Autor Tópico: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO  (Lida 3378 vezes)

Offline danaddao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
[DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Online: 31 de Janeiro de 2009, 19:33 »
Estou pra instalar o Ubuntu no meu notebook e me falaram que seria bom fazer uma partição de sistema em "/" e uma partição /home para seus arquivos.
Neste caso, me falaram pra fazer o seguinte:

Como tenho um HD de 160Gb, ai seria 15Gb para "/" e o restante para /home mas também fiquei sabendo que quando você instala um programa ele vai pra partição / ao invez de ir para /home.

Também fui informado que é bom fazer esse tipo de particionamento pois quando você atualiza o SO ou instala um novo SO ou vai formatar, os arquivos no /home permanecem, facilitando a formatação ou atualização.

Queria saber se isso é verdade e se posso fazer realmente assim ou se tem outro processo que eu poderia fazer.
Estou colocando essas informações aqui porque sei que posso receber insformações mais confiáveis aqui =)
Desde já agradeço.
#3

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Resposta #1 Online: 31 de Janeiro de 2009, 21:38 »
Opa! Eu recomendo que vc deixe a home numa partição separada sim! Quanto ao tamanho da / eu aqui deixei 20 gb e está bem tranquilo! Isso vai muito de como vc vai usar seu sistema! Seguem trechos de postagens sobre o tema que fiz no meu blog.

"veja bem, em GNU/Linux todos os diretórios (pastas) ficam dentro do diretório "/" (raiz), inclusive o "home" que é o diretório onde ficam os arquivos do usuário. Contudo, pode-se configurar o diretório home em uma partição separada, e isso poupará bastante tempo do usuário permitindo que ele troque ou atualize seu sistema, sem a necessidade de formatação de todo o seu disco rígido, bastando neste caso formatar tão somente a partição de disco rígido onde os arquivos de sistema estão instalados.
...
Em algumas distribuições já na instalação é possível, escolher uma partição de disco para ser utilizada exclusivamente pelo diretório /home. Dentre estas distros posso citar como exemplo BigLinux, PClinuxOS, Ubuntu e Mandriva. Contudo esta lista é mais extensa! É isso ais pessoal, para quem não quer ter muita dor de cabeça na hora de atualizar ou trocar o sistema fica a dica!"
Fonte: http://infosucata.blogspot.com/2008/05/formatar-ou-atualizar-seu-linux-sem-dor.html
e
"Um procedimento que julgo importante durante o planejamento do particionamento do HD é deixar uma partição separada para instalar o diretório do usuário (/home), isto quebra um galhão caso você queira trocar de distribuição (o que não é incomum em usuários GNU/Linux), pode acreditar.

Aqui tenho meu hd particionado da seguinte forma 700mb para a partição swap (pouco, tenho que adimitir), 20 gb para o sistema e 80 gb para a /home."
Fonte: http://infosucata.blogspot.com/2008/12/particionamento-de-hd-ii-definies.html
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /

Offline danaddao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2009, 22:06 »
Muitíssimo obrigado, CGaldino.

Eu só tenho mais uma dúvida.
Será que 20gb é realmente o suficiente?
Pois no Ubuntu tem muita atualização. Agora mesmo eu to fazendo uma atualização de 140Mb!!!
#3

Offline Sérgio Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • root@elematrix:/home/phoenix#361258
    • Ver perfil
    • Portal AWP
Re: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Resposta #3 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 01:07 »
Olá danaddao.

Por aqui, estou assim:

/              10g
/home       10g

Dá e sobra.
A questão é que não guardo arquivos nessas partições. Nelas, só ficam os utilizados pelo sistema mesmo. O restante, fica em outras partições.

Quanto a /home em partição separada, recomendo bastante. Postei sobre isso no meu Blog: http://mudandoparaolinux.blogspot.com/2008/04/home-em-outra-partio.html
[]'s
Sérgio Neves
[SysAdmin]
Blog I | Blog II | Twitter | LastFM

Offline danaddao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 11:16 »
Entendi.Mas será que eu poderia fazer assim:

como eu não vou instalar o windows no meu notebook, só vai ser Linux, então...


