Autor Tópico: Menu de filmes não funciona no Kaffeine [Resolvido]  (Lida 9323 vezes)

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Menu de filmes não funciona no Kaffeine [Resolvido]
« Online: 25 de Janeiro de 2009, 15:19 »
Fiz a instalação do Kaffeine e o assistente de instalação relatou os seguintes erros:

Código: [Selecionar]
Dispositivo de DVD...
Impossível verificar modo DMA. Permissão negada ou dispositivo inexistente: "/dev/dvd".

Dispositivo-DVB...
Nenhum Dispositivo-DVB encontrado. As funções relacionadas a DVB ficarão ocultas.

Ao tentar executar um DVD pelo Kaffeine não funciona o menu: vai passando todos os videos contidos no DVD. Está acontecendo outro problema com os CD's de áudio: quando coloco pra "abrir com" ele abre o programa selecionado mas não executa, preciso ir em "abrir" selecionar o CD pra depois ele executar. Talvez esse problema esteja relacionado com  a mensagem do assistente de instalação.

Será que é o endereço da mídia que stá configurado errado (/dev/dvd)?
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2009, 22:21 por cadubts »

alarcon

  • Visitante
Re: Erro na instalação do Kaffeine
« Resposta #1 Online: 25 de Janeiro de 2009, 15:59 »
cola aqui o resultado do seu arquivo fstab que se  encontra em /etc


Entretanto acho que você pode resolver isso fazendo o seguinte:

abrir um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal) e  digitar:

sudo gedit /etc/fstab

quando o arquivo abrir acrescentar no final dele a linha:
 
/dev/dvd       /media/dvd   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0

depois digitar mais isso no terminal:

sudo ln -s /media/cdrom0 /media/dvd

Depois reiniciar o Ubuntu e vê se agora o DVD é lido no Kaffeine.


Agora a dica acima seria melhor fornecida se me inforamsse o conteúdo do seu fstab, para ver se teria de mudar alguma coisa no comando sugerido logo acima.

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Kaffeine
« Resposta #2 Online: 25 de Janeiro de 2009, 19:11 »
Obrigado alarcon. Segue o fstab:

Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=2b490853-aa3c-4f82-81f9-fc201652d963 /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=c034c19f-19bc-4917-a816-7a163bd7e1d3 none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0

alarcon

  • Visitante
Re: Erro na instalação do Kaffeine
« Resposta #3 Online: 26 de Janeiro de 2009, 18:11 »
Obrigado alarcon. Segue o fstab:

Código: [Selecionar]
# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=2b490853-aa3c-4f82-81f9-fc201652d963 /               ext3    relatime,errors=remount-ro 0       1
# /dev/sda5
UUID=c034c19f-19bc-4917-a816-7a163bd7e1d3 none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0

Então é só fazer o que falei antes, ou seja:

abrir um terminal (menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal) e  digitar:

sudo gedit /etc/fstab

quando o arquivo abrir acrescentar no final dele a linha (copie e cole, é melhor):
 
/dev/dvd       /media/dvd   udf,iso9660 user,noauto,exec,utf8 0       0

depois digitar mais isso no terminal:

sudo ln -s /media/cdrom0 /media/dvd

Depois reiniciar o Ubuntu e vê se agora o DVD é lido no Kaffeine. É reiniciar o PC ok.


Atenção: antes faça um backup do arquivo fstab presente em /etc, só por segurança.

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Kaffeine
« Resposta #4 Online: 27 de Janeiro de 2009, 18:23 »
Mais uma vez obrigado alarcon.

Segui exatamente as suas instruções mas o problema continua: o DVD abre pelo Kaffeine mas o menu não funciona, vai passando todos os arquivos de vídeo um a um, inclusive o menu que é lido pelo kaffeine como um vídeo comum, ao clicar não obedece.

Será que existe uma solução?  ???

alarcon

  • Visitante
Re: Erro na instalação do Kaffeine
« Resposta #5 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 11:01 »
Mais uma vez obrigado alarcon.

Segui exatamente as suas instruções mas o problema continua: o DVD abre pelo Kaffeine mas o menu não funciona, vai passando todos os arquivos de vídeo um a um, inclusive o menu que é lido pelo kaffeine como um vídeo comum, ao clicar não obedece.

