam algumas faixas pretas piscando na tela. As vezes a coisa era pior... parte do menu do GNOME aparecia nos jogos, e muitas vezes apareciam dois ponteiros do mouse no jogo.
Isso incomodava muito quando eu ia jogar algo. Depois de um tempo acabei descobrindo que o Compiz-Fusion consome muitos recursos, e deixa o desempenho de jogos e alguns outros programas mais lentos. Tive até que formatar o note uma vez, pois na tentativa de arrumar estas faixas pretas, ferrei com o drive da minha placa de vídeo.

Pois bem... todos me disseram a mesma coisa: Instala novamente o Ubuntu e não instala o Compiz, e assim todos os jogos vão rodar normalmente. Mas sabe... eu gosto do Compiz-Fusion, e gosto do Emerald também. Sendo assim procurei uma alternativa... procurei algum tempo no Google, e encontrei o Compiz-Switch, algo que definitivamente resolveu meus problemas.

Mas o que este Compiz-Switch faz?

Simples, em um resumo porcamente mal feito, ele desativa/ativa o Compiz. Explicando mais detalhadamente ele desativa o Compiz e ativa o gerenciador de janelas padrão. Para ativar o Compiz denovo, basta clicar no ícone do Compiz-Switch denovo e pronto.

O que eu preciso para ele funcionar?

Essa é a melhor parte. Você não precisa compilar nada, só baixar o pacote para sua distro e instalar. Ele funciona com o GNOME, KDE ou Xfce, simples não?

Amei isso, mas onde eu faço o download?

Simplesmente clique aqui e escolha o pacote para o Ubuntu/Kubuntu/Xubuntu.

E como faço funcionar?

Bom, supondo que você baixou o .deb para o Ubuntu/Kubuntu/Xubuntu clique nele e instale como qualquer outro pacote. Depois é só clicar no seu ícone e pronto =D
Ele deve aparecer em:

Citar
GNOME: Aplicações → Acessórios → Compiz-Switch
KDE: K-menu → Utilitários → Compiz-Switch
Xfce: Aplicações → Acessórios → Compiz-Switch
(Não tenho certeza se é K-Menu no KDE '-')

Agora entre em qualquer jogo e note a diferença =D
Esta dica melhora o desempenho em geral, mas como eu uso o Emerald, eu fico sem os botões de fechar e etc, e minha Dock fica com fundo preto, então só uso quando vou jogar.

Não tenho certeza absoluta se melhora o desempenho em outras configs, mas no meu melhorou supremamente, e resolveu todos os problemas de vídeo em jogos. Lembrando que minha placa de vídeo é uma Intel GM965...

Bom, espero ter ajudado ;)
Se esqueci de algo, me desculpem, e se possível me corijam ^^
E desculpe o português também ^^"
Abraços a todos ;)

EDIT: Vale citar que você NÃO perde configuração alguma do Compiz. Quando reativa-lo, ele estara como era antes. E a cada reenicialização, o Compiz volta ativado.
« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2009, 19:19 por HitoriX »

Offline vipseixas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Aumentando o Desempenho em Jogos Para Quem Tem Compiz-Fusion...
« Resposta #1 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 04:40 »
Boa dica. Só queria registrar que no repositório padrão tem um programa chamado fusion-icon que, entre outras coisas, também faz isso.

Offline HitoriX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
Re: [Tutorial] Aumentando o Desempenho em Jogos Para Quem Tem Compiz-Fusion...
« Resposta #2 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 13:56 »
Eu prefiro usar o Compiz-Switch cara, ele desativa tudo mesmo. O Fusio-Icon não desativa 100%... pelo menos eu não consigo fazer isso ^^"

Offline vipseixas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Aumentando o Desempenho em Jogos Para Quem Tem Compiz-Fusion...
« Resposta #3 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 15:00 »
Eu prefiro usar o Compiz-Switch cara, ele desativa tudo mesmo. O Fusio-Icon não desativa 100%... pelo menos eu não consigo fazer isso ^^"

Eu não conheço o Compiz-Switch (vou baixar para experimentar), mas no fusion-icon eu só mando trocar o Compiz pelo Metacity, normalmente o desempenho de vídeo fica normal depois disso. Realmente não sei se tem mais alguma pegadinha aí :)

Offline HitoriX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
    • Ubuntu-BR-SC
Re: [Tutorial] Aumentando o Desempenho em Jogos Para Quem Tem Compiz-Fusion...
« Resposta #4 Online: 22 de Fevereiro de 2009, 16:34 »
Talvez a única coisa que o Compiz-Switch faça é automatizar tudo isso ^^
Porque no caso ele deve desabilitar o Compiz e ativar o Metacity (ou desativar os dois), e desativar o emerald e ativar o GTK (ou os dois XD) ^^
De qualquer forma, o Compiz-Switch deixa tudo mais rápido ^^

Offline brunophb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Aumentando o Desempenho em Jogos Para Quem Tem Compiz-Fusion...
« Resposta #5 Online: 22 de MAR?O de 2009, 23:14 »
Agradecendo a dica do Compiz-Switch  :) funcionou conforme eu precisava, vlw
Viva livre!!!!!!!!!!

Offline andrems

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 59
    • Ver perfil
Re: [Tutorial] Aumentando o Desempenho em Jogos Para Quem Tem Compiz-Fusion...
« Resposta #6 Online: 03 de Agosto de 2009, 01:57 »
O Compiz-Switch simplesmente fecha o compiz e abre o windowmanager nativo.
Aqui, como tenho pouco jogos, eu escrevo um script pra cada jogo mais ou menos assim:

Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
metacity --replace  # troca o compiz pelo metacity
/opt/x-plane/xplane # inicia o simulador X-Plane
compiz --replace    # após o término do jogo, reinicia o compiz

...E troco o link do jogo para esse script no menu. Dessa forma não preciso clicar em nada além do link do jogo, e não acontece de eu abrir o jogo pra lembrar (!) que esqueci de fechar o compiz.  ;)