25gb para o sistema "/" (pensei 25Gb pois o ubuntu atualiza bastante e eu mexo muito nele,instalo,desinstalo,etc)
e 130Gb  que é o resto, para /home onde eu colocaria o que eu baixo na internet,vídeos,músicas,fotos,etc. Mas não sei se quando eu instalo algo, se vai pra esse diretório.
Obrigado pelas dicas.
#3

Offline RodrigoFSS

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 183
  • Ubuntu 11.10 (Gnome Shell) + ArchLinux (KDE)
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Resposta #5 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 11:59 »
Beleza danaddao!!!
Eu acho 25Gb para sua raiz "/" muita coisa. Eu tambem sou de instalar, apagar e reinstalar várias coisas pra testar e nunca chegou a ocupar 10Gb da minha raiz "/", que tem 16Gb. Na minha opinião, creio que 10Gb já esteja de ótimo tamanho para a sua raiz "/". Agora, como o seu HD é grandinho, coloque no seu sistema 20Gb no máximo (só por desencargo de consciencia, já que vc provavelmente nunca vai ocupar nem 10Gb do mesmo) e deixa o resto do HD para sua "/home". Com relação a Swap é um pouco mais complicado, mas eu faço dessa forma e sempre tive um sistema redindinho:
Se você tem 1Gb ou mais Gb de RAM, e não faz uso da HIBERNAÇÃO no seu K/U/Xubuntu, coloca 1Gb de swap e seja feliz. Se você tem 1Gb de RAM e faz uso da HIBERNAÇÃO, coloque 2Gb de Swap. Agora, se você tem mais de 1Gb de RAM e faz uso da HIBERNAÇÃO, iguale sua RAM a sua Swap (ex: 2Gb de RAM + 2Gb de Swap; 4Gb de RAM + 4Gb de Swap...).
Abraço fera!!!
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2009, 12:01 por RodrigoFSS »

Offline danaddao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Resposta #6 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 19:16 »
Valeu RodrigoFSS, vou testar aqui amanhã.
Sua dica foi de muita ajuda =)
Forte abraço.
#3

Offline danaddao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 25
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Resposta #7 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 22:38 »
Vou aproveitar esse tópico que está falando de particionamento e vou colocar outra dúvida minha aqui.

O meu pc aqui é dual boot com Windows XP e ubuntu.
Eu queria saber se tem jeito de pegar um espaço livre na partição Windows e adicionar na memória Swap ou até mesmo na partição Ubuntu.
E se sim,pode fazer esse processo pelo Gparted?
#3

Offline Sérgio Neves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
  • root@elematrix:/home/phoenix#361258
    • Ver perfil
    • Portal AWP
Re: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Resposta #8 Online: 01 de Fevereiro de 2009, 23:32 »
Vou aproveitar esse tópico que está falando de particionamento e vou colocar outra dúvida minha aqui.

O meu pc aqui é dual boot com Windows XP e ubuntu.
Eu queria saber se tem jeito de pegar um espaço livre na partição Windows e adicionar na memória Swap ou até mesmo na partição Ubuntu.
E se sim,pode fazer esse processo pelo Gparted?
#3

Sem problema algum.
O que há de se tomar cuidado é quando a fragmentação de arquivos do Janelas.
Digo porque já fiquei sabendo de caso semelhante e alguns arquivos do Janelas, simplesmente sumiram.

Então a idéia é, desfragmente primeiro, depois vá ao Gparted para as edições que quiser.
[]'s
Sérgio Neves
[SysAdmin]
Blog I | Blog II | Twitter | LastFM

Offline sandro.serra.ap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Resposta #9 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 14:17 »
Olá colegas, estou postando aqui p evitar criar outro tópico:
Quero instalar o Ubuntu no PC do meu sobrinho que tem o WinXP da seguinte forma: 49 GB para o S.O (C: ) e 99 GB para os meus documentos (D: ).
Posso Redimencionar/Mover o D: e criar outras partições para a /, /home e a SWAP. Uma vez que elas se tornarão unidades Lógicas dentro da partição extendida? Ou seja o Ubuntu(com a /, /home e a SWAP) podem ser instaladas em partições lógicas?
Outra é se tenho que desfragmentar e desmontar a partição D: para fazer isso? se eu puder claro!?

