Autor Tópico: drivers de placas mães para linux? Sou novo no linux  (Lida 2116 vezes)

Offline Yodi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
drivers de placas mães para linux? Sou novo no linux
« Online: 16 de Janeiro de 2009, 18:11 »
   Primeiramente eu sou novo no linux ubuntu (eu tenho o ubuntu de 2007), instalei o linux hontem em meu pc depois de mais de 1 ano e comecei a testar e reparei que ele reconheceu algumas placas de meu pc que não é novo.
   Não sei se estou postando no lugar certo também, mas gostaria de poder trocar idéias com vcs.

   Irei baixar o novo Ubuntu 8.10, já que pelo que vi não tem mais suportes de codecs e outros para a versão que tenho (eu acho), e gostaria de saber se o linux(ubuntu) reconheçe só algumas placas ou instala como padrão e/ou se existe algum site da linu que tenha os drivers de placas mães e as demais que estão no mercado hoje em dia a venda(placas recentes) ou se ele instala como padrão todas e qualquer placas.
   E se alguém puder me enviar um link de programas que eu possa baixar e instalar no linux, como msn e outros...

   Ainda estou testando o linux para meu uso, e possuo no mesmo pc 2 HD - 1 com XP e outro com ubuntu e alterno entre os dois trankilo para poder usa-los.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: drivers de placas mães para linux? Sou novo no linux
« Resposta #1 Online: 16 de Janeiro de 2009, 18:49 »
Olá Yodi,

Se vc instalar o Ubuntu 8.10 é provável que ele reconheça o seu Hardware (ou quase todo).
Aquele que der algum problema vc vai ter que tentar solucionar, já que a regra geral é que não existam drivers para Linux (só para Windows).
A instalação de programas no Ubuntu é feita direta dos repositórios e, existem programas para Linux  similares ao Windows mas, não iguais.
Enfim, pode instalar o 8.10 e depois vc diz o que não deu certo.

 
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Yodi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: drivers de placas mães para linux? Sou novo no linux
« Resposta #2 Online: 16 de Janeiro de 2009, 19:34 »
Muito obrigado era isso que eu queria saber, eu sou técnico em informática (sei muito sobre Ruindows), mas não sei muito sobre Linux, nessa area mais aprofundado. Agora teria o link de uma página onde tem esses programas para linux para eu baixar e testar eles? Obrigado a todos que responderem.

Offline asghan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.221
    • Ver perfil
Re: drivers de placas mães para linux? Sou novo no linux
« Resposta #3 Online: 16 de Janeiro de 2009, 20:16 »
Vou citar alguns exemplos de programas básicos q o sistema instala como padrão :

Gravação de cd e dvd - k3b ou Brasero

Messenger: AMSN, Kopete, pidgin

Ouvir música - Amarok, Rhythmbox, XMMS

Assistir DVD - totem, xine, mplayer, kaffeine

Depende da sua necessidade !!
   Ubuntu 12.04 - Unity 64bits

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: drivers de placas mães para linux? Sou novo no linux
« Resposta #4 Online: 17 de Janeiro de 2009, 08:40 »
Muito obrigado era isso que eu queria saber, eu sou técnico em informática (sei muito sobre Ruindows), mas não sei muito sobre Linux, nessa area mais aprofundado. Agora teria o link de uma página onde tem esses programas para linux para eu baixar e testar eles? Obrigado a todos que responderem.

Yodi

Em principio, não são necessários sites com programas para Linux. No caso do GNU/Linux temos os gererenciadores de pacotes que pegam estes pacotes em repositórios proprios na Net.

Através do gerenciador de pacotes synaptic em

Sistema => Administração => Gerenciador de Pacotes Synaptic
na sua barra de ferramentas, voce ira encontrar  98% de todos os pacotes ( programas ) para Linux de sua distribuição ( Ubuntu )

Mas sim, pacotes (programas) mais exóticos ou específicos podem ser encontrados em Get Deb => http://www.getdeb.net/ para os sabores Linux derivados do Debian ( Ubuntu é um derivado do Debian ) logo 100% compatíveis.

Existe também o Launchpad, mas é mais avançado, deixe para depois.=> https://launchpad.net/

Dentre outros.

Porém vamos com calma. Instale o GNU/Linux, use sem instalar mais nada por um ou dois meses, "afine" seu hardware usando este Forum, depois comece instalando pacotes dos repositórios exclusivamente.

Quando estiver bem acostumado com a interface e com os comandos em Linux/Unix aí parta para os get deb etc.

Mais uns tempos e voce vai estar compilando seus programas, e fazendo com que fiquem a seu gosto particular.

Lembre que quando começou com o Windows a cada travada voce formatava a máquina ( ou seja uma vez por semana mais ou menos) e isto vai acontecer com o Linux se voce for com muita sede ao pote. Então a sugestão é sempre aprender primeiro e "inventar" depois, senão voce vai ficar realmente desapontado com um sistema inúmeras vezes melhor que o sistema Windows, mas que tem muito ainda em linha de comando ( DOS para os iniciandos)


[],s

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re: drivers de placas mães para linux? Sou novo no linux
« Resposta #5 Online: 17 de Janeiro de 2009, 13:02 »
Olá,

Mais uma dica. Acesse o menu Aplicativos e o item Adicionar/Remover Aplicações.

Ali você vai ter uma visão geral dos programas instalados e disponíveis, com uma descrição
do que fazem.

Mas siga a recomendação do Tota. Vá com calma.

Abraço

Flavio

Offline ricardospolti

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: drivers de placas mães para linux? Sou novo no linux
« Resposta #6 Online: 02 de MAR?O de 2009, 21:38 »
fala pessoal,

tbm sou novo com Linux e não estou conseguindo instalar os drivers do meu note.

e ele nao reconheceu a placa wi-fi, o touchpad, etc.

tenho um cd da DELL com todos os drivers da máquina...onde ele instala um aplicativo da DELL assim que roda e a partir dai seleciono os drivers a instalar..

bom...todos os drivers estão .exe que extrai os arquivo de um .zip para a pasta de destino...

mas qnd eu rodo o cd ele da um problema e diz que nao consegue extrair os arquivos

como posso fazer para instala-los?

tenho um DELL vostro
AMD Athlon 64 X2 TK-55
3gb DDR2 667mhz
HD 320gb SATA
ATI radeon xpress 1150, 256, hypermemotyTM

vw