Será que existe uma solução?  ???

AH! seu problema não é de leitura do DVD, entendi errado, esta dica aí é para que o Kaffeine possa ler seus DVDs, com relação ao menu eu não sei lhe informar, talvez seja questão de instalar algum pacote para isso, portanto veja o texto sobre multimídia.

Agora um player muito bom para isso dos menus é o VLC.

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Kaffeine
« Resposta #6 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 15:28 »
Tava sumido hein alarcon!!!

Obrigado pela resposta, mas qual texto sobre multimídia você pediu pra eu ler? Tem algum link?

Quanto ao vlc já tive ele no Hardy (agora estou com o Intrepid). Só não instalo ele porque os DVD's Disney Fast Play não funcionavam nele. Até criei um tópico sobre o assunto mas ninguém respondeu. Só que no Hardy o Kaffeine funcionava legal, só não conseguia colocar ele por padrão para leitura de DVD.

Quem sabe uma hora acerto! hehehe

alarcon

  • Visitante
Re: Erro na instalação do Kaffeine
« Resposta #7 Online: 05 de Fevereiro de 2009, 18:13 »
Tava sumido hein alarcon!!!

Obrigado pela resposta, mas qual texto sobre multimídia você pediu pra eu ler? Tem algum link?

Quanto ao vlc já tive ele no Hardy (agora estou com o Intrepid). Só não instalo ele porque os DVD's Disney Fast Play não funcionavam nele. Até criei um tópico sobre o assunto mas ninguém respondeu. Só que no Hardy o Kaffeine funcionava legal, só não conseguia colocar ele por padrão para leitura de DVD.

Quem sabe uma hora acerto! hehehe

falo de tópicos como esse aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41675.0.html

você tem estes pacotes instalados aí:

- libdvdread3
- libdvdnav4
- w32codecs
- libdvdcss2

Quanto ao vlc ele tem novas versões e quem sabe a do Intrepid é diferente da do Hardy e tenha resolvido este problema que você teve. Caso queira usá-lo novamente no terminal digite:

sudo apt-get update

sudo apt-get -y install vlc vlc-plugin-esd vlc-plugin-pulse vlc-plugin-arts mozilla-plugin-vlc
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 11:22 por alarcon »

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Erro na instalação do Kaffeine
« Resposta #8 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 15:55 »
falo de tópicos como esse aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,41675.0.html

você tem estes pacotes instalados aí:

- libdvdread3
- libdvdnav4
- w32codecs
- libdvdcss2

Quanto ao vlc ele tem novas versões e quem sabe a do Intrepid é diferente da do Hardy e tenha resolvido este problema que você teve. Caso queira usá-lo novamente no terminal digite:

sudo apt-get update

sudo sudo apt-get -y install vlc vlc-plugin-esd vlc-plugin-pulse vlc-plugin-arts mozilla-plugin-vlc


Obrigado alarcon

Tenho todas aos bibliotecas que vc falou instaladas. A primeira coisa que fiz depois de formatar o PC com o Intrepid e atualiza-lo foi seguir o tutorial do sylvester (ótimo).

A única coisa é que não instalei o vlc no Intrepid. Talvez a versão nova tenha corrigido o problema com os DVD's Dysnei Fast Play. Vou instalar e depois posto o resultado. Só mais uma dúvida: pra que serve o comando -y depois do apt-get? (pesquisei e não encontrei.hehehe)

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Menu de filmes não funciona no Kaffeine
« Resposta #9 Online: 06 de Fevereiro de 2009, 16:36 »
alarcon, dei o comando que vc orientou baixou varios arquivo. Quando fui procurar o vlc não encontrei. Depois de feito notei que o comando que vc me passou tinha sudo duas vezes (copiei e colei).

a única coisa que fiz diferente é que em vez de usar o apt-get usei o aptitude. Agora não consigo remover nem arrumar os pacotes quebrados. Sei lá se estão quebrados!? Abri o Synaptic e vlc aparece desmarcado.

Agora dou o comando sudo aptitude update e ele atualiza as listas normalmente.