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Resposta #10 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 15:33 »
Caro sandro.serra.ap quando o ubuntu mostra o particionador (diferente dos outros s.o.),tem o maior respeito com os sistemas operacionais já instalados e já mostra o ruindous em uma partição primária e a outra partição D: também como primária (no seu caso) ai voce poderá criar outras partições depois que diminuir a que existe, seguindo as dicas anteriores.
Importante, o ubuntu só reconhece tres partições primárias(sda1, sda2, e sda3) e pode criar uma extendida-lógica (sda4) que pode ser reparticionada quantas vezes voce quizer. Voce pode pegar a partição D: diminuir, se for possível, para o tamanho da / (onde ficaria o sistema) e depois copiar o conteudo via live cd para uma outra no fim do disco, formata a D: alterada para ser /. Acho que fica deselegante por uma partição de dados antes das do sistema, o meu estava assim e não sosseguei enquanto não corrigi.
o ideal seria:
sda1 Rwindows
sda2 Ubuntu /
sda3 /home
sda4 - extended (partição maior que contém as partições abaixo)
sda5 swap
sda6 /media/dados

se voce formatar a sda6 com o sistema de arquivos fat o rwidows vai ler como D: e o resto ele não vai identificar nem acessar
« Última modificação: 05 de Fevereiro de 2009, 15:36 por marcospinho »
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline sandro.serra.ap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Resposta #11 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 11:47 »
Caro sandro.serra.ap quando o ubuntu mostra o particionador (diferente dos outros s.o.),tem o maior respeito com os sistemas operacionais já instalados e já mostra o ruindous em uma partição primária e a outra partição D: também como primária (no seu caso) ai voce poderá criar outras partições depois que diminuir a que existe, seguindo as dicas anteriores.
Importante, o ubuntu só reconhece tres partições primárias(sda1, sda2, e sda3) e pode criar uma extendida-lógica (sda4) que pode ser reparticionada quantas vezes voce quizer. Voce pode pegar a partição D: diminuir, se for possível, para o tamanho da / (onde ficaria o sistema) e depois copiar o conteudo via live cd para uma outra no fim do disco, formata a D: alterada para ser /. Acho que fica deselegante por uma partição de dados antes das do sistema, o meu estava assim e não sosseguei enquanto não corrigi.
o ideal seria:
sda1 Rwindows
sda2 Ubuntu /
sda3 /home
sda4 - extended (partição maior que contém as partições abaixo)
sda5 swap
sda6 /media/dados

se voce formatar a sda6 com o sistema de arquivos fat o rwidows vai ler como D: e o resto ele não vai identificar nem acessar
Obrigado Marcospinho por me ajudar na minha questão, bem:
O qua vc me indicou me deu um nó no cérebro, ta um pouco complicado, mas intedi +-.
Realmente a ordem deve ser importante (e como vc indicou ta legal), mas faltou umas coisinhas: posso redimencionar/mover o D: e a partir dela creiar as partições para a /, /home e a SWAP, pois como ela é estendida os dados de D: estão numa partição lógica, uma vez que sua descrição é /dev/sda5.

Offline sandro.serra.ap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Resposta #12 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 13:14 »
Gsotei da dica do marcospinho, mas n respondeu minha dúvidas: o D: está como partição estendida(/dev/sda5). Posso redimencionar/mover essa partição estendida? tenho que desfragmentá-la e desmontá-la? Posso gravar o Ubuntu nessa partição lógica que estarei criando, se possível, da seguinte forma: /dev/sda6 para ''/'', /dev/sda7 para ''/home'' e /dev/sda8 para ''SWAP''?
Estou usando o Gparted, pois p mim é mais fácil para esse trabalho. Li que o HD só pode aceitar 4 particões lógicas ou 3 logicas e 1 estendida, e dentro das estendidas podem ser criadas 12  lógicas se n me engano.

