Autor Tópico: Kubuntu ou Ubuntu !!!! Qual escolher !!!  (Lida 9705 vezes)

Offline Versuri

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: Kubuntu ou Ubuntu !!!! Qual escolher !!!
« Resposta #15 Online: 13 de Dezembro de 2006, 07:54 »
Tenho o Ubuntu instalado e fiz a besteira de instalar o kubuntu-desktop, mudou o Splash para Kubuntu (azul), a tela de Login ficou azul com o logo do Kubuntu e deu alguns problemas em programas. Tive que reinstalar o Ubuntu do zero.
Não gostei do Kubuntu, nada contra o KDE porém o Ubuntu é mais estável e vc se acostuma com o Gnome.
Eu acho que deve-se testar o Ubuntu e o Kubuntu em partições distintas e escolher.

Eu tenho o Ubuntu (gnome) e o Big Linux (KDE).

Offline Andre Cavalcante

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #16 Online: 13 de Dezembro de 2006, 10:28 »
mundano, gostei dos pontos que você levantou, pois sempre ouvir as histórias sobre o kde e o gnome, mas nunca alguém tinha me dito nada "de fato". Cê tem mais informações?

André Cavalcante
Manaus, AM.
--------------
André Cavalcante
Manaus, AM

Offline mundano

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #17 Online: 14 de Dezembro de 2006, 11:57 »
A verdade é que poucos factos se ouvem porque poucos factos foram seriamente estudados...

A unica coisa que sei é que ao que parece os developers do Gnome e alguns independentes disseram que a unica falha que tinha o estudo é que media o uso de memoria depois do sistema arrancar. E não ao fim de horas de utilização, onde memory leaks e coisas do genero podem fazer a diferença.

Então, estão a desenvolver um projecto que visa criar uma especie de BOT que pode ser deixado durante horas a fazer tarefas comuns como abrir browser, escrever um texto, checkar os emails, tanto no KDE como no Gnome e XFCE, e assim medir o uso de memoria em utilização real. Quando esse projecto avançar poderemos ter dados mais concretos e alguns problemas de um e do outro desktop manager podem ser detectados e resolvidos. Porque o interesse disto não é estar aqui tipo criancinha a dizer "o meu é melhor do que o teu", é ver onde estão os problemas e resolve-los..

Por fim, há um estudo curioso.. Para quem não sabe, em Inglaterra o condado de Birmingham, fez um case study em que equiparam algumas agências governamentais com software livre paa estudar os custos, dificuldades e beneficios de mudarem todo o sistema deles no futuro para software livre..
Eles começaram com Gnome, porque visualmente foi o que mais apelou à primeira vista numa sondagem feita entre os utilizadores.. Mas foram tendo problemas de usabilidade constantes que quase acabaram com o programa, mas resolveram trocar para o KDE numa ultima experança e as palavras deles são estas:

"The case study also detailed the many frustrations involved in approaching an unfamiliar desktop technology, including the discovery that key applications wouldn't run on Linux and usability problems with the original Gnome interface. At one point, realising that most of the usability issues were attributable to Gnome, which had taken three months to configure, staff ripped out Gnome and replaced it with KDE. The new interface was up and running within a week."

Para quem não sabe Inglês, o que eles dizem é que mudar para um sistema diferente apresenta sempre muitas dificuldades, e que tiveram muitos problemas de usabilidade durante 3 meses com o Gnome.. Resolveram mudar para KDE e os principais problemas ficaram resolvidos em 1 semana..  As maiores capacidades de configuração do KDE permitem isso, e algumas coisas como o cursor aos saltinhos quando a aplicação está a abrir são o tipo de coisas que eles apontaram como muito positivas. Porque em computadores mais antigos, no Gnome como não há feedback as pessoas acabavam por abrir varias vezes o mesmo programa e perdiam tempo precioso naquilo. No KDe viam o icone e percebiam que o programa estava a abrir..

Pode-se dizer que este projecto foi salvo pelo KDE, e que provavelmente todo o condado de Birmingham ira mudar para software livre graças a isso.  ;D

EDIT: o relatorio está aqui: http://www.opensourceacademy.org.uk/solutions/casestudies/birminham-city-council/
São quase 70 paginas em Ingles, mas quem for curioso pode ler.