Depois dou o comando sudo aptitude -f install e aparece a seguinte mensagem:
Código: [Selecionar]
eduardo@eduardo-desktop:~$ sudo aptitude -f install
E: Abrindo arquivo de configuração /usr/share/aptitude/aptitude-defaults.pt_BR - ifstream::ifstream (2 Arquivo ou diretório inexistente)
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Lendo informações estendidas de estado     
Inicializando estados de pacotes... Pronto
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  libiso9660-5 libossp-uuid-perl libvcdinfo0 mozilla-plugin-vlc vlc vlc-nox
  vlc-plugin-arts vlc-plugin-esd vlc-plugin-pulse
0 pacotes atualizados, 9 novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso obter 137kB/4702kB de arquivos. Depois do desempacotamento, 12,1MB serão usados.
Você deseja continuar? [Y/n/?] y
Err http://br.archive.ubuntu.com intrepid/universe libiso9660-5 0.78.2+dfsg1-3
  404 Not Found [IP: 200.17.202.1 80]
Err http://br.archive.ubuntu.com intrepid/universe libossp-uuid-perl 1.5.1-1.1ubuntu2
  404 Not Found [IP: 200.17.202.1 80]
E: Falha ao buscar http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/libc/libcdio/libiso9660-5_0.78.2+dfsg1-3_i386.deb: 404 Not Found [IP: 200.17.202.1 80]
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Lendo informações estendidas de estado     
Inicializando estados de pacotes... Pronto

eduardo@eduardo-desktop:~$

E agora?

alarcon

  • Visitante
Re: Menu de filmes não funciona no Kaffeine
« Resposta #10 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 11:24 »
alarcon, dei o comando que vc orientou baixou varios arquivo. Quando fui procurar o vlc não encontrei. Depois de feito notei que o comando que vc me passou tinha sudo duas vezes (copiei e colei).

a única coisa que fiz diferente é que em vez de usar o apt-get usei o aptitude. Agora não consigo remover nem arrumar os pacotes quebrados. Sei lá se estão quebrados!? Abri o Synaptic e vlc aparece desmarcado.

Agora dou o comando sudo aptitude update e ele atualiza as listas normalmente.

Depois dou o comando sudo aptitude -f install e aparece a seguinte mensagem:
Código: [Selecionar]
eduardo@eduardo-desktop:~$ sudo aptitude -f install
E: Abrindo arquivo de configuração /usr/share/aptitude/aptitude-defaults.pt_BR - ifstream::ifstream (2 Arquivo ou diretório inexistente)
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Lendo informações estendidas de estado     
Inicializando estados de pacotes... Pronto
Os NOVOS pacotes a seguir serão instalados:
  libiso9660-5 libossp-uuid-perl libvcdinfo0 mozilla-plugin-vlc vlc vlc-nox
  vlc-plugin-arts vlc-plugin-esd vlc-plugin-pulse
0 pacotes atualizados, 9 novos instalados, 0 a serem removidos e 0 não atualizados.
É preciso obter 137kB/4702kB de arquivos. Depois do desempacotamento, 12,1MB serão usados.
Você deseja continuar? [Y/n/?] y
Err http://br.archive.ubuntu.com intrepid/universe libiso9660-5 0.78.2+dfsg1-3
  404 Not Found [IP: 200.17.202.1 80]
Err http://br.archive.ubuntu.com intrepid/universe libossp-uuid-perl 1.5.1-1.1ubuntu2
  404 Not Found [IP: 200.17.202.1 80]
E: Falha ao buscar http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/pool/universe/libc/libcdio/libiso9660-5_0.78.2+dfsg1-3_i386.deb: 404 Not Found [IP: 200.17.202.1 80]
Lendo listas de pacotes... Pronto
Construindo árvore de dependências       
Lendo informação de estado... Pronto
Lendo informações estendidas de estado     
Inicializando estados de pacotes... Pronto

eduardo@eduardo-desktop:~$

E agora?

puxa vida, é verdade tinha colocado sudo por duas vezes. :-\

Já corrigir lá.

Abra um terminal e digite:

sudo apt-get install -f

depois

sudo apt-get update

e por fim para instalar o VLC:

sudo apt-get -y install vlc vlc-plugin-esd vlc-plugin-pulse vlc-plugin-arts mozilla-plugin-vlc


Você está usando o Ubuntu 8.10 ou alguma versão anterior, pois os nomes dos pacotes para se instalar o vlc são para o Ubuntu 8.10 intrepid ibex. Pelo resultado do aptitude está parecendo que ele quer instalar pacotes adicionais que não encontra nos repositórios.

