Bom dia,
Queria começar a usar linux, mas tenho um experiencia nada boa com o linux (não sabia como usar e nem sabia como instalar nada!!!! )... E tenho milhoes de duvidas, acho que como qualquer um que usou windows a vida toda. =)
Então...
1- Primeiro de tudo, qual linux vocês me recomendariam a usar? Vi diversas versões do Ubuntu, Kurubin e mais outros... Pensei em pegar a ultima versão do Ubuntu, mas queria saber pela experiencia do pessoal qual seria melhor para um iniciante como eu.
2- Meu hardware, tem o perigo de algum hardware não ser instalado corretamente ou não ter drive para ele?
3- Sempre ouvi falar da segurança com os virus e hacker do linux, existe programas bons no linux? Quais?
4- O OpenOffice tem as mesmas funções do office do windows? Consigo abrir arquivos do OpenOffice no office e vice versa?
5- Browser... Além do Firefox que browser eu encontro? Alguns sites não entram com o firefox e eu só consigo acessar pelo Internet Explorer... Existe maneiras de acessar com o Linux?
6- Eu vi que existe Ubuntu para 32 e 64 bits... Meu computador é 64 bits... Se eu baixar o 64 bits, existe incompatibilidade em alguns programas, como ocorre no windows, ou tanto faz no linux?
7- Se alguem tiver alguma dica para dar, eu aceito também.
8- Sim, eu não sei nada.
Agradeco desde já. =)
1 - Eu recomendo o Ubuntu 8.04 LTS, tem um suporte maior que o do 8.10. Porém precisamos saber a configuração da sua máquina.
2 - Tem, porém é muuuito baixo, a não ser que seu hardware seja pré histórico, ou de 5 minutos atrás. Por isso é bom saber.
Por exemplo: o 8.10 reconhece a placa wifi de u amigo meu que o 8.04 não reconhece.
3 - Bons pra imagem: Inkscape, Gimp
Bons pra navegar: Firefox , Opera
Boa suíte Office: Open Office...
E assim vai....
Segurança?
O linux é muito seguro!
Grande parte graças a um complexo sistema de permissões...
O máximo que você precisará será um bom firewall, como o Firestarter, já que antivírus para linux tem 2 ou 3 só (não temos vírus no linux).
4 - Sim, além disso ele pode exportar diretamente como PDF, e salvar e ler (além de editar) os .DOC do Windows. Seu formato padrão é .odf, então quando for salvar algo, salve como .doc (porém eu uso mais .pdf...)
5 - Firefox 2, Firefox 3, Epiphany, Galeon, Opera, CrossOver Chromiun (é um Google Chrome para Linux) e mais uma infinidade de outros...
6 - Sim, pode existir. A não ser que você tenha mais de 3 GB de memória RAM, eu recomendo o 32bits.
7 - Vai lendo os tópicos do fórum que você achar interessantes, assim vc aprenderá muito... E , se quiser, tem o Guia Foca Linux, o Guia Ygor Abreu, o Guia Oficial do Ubuntu da Canonical..........
8 - Nem eu. Acho que talvez já tenha aprendido algo. Mas você pode se considerar diferente de muitos (pra melhor) por ter perguntado, e tentado.