Autor Tópico: A placa de vídeo UniChrome IGP Pro possui aceleração 3D?  (Lida 3531 vezes)

Offline Frodo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
A placa de vídeo UniChrome IGP Pro possui aceleração 3D?
« Online: 18 de Janeiro de 2009, 19:12 »
Olá pessoal!

Tenho um Ubuntu 8.04 instalado na minha máquina, e a configuração de vídeo do meu computador é mostrada abaixo:

graffiti75@graffiti75-desktop:~$ lspci | grep -i vga
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. UniChrome Pro IGP (rev 01)


Estou tentando rodar o jogo AGE OF EMPIRES III no meu computador à mais de 2 semanas. Já tentei rodá-lo via Windows XP, através do software VMware Player, e via Ubuntu, através do software Wine, mas até agora não consegui rodar este jogo.

Pelo Wine, quando digito wine autorun.exe (comando que inicializa o jogo), aparece um aviso de que preciso inserir o 1° CD do jogo, só que ele já está "montado" através do software AcetoneISO2 (utilizo imagens deste jogo no formato .img, e não o CD do jogo, em si).

Pelo VMware Player, na minha imagem virtual do Windows XP, aparece um aviso de que o Directx9.0 não está instalado na máquina. Tentei instalá-lo de tudo que é jeito, mas em todas as tentativas, não consegui instalá-lo. Recentemente soube que não existe aceleração 3D no VMware Player, conforme o link abaixo explicita:

http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=205074

Não será possível, o VMware emula todos os componentes de hardware do computador, não utilizando os componentes físicos do seu pc diretamente.

Então soube que o VMware Workstation 6.5 possui aceleração 3D, mas com 1 condição, como o link abaixo explica:

http://www.arsgeek.com/2007/03/12/how-to-enable-accelerated-3d-direct3din-ubuntu-with-vmware-5/

Bom, ao executar o comando glxinfo | grep direct, conforme o link indicou, eis o que apareceu na tela:

graffiti75@graffiti75-desktop:~$ glxinfo | grep direct
direct rendering: No (If you want to find out why, try setting LIBGL_DEBUG=verbose)
OpenGL renderer string: Mesa GLX Indirect


Ou seja, no meu computador, se eu criar uma partição virtual do Windows XP via VMware Workstation 6.5, não possuirei aceleração 3D que me possibilite jogar o AOE III.

Aqui que minha dúvida se consolida:

A placa de vídeo UniChrome IGP Pro não possui aceleração 3D, ou apenas não possibilita aceleração 3D ao usarmos o VMware Workstation 6.5?

Se ela possui esta aceleração, onde errei ao tentar fazer o jogo ser executado?

Se ela não possui, o que eu deveria fazer? Comprar uma placa de vídeo? Que placa de vídeo eu deveria comprar, então? Estou disposto à pagar uns R$200,00 numa placa (se isto resolver meu problema, é claro).

Dados complementares da minha máquina:
- 1.28GB de memória RAM
- 160GB de capacidade de armazenamento
- Monitor LCD da marca LG de 15''


Espero que alguém possa me ajudar.

Frodo.

Offline slipttees

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: A placa de vídeo UniChrome IGP Pro possui aceleração 3D?
« Resposta #1 Online: 19 de Janeiro de 2009, 00:38 »
compra um nvidia ou ati e seja felix, Unichrome Sucks!

Offline estev3s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: A placa de vídeo UniChrome IGP Pro possui aceleração 3D?
« Resposta #2 Online: 19 de Janeiro de 2009, 03:45 »
a chrome é a pior derma que existe, não suporta absolutamente nada ;/
Linux user #480130

Offline Frodo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: A placa de vídeo UniChrome IGP Pro possui aceleração 3D?
« Resposta #3 Online: 19 de Janeiro de 2009, 13:24 »
Bom, então o jeito é eu comprar uma nova placa.

O slipttees me aconselhou comprar uma NVIDIA ou ATI. Essas 2 marcas funcionam bem no Ubuntu? Se eu procurá-las na Internet, posso comprar qualquer modelo dessas marcas, que elas rodarão bem no Ubuntu?

Eu não manjo muito de placas de vídeo. Outra dúvida minha é que algumas placas tem 32MB de memória, outras 64MB, outras 128MB. O que isto quer dizer: que uma placa de 128MB é obrigatoriamente melhor que uma de 32MB? O que exatamente influi na escolha de uma placa?

É verdade o que dizem, que o Ubuntu detecta as placas automaticamente?

Frodo.

Offline dwerbert

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: A placa de vídeo UniChrome IGP Pro possui aceleração 3D?
« Resposta #4 Online: 20 de Janeiro de 2009, 02:11 »
compre uma nvidia, e 64 ,128 é a memoria de video que a placa
oferece mas para os jogos da atualidade é bom ter uma placa 256
de memoria de video valew
mas uma duvida roda tranquilo o ubuntu nesta sua placa em 1024*768???

Offline Frodo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: A placa de vídeo UniChrome IGP Pro possui aceleração 3D?
« Resposta #5 Online: 20 de Janeiro de 2009, 02:18 »
Roda tranquilo sim. Ei, você sabe a resposta para minha dúvida no tópico abaixo?

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,45382.0.html

Frodo.

Offline slipttees

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: A placa de vídeo UniChrome IGP Pro possui aceleração 3D?
« Resposta #6 Online: 23 de Janeiro de 2009, 00:19 »
compra um Nvidia 8800GTS e seja feliz o resta da sua vida :-D