Não costumo usar o aptitude e sim o apt-get mesmo e já usei o comando de instalação do vlc indicado acima e não houve qualquer problema. Também só uso os repositórios padrões do Ubuntu, ou seja, nenhum repositório de terceiros que possam ocasionar conflitos nos pacotes por conta de dependências conflitantes.

« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2009, 11:31 por alarcon »

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Menu de filmes não funciona no Kaffeine
« Resposta #11 Online: 07 de Fevereiro de 2009, 14:17 »
Mais uma vez obrigado. Estou usando o Intrepdi sim (8.10). Quanto aos repositórios o único que uso de terceiros é o medibuntu conforme o tutorial do sylvester.

Agora consegui instalar o vlc. Mas ele continua nã rodando DVD's Dysnei Fast Play. Tenho algumas dúvidas ainda:

1 - Poderia usar o Totem (aqui coloquei por padrão o Totem-Xine) mas a imagem dele tá ruim. Antes não era assim, mas do nada passou a ficar um pouco quadriculada. Antes a imagem era perfeita. Agora fica como se o filme tivesse sido ripado e a resolução fosse um pouco inferior. O engraçado é que isso só acontece só na minha sessão (administrador). Nas sessões do meu filho e da minha esposa o Totem-Xine tá ótimo?! Por isso estou tentando achar outro player. Talvez se conseguisse corrigir o Totem ficaria com ele mesmo.

2 - Pra que serve o comando -y antes do install?

Abraços

alarcon

  • Visitante
Re: Menu de filmes não funciona no Kaffeine
« Resposta #12 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 11:38 »
Mais uma vez obrigado. Estou usando o Intrepdi sim (8.10). Quanto aos repositórios o único que uso de terceiros é o medibuntu conforme o tutorial do sylvester.

Agora consegui instalar o vlc. Mas ele continua nã rodando DVD's Dysnei Fast Play. Tenho algumas dúvidas ainda:

1 - Poderia usar o Totem (aqui coloquei por padrão o Totem-Xine) mas a imagem dele tá ruim. Antes não era assim, mas do nada passou a ficar um pouco quadriculada. Antes a imagem era perfeita. Agora fica como se o filme tivesse sido ripado e a resolução fosse um pouco inferior. O engraçado é que isso só acontece só na minha sessão (administrador). Nas sessões do meu filho e da minha esposa o Totem-Xine tá ótimo?! Por isso estou tentando achar outro player. Talvez se conseguisse corrigir o Totem ficaria com ele mesmo.

2 - Pra que serve o comando -y antes do install?

Abraços

o -y é de yes que quer dizer que você aceita tudo, pois se não colocar esse parâmetro você terá que manualmente aceitar para o processo de instalação continuar em alguns casos. É só para ir mais rápido.

Se você tem todos os codecs instalados (inclusive o totem-xine)

Agora abra um terminal e digite:

sudo update-alternatives --config totem

deve aparece algo assim:


Citar
alarcon@Ubuntu-machine:~$ sudo update-alternatives --config totem

Existem 2 alternativas que fornecem 'totem'.

  Seleção      Alternativa
-----------------------------------------------
*+        1    /usr/bin/totem-gstreamer
          2    /usr/bin/totem-xine

Pressione enter para manter o padrão

    * ou digite o número da seleção:


Aí você tem de digitar 2 (caso esta opção já não esteja marcada) para usar o totem-xine ao invés do totem-gstreamer, pois é com o totem-xine que você conseguirá usar o Menu do DVD.

Caso já esteja assim, então pode ser esse o motivo da qualidade ruim, ou seja, o totem-xine que está como o padrão para o seu administrador permitiria ver o menu do dvd, mas a qualidade dele seria inferior ao totem-gstreamer que não mostra o menu, entretanto pode ter uma qualidade de imagem melhor.