Offline lr.gamito

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
« Resposta #18 Online: 14 de Dezembro de 2006, 16:13 »
Eu tbm sou um dos que testou os 2.

Comecei do seguinte,  a bastante tempo que eu uso o linux, mas pra falar a verdade só usava pra servidor, usava muito o kurumin (desde a versão 2.13 que tenho até hj o cd) e achava muito bom o tal de icones mágicos e apt-get, ja que os servidores que eu administrava era RedHat, mas com o kurumin sempre faltava alguma coisa, ou simplesmente não sabia da onde ele baixava certas coisas, nem como istalava.
Dai que testei o ubuntu, de inicio eu estranhei muito o gnome, e acabei deixando de lado.
Resolvi tentar o Kubuntu, mas percebi ele muito mais pesado que o kurumin e que o ubuntu, então tbm deixei de lado.
Ai quando saio o Dapper um amigo falou que estava melhor, ai resolvi testar e persistir até aprender nele, e hj já consigo fazer tudo em gnome, e já consegui configurar tudo que queria, ja que nunca tive dificuldade em modo texto por ja ter familiaridade, bom agora ele é o meu desktop oficial, mas ainda tenho windows na partição pois tenho muitos arquivos nela... e falta tempo pra passar tudo pro ubuntu...

Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline Andre Cavalcante

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #19 Online: 18 de Dezembro de 2006, 15:15 »
Concordo com o mundano, não é uma questão de saber se este é o melhor que aquele, mas achar os problemas e buscar as soluções. De fato, usar um ou outro é mais uma questão de gosto, mas há que se verificar o seguinte:

* A maioria dos aplicativos que uso são gtk ou qt? Se forem gtk é bem melhor que você use o gnome, se forem qt, use kde. Olhando os número da pesquisa apontada pelo mundado, imagina ter +100M da outra biblioteca?
* Qual estou mais familiarizado? O pessoal que vem do Windows sente um pouco mais para usar o Gnome. É bom que lembre disso.
* Como vou querer "controlar" o ambiente dos usuários? Se bem que no mundo linux não há tanta necessidade porque os perfis de usuário funcionam de fato, mas se o administrador quizer ter algum controle o Gnome é melhor, apenas porque pemite menos configurações, o que pode ser uma vantagem. Lógico, nada que scripts e configurações de arquivos nos dois ambientes não resolvam, mas já é uma ajuda
* etc.

André
--------------
André Cavalcante
Manaus, AM

Offline jomafras

• Usuário Ubuntu
  • *
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
« Resposta #20 Online: 19 de Dezembro de 2006, 08:03 »
Quando as pessoas falam que preferem o Kubuntu porque o KDE é mais parecido com o Windows eu concordo.

Quando usei o Ubuntu pela primeira vez eu senti que era o Linux que eu gostaria de usar.

E isso se confirma depois de mais ou menos 8 meses de uso...cada vez menos eu uso Windows...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline lr.gamito

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
« Resposta #21 Online: 19 de Dezembro de 2006, 08:23 »
Eu acho q a escolha é questão de costume e gosto, pq eu sempre usei distros com KDE, e o ubuntu é a primeira com gnome, e estou me dando muito bem com ele, e dá pra customizar e deixar mais parecido com o windows (barra pra baixo e menu completo no canto esquerdo), ja uso linux a uns 2 anos, e só uso o windows por causa do corel...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline raphabonelli

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #22 Online: 20 de Dezembro de 2006, 10:13 »
Eu escolhi o Ubuntu, mas foi dependência direto do GIMP e outros programas baseados em GTK.
.......................
"My words but a whisper, your deafness a shout."

Offline samuelbh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #23 Online: 20 de Dezembro de 2006, 10:16 »
Eu uso o Ubuntu com Gnome pois já uso outra distro com KDE (Big Linux) e resolvi variar. Mas visualmente achei mais agradável, principalmente a organização dos menus, em relação ao kubuntu.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Versuri

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
« Resposta #24 Online: 20 de Dezembro de 2006, 17:16 »
Eu uso o Ubuntu com Gnome pois já uso outra distro com KDE (Big Linux) e resolvi variar. Mas visualmente achei mais agradável, principalmente a organização dos menus, em relação ao kubuntu.

