Olá pessoal!
Tenho um Ubuntu 8.04 instalado na minha máquina, e a configuração de vídeo do meu computador é mostrada abaixo:
graffiti75@graffiti75-desktop:~$ lspci | grep -i vga
01:00.0 VGA compatible controller: VIA Technologies, Inc. UniChrome Pro IGP (rev 01)Estou tentando rodar o jogo
AGE OF EMPIRES III no meu computador à mais de 2 semanas. Já tentei rodá-lo via Windows XP, através do software VMware Player, e via Ubuntu, através do software Wine, mas até agora não consegui rodar este jogo.
Pelo Wine, quando digito
wine autorun.exe (comando que inicializa o jogo), aparece um aviso de que preciso inserir o 1° CD do jogo, só que ele já está "montado" através do software AcetoneISO2 (utilizo imagens deste jogo no formato
.img, e não o CD do jogo, em si).
Pelo VMware Player, na minha imagem virtual do Windows XP, aparece um aviso de que o Directx9.0 não está instalado na máquina. Tentei instalá-lo de tudo que é jeito, mas em todas as tentativas, não consegui instalá-lo. Recentemente soube que
não existe aceleração 3D no VMware Player, conforme o link abaixo explicita:
http://www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=205074Não será possível, o VMware emula todos os componentes de hardware do computador, não utilizando os componentes físicos do seu pc diretamente. Então soube que o VMware Workstation 6.5 possui aceleração 3D, mas com 1 condição, como o link abaixo explica:
http://www.arsgeek.com/2007/03/12/how-to-enable-accelerated-3d-direct3din-ubuntu-with-vmware-5/Bom, ao executar o comando
glxinfo | grep direct, conforme o link indicou, eis o que apareceu na tela:
graffiti75@graffiti75-desktop:~$ glxinfo | grep direct
direct rendering: No (If you want to find out why, try setting LIBGL_DEBUG=verbose)
OpenGL renderer string: Mesa GLX IndirectOu seja, no meu computador, se eu criar uma partição virtual do Windows XP via VMware Workstation 6.5, não possuirei aceleração 3D que me possibilite jogar o
AOE III.
Aqui que minha dúvida se consolida:
A placa de vídeo UniChrome IGP Pro não possui aceleração 3D, ou apenas não possibilita aceleração 3D ao usarmos o VMware Workstation 6.5?Se ela possui esta aceleração, onde errei ao tentar fazer o jogo ser executado?
Se ela não possui, o que eu deveria fazer? Comprar uma placa de vídeo? Que placa de vídeo eu deveria comprar, então? Estou disposto à pagar uns R$200,00 numa placa (se isto resolver meu problema, é claro).
Dados complementares da minha máquina:
- 1.28GB de memória RAM
- 160GB de capacidade de armazenamento
- Monitor LCD da marca LG de 15''Espero que alguém possa me ajudar.
Frodo.