Só a título de curiosidade, tudo que instalei com relação a multimídia no meu Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex 32bits foi isso aqui (se não estiver esquecido de mais nada):

Citar
sudo apt-get -y install totem-xine cpdvd regionset x264 gqmpeg mp3gain mjpegtools libdvdread3 mpeg2dec vorbis-tools id3v2 mpg321 mpg123 libflac++6 ffmpeg toolame libmp4v2-0 lame libmad0 libjpeg-progs libmpcdec3 libquicktime1 flac faac faad sox ffmpeg2theora libmpeg2-4 uudeview libmpeg3-1 mpeg3-utils mpegdemux liba52-0.7.4-dev gstreamer0.10-ffmpeg gstreamer0.10-fluendo-mp3 gstreamer0.10-fluendo-mpegdemux gstreamer0.10-gnonlin gstreamer0.10-pitfdll gstreamer0.10-plugins-bad gstreamer0.10-plugins-farsight gstreamer0.10-plugins-ugly gstreamer0.10-plugins-bad-multiverse gstreamer0.10-schroedinger gstreamer0.10-plugins-ugly-multiverse gstreamer-dbus-media-service gstreamer-tools w32codecs libdvdcss2 gsfonts gsfonts-x11 flashplugin-nonfree sun-java6-bin sun-java6-fonts sun-java6-jre sun-java6-plugin mplayer mplayer-fonts mplayer-skins mplayer-skin-blue mozilla-mplayer mencoder rar unrar unace p7zip p7zip-full p7zip-rar vlc vlc-plugin-esd vlc-plugin-pulse vlc-plugin-arts mozilla-plugin-vlc totem-mozilla libmjpegtools0c2a nautilus-script-audio-convert totem-gstreamer msttcorefonts
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2009, 11:43 por alarcon »

Offline cadubts

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 347
    • Ver perfil
Re: Menu de filmes não funciona no Kaffeine
« Resposta #13 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 14:43 »
alarcon, obrigado pela paciência

Citar
Agora abra um terminal e digite:

sudo update-alternatives --config totem

deve aparece algo assim:

Citar
Citar
alarcon@Ubuntu-machine:~$ sudo update-alternatives --config totem

Existem 2 alternativas que fornecem 'totem'.

  Seleção      Alternativa
-----------------------------------------------
*+        1    /usr/bin/totem-gstreamer
          2    /usr/bin/totem-xine

Pressione enter para manter o padrão

    * ou digite o número da seleção:


Aí você tem de digitar 2 (caso esta opção já não esteja marcada) para usar o totem-xine ao invés do totem-gstreamer, pois é com o totem-xine que você conseguirá usar o Menu do DVD.

Eu já havia feito isso! A opção 2 já estava selecionada para usar o totem-xine ao invés do totem-gstreamer. O menu dos DVD's já funcionam normalmente, o problema é que no vlc os DVD's da Disney que vem com Disney Fast Play não rodam. Esta opção criada pela Disney possibilita que o DVD inteiro seja rodado automaticamente, sem a necessidade do uso do controle remoto de seu player. Só alguns infantis da Disney vem equipados com esta opção. Por isso queria usar o Kaffeine, mas nele o menu não funcionam, vai passando todos os arquivos de vídeo um a um, inclusive o menu que é lido pelo kaffeine como um vídeo comum, ao clicar não obedece.

Citar
Caso já esteja assim, então pode ser esse o motivo da qualidade ruim, ou seja, o totem-xine que está como o padrão para o seu administrador permitiria ver o menu do dvd, mas a qualidade dele seria inferior ao totem-gstreamer que não mostra o menu, entretanto pode ter uma qualidade de imagem melhor.

Quando selecionei a opção 2 (totem-xine) a imagem era ótima no totem, rodava menus, etc. Mas do nada a qualidade da imagem caiu, ou seja, quando isso aconteceu já estava selecionado o totem-xine. Capturei a imagem da tela com qualidade ruim pra colocar no fórum mas quando abri a imagem salva, estava boa?!?! Aí fiquei mais confuso ainda. A imagem ruim capturada ficou boa. Só fica ruim no Totem.

Mistério!!!
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2009, 14:48 por cadubts »

alarcon

  • Visitante
Re: Menu de filmes não funciona no Kaffeine
« Resposta #14 Online: 08 de Fevereiro de 2009, 15:15 »
Que coisa!

Será que seria problema de má configuração de placa de vídeo, para o monitor mostrar ruim, mas ao salvar uma tela, mostrar perfeito?