No inicio o Gnome me pareceu mais complicado pois eu tinha ainda a interface do Windows, mas agora eu considero o Gnome melhor distribuído que o KDE e Windows, é mais fácil de encontrar os comandos e também vc pode personalizar da forma que quiser.
Uso o Ubuntu (Gnome) e Big Linux (KDE).

Piras

• Visitante
« Resposta #25 Online: 21 de Dezembro de 2006, 01:33 »
A questão não é exatamente se o KDE é melhor que o Gnome ou vice-versa. A questão é polêmica e depende do gosto pessoal, inclusive o gosto estético. Na verdade o que importa é saber qual distribuição é melhor, o que não depende só do ambiente gráfico (desktop).

Embora eu prefira o Gnome, acho o KDE um excelente ambiente gráfico. E, no caso do Kubuntu, ele é especialmente elegante e coerente. Gosto muito dessa opção de usar um KDE o mais Qt possível, fazendo o mesmo com o Gnome em relação ao GTK+. É algo que estimula o desenvolvimento de bons aplicativos gráficos com ambas as bibliotecas.

Mas há outros fatores tão importantes quanto estes, como funcionalidade, rapidez, leveza e estabilidade.

No meu caso, quando testei o Kubuntu Breezy e o Kubuntu Dapper achei ambos um pouco menos estáveis que o Ubuntu. A questão é saber se esta diferença diminuiu agora com o Edgy ou se continua a mesma.

E, pelo que sei, tanto o Xubuntu quanto o Fluxbuntu são também distribuições muito boas. O primeiro tem merecido resenhas muito boas por parte da comunidade Linux.

Offline samuelbh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #26 Online: 21 de Dezembro de 2006, 08:35 »
Eu usei Xubuntu na epoca que so tinha 128MB de memoria, e realmente é muito bom. MAs aí eu preferi algo mais bem desenvolvido (Gnome em relação ao Xfce), por isso prefiro o Ubuntu. Se o fluxbuntu tivesse icones nos menus, talvez eu usasse (o kalango 3.2a tem, achei muito bonito, alem de extremamente leve - o kalango 3.3 tiraram, uma pena).

Piras

• Visitante
« Resposta #27 Online: 21 de Dezembro de 2006, 17:25 »
Eu usei Xubuntu na epoca que so tinha 128MB de memoria, e realmente é muito bom. MAs aí eu preferi algo mais bem desenvolvido (Gnome em relação ao Xfce), por isso prefiro o Ubuntu. Se o fluxbuntu tivesse icones nos menus, talvez eu usasse (o kalango 3.2a tem, achei muito bonito, alem de extremamente leve - o kalango 3.3 tiraram, uma pena).

E o Kalango 3.3, como anda? Você já testou? Pelo que li no fórum, ele tem um pouco mais de bugs que as versões anteriores, não é? Sempre tive muito carinho por esta distro: aliás, foi por meio dela que me "apaixonei" pelo Debian.

Offline samuelbh

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #28 Online: 21 de Dezembro de 2006, 22:53 »
Piras, usei e não gostei. A 3.2a estava bem melhor antes. Nao gostei, pq tiraram todos os outros ambientes gráficos. E o painel de controle não esta tao completo como era antes.

Piras

• Visitante
« Resposta #29 Online: 23 de Dezembro de 2006, 19:32 »
Piras, usei e não gostei. A 3.2a estava bem melhor antes. Nao gostei, pq tiraram todos os outros ambientes gráficos. E o painel de controle não esta tao completo como era antes.

Lembro-me que, há cerca de dois anos atrás, o Kalango era minha distro exatamente porque o Gnome ali era configurado de modo decente e não havia dificuldade nenhuma em usá-la. Mas eles já haviam informado antes que a nova versão só teria o KDE e - talvez - um gerenciador leve. Não posso reprová-los, pois configurar com tanta perfeição tantos ambientes gráficos, como acontecia antes, dá realmente trabalho demais para um projeto tão modesto e havia ainda o problema do tamanho da imagem iso, que é especialmente grave quando se trata de um Live CD.

Bem, para quem gosta de um Debian fácil de usar e de um Gnome bem configurado, é só aguardar o Debian-CDD-BR. Suponho que em fevereiro ou março, dependendo da data em que for lançado o Etch, ele já estará "na rua".

Obrigado, samuel, pela atenção!