Offline marcospinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 195
  • Sou um cara gaiato que tenta ser levado a sério.
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Resposta #13 Online: 12 de Fevereiro de 2009, 17:31 »
Falando tudo de novo em miudos: voce tem uma partição com windows e uma D:
Voce vai fazer tudo na partição D: que está sendo vista no live cd (considerando que o ubuntu ainda não está instalado) como sda5 porque é uma partição lógica (fat) o ideal é gravar os dados de D: em um outro disco (por ex. em C:)se não puder colocar os dados dessa partição em outro lugar, depois que voce redimensionar a partição para o tamanho que voce quer e que não pode ser menor do que o tamanho usado pelos arquivos escritos nela(se voce tem 20G de arquivos na partição D: voce so pode diminuí-la até esse tamanho, vai sobrar uma área não particionada, nessa área voce pode particionar como quizer. o que é complicado é que o espaço não particionado está depois da partição D: redimensionada dai o sda6, sda7...
não sei como fica a leitura de "meus documentos" pelo windows se voce transferir os dados da D: redimensionada para uma outra partição estendida, eu não tenho resposta para isso.
Ai o jeito é jogar tudo nessa estendida
sda1 Rwindows
sda4 - extended (partição maior que contém as partições abaixo, só o linux lê assim)
sda5       sda6 /media/dados (essa voce não pode deslocar para o fim do disco, deve deixar ai)
sda6       sda2 Ubuntu /
sda7       sda5 swap
sda8       sda3 /home
voce poderia criar tres partiçoes: sda6, sda7 e sda8 e formatá-las como esta descrito acima
pois o linux pode ser instalado em partiçoes lógicas sem problemas e deixa só o win na partição primária sda1, voce não pode criar sda2 e sda3 por que não pode criar area não particionada entre sda1(Win) e sda5(D:)

pense nisso e veja se isso lhe ajuda, senão responda de novo que eu tento explicar de outro jeito, ás vezes uma explicação só não da conta do assunto e sempre surgem mais perguntas.
celeron 2.66Ghz, 1G Ram, DVDrw monitor AOC 17pol, HDsata500g, L-Ubuntu Maverick-i386, /root 20G /home 50G /win 40G /win7 50G /dados 20G /teste(nathy+Kde) 15G /acervo 220G  Linux Counter #478143. Ubuntu counter is # 24448

Offline sandro.serra.ap

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 111
    • Ver perfil
Re: [DÚVIDA] Sobre particionamento na instalação do SO
« Resposta #14 Online: 18 de Fevereiro de 2009, 11:19 »
Falando tudo de novo em miudos: voce tem uma partição com windows e uma D:
Voce vai fazer tudo na partição D: que está sendo vista no live cd (considerando que o ubuntu ainda não está instalado) como sda5 porque é uma partição lógica (fat) o ideal é gravar os dados de D: em um outro disco (por ex. em C:)se não puder colocar os dados dessa partição em outro lugar, depois que voce redimensionar a partição para o tamanho que voce quer e que não pode ser menor do que o tamanho usado pelos arquivos escritos nela(se voce tem 20G de arquivos na partição D: voce so pode diminuí-la até esse tamanho, vai sobrar uma área não particionada, nessa área voce pode particionar como quizer. o que é complicado é que o espaço não particionado está depois da partição D: redimensionada dai o sda6, sda7...
não sei como fica a leitura de "meus documentos" pelo windows se voce transferir os dados da D: redimensionada para uma outra partição estendida, eu não tenho resposta para isso.
Ai o jeito é jogar tudo nessa estendida
sda1 Rwindows
sda4 - extended (partição maior que contém as partições abaixo, só o linux lê assim)
sda5       sda6 /media/dados (essa voce não pode deslocar para o fim do disco, deve deixar ai)
sda6       sda2 Ubuntu /
sda7       sda5 swap
sda8       sda3 /home
voce poderia criar tres partiçoes: sda6, sda7 e sda8 e formatá-las como esta descrito acima
pois o linux pode ser instalado em partiçoes lógicas sem problemas e deixa só o win na partição primária sda1, voce não pode criar sda2 e sda3 por que não pode criar area não particionada entre sda1(Win) e sda5(D:)

pense nisso e veja se isso lhe ajuda, senão responda de novo que eu tento explicar de outro jeito, ás vezes uma explicação só não da conta do assunto e sempre surgem mais perguntas.

Olá marcospinho,
Acho que tava mesmo me faltando coragem. Fiz os particionamentos mais ou menos como o seu:
sda1 Rwindows
sda2  /
sda3 /
sda4 - extended (partição maior que contém as partições abaixo)
sda5 swap
sda6 /home
sd7 /media/dados

Gostaria de instalar duas distro linux no PC, em sda2(big linux) e sda3(ubuntu), e compartilhar a SWAP e a /home para as duas distros, mas me informaram que encontraria problemas quanto a /home. Estou pensando em tirar a sd3 e dar mais espaço para a /home e a "/" se não for viável compartilhar a /home para duas distros diferentes. É que to ficando meu "enxirido" em linux