Autor Tópico: Ubuntu danificando o HD do notebook?  (Lida 12611 vezes)

Offline andeon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • AndeOn's Blog
Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Online: 12 de Janeiro de 2009, 10:58 »
Instalei um versão do ubuntu 8.04 (na verdade Kubuntu) e o HD começa a instalar quando uso, logo a preocupação como foi noticiado sobre este problema gostaria de saber em que pé esta isto hoje. Já que não achei um resposta clara sobre se existe ou não o problema se terá solução definitiva ou é na base do ajuste etc.

Uso um notebook na marca gateway, geralmente ligado 98% na força muito dificil usar bateria o estalo acontece durante o uso na força.

Agradeço qualquer esclarecimento que algum membro puder passar!
AndeOn's Blog - http://andeons.com

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Resposta #1 Online: 12 de Janeiro de 2009, 15:42 »
Desconheço este problema.
Já usei o Kubuntu no meu note e nunca tive problemas.
Agora é preocupante se o Hd começa a instalar, o que é um tipo de vibração?
Penso que deve existir um post neste fórum a respeito deste assunto.

Offline andeon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • AndeOn's Blog
Re: Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Resposta #2 Online: 13 de Janeiro de 2009, 17:40 »
O problema parece que é quando recolhe a agulha (não sei se posso chamar assim) é um ruido baixo mais estranho, sei que existem relatos dos hds WDC serem meio barulhentos, mas o comportamento difere ao usar o linux este é o problema! Não testei outra distro Linux para saber se vai diferenciar.

Sim, existe um post mais não uma resposta definitiva sobre este caso de hds! Algumas distro abriram bugtrack se não me engano e não sei se uma vai mudar alguma coisa em relação a outra. O problema é que não houve um resposta clara a respeito disto, seja uma previsão de ajuste, se temos que monitorar etc. Em fim por um ponto final nisto!
« Última modificação: 13 de Janeiro de 2009, 17:45 por andeon »
AndeOn's Blog - http://andeons.com

Darcamo

  • Visitante
Re: Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Resposta #3 Online: 17 de Janeiro de 2009, 13:18 »
Esse é um bug complicado de se resolver e bem movimentado no launchpad.
Por enquanto o "work around" é rodar o comando
Código: [Selecionar]
sudo hdparm -B254 /dev/sdamudando o /dev/sda para o correspondente ao seu HD se for diferente.

Isso deixa o gerenciamento de energia no modo "máxima performance" e com isso a agulha nunca é recolhida evitando assim o problema. Só que o HD também acaba trabalhando em temperatura alguns graus mais alta já que fica na máxima performance o tempo todo (o normal aqui é 40-42 graus enquanto que em máxima performance chega a 48-49 graus).
Nos tópicos tem como fazer com que esse comando seja feito a cada reboot.

Uma solução que uso enquanto o problema não é resolvido definitivamente é rodar o script abaixo cada vez que ligo o computador
Código: [Selecionar]
#!/bin/sh
while [ 1 ]; do
    touch /tmp/foobar.tmp
    sync
    sleep 7
done
Com isso mantenho o HD "ocupado" já que mexo nele a cada 7 segundos e a agulha nunca estaciona. Assim posso manter o gerenciamento de energia em 128 que é o padrão (varia de 1 a 254) e o HD trabalha na mesma temperatura que no windows (as vezes até um grau mais baixa).

A desvantagem dessa minha solução (além de repetí-la a cada reboot) é que como o script roda o comando sync a cada 7 segundos a cópia de arquivos para pen-drives e outros dispositivos fica mais lenta.

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Resposta #4 Online: 18 de Janeiro de 2009, 03:15 »
Eu também estou tendo este problema com o meu notebook, com um disco rígido samsung HM160HI. Usando OpenSuse e Fedora, nada de barulhos. Mas no Ubuntu uns estalos podem ser ouvidos durante a utilização.

Realizando o teste de contagens dos ciclos, percebi que eles estão aumentando numa velocidade absurda, numa média de 1 a cada minuto. Mesmo rodando os scripts recomendados, o ubuntu continua fazendo isso. Antes de desistir, busquei pra saber se não é característico do hardware, e pra minha surpresa não é. No Windows Vista (instalado por default no note) os ciclos não aumentaram durante um período de 1 hora de monitoramento, e não sei se aumentaram mais porque parei a monitoração.

Vou retirar o Ubuntu e instalar o OpenSuse e/ou Fedora e executar os testes pra ver se o mesmo acontece. Caso aconteça, terei de abandonar (tomara que temporariamente) o uso do Linux.

Pena, gosto muito do Linux e ainda mais do Ubuntu.

ATUALIZADO:
Estudando o problema, descobri que na versão 8.10 (Intrepid Ibex) o problema do número excessivo de load_cycles pode ser resolvido de uma forma bastante simples: https://wiki.ubuntu.com/PowerManagement

Abrir o arquivo /etc/default/acpi-support
e modificar a linha

"ENABLE_LAPTOP_MODE=false"

para

"ENABLE_LAPTOP_MODE=true"

Até agora a contagem dos ciclos está normal (até melhor que no windows). Ainda preciso medir a temperatura e continuar o uso pra saber se é uma solução temporária ou permanente.
« Última modificação: 18 de Janeiro de 2009, 04:28 por cyberlion »
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Resposta #5 Online: 18 de Janeiro de 2009, 09:53 »
Isso já foi debatido aqui:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=27601.0

inclusive com a correção
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Resposta #6 Online: 18 de Janeiro de 2009, 19:03 »
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline andeon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • AndeOn's Blog
Re: Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Resposta #7 Online: 21 de Janeiro de 2009, 16:11 »
Infelizmente esta solução ainda não resolve, alias ele nem entrou oficialmente esta sendo proposto pelo visto já descobriram que não resolve.

Eu também tenho um Vista instalado no notebook (veio junto), monitorei ele por um bom tempo e os ciclos mudavam muito pouco (quando você liga e desliga nota-se a mudança e por períodos longo de uso, mas é baixo)! O intrigante é o ruido achei que estava ficando paranóico, mas comparei o comportamento nos 2 e o ruido existia só sob o ubuntu, interrompi o uso dele no meu notebook devido este problema. Estou inclinado a testar outras distros para analisar se o comportamento difere acho que vou testar o Opensuse que Cyberlion citou, uso o kubuntu a mais de 3 anos (no notebook só agora), mas não gosto de ficar sem o pinguim por muito tempo e não quero arriscar meu hardware!
AndeOn's Blog - http://andeons.com

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Resposta #8 Online: 21 de Janeiro de 2009, 21:48 »
Infelizmente esta solução ainda não resolve, alias ele nem entrou oficialmente esta sendo proposto pelo visto já descobriram que não resolve.

Eu também tenho um Vista instalado no notebook (veio junto), monitorei ele por um bom tempo e os ciclos mudavam muito pouco (quando você liga e desliga nota-se a mudança e por períodos longo de uso, mas é baixo)! O intrigante é o ruido achei que estava ficando paranóico, mas comparei o comportamento nos 2 e o ruido existia só sob o ubuntu, interrompi o uso dele no meu notebook devido este problema. Estou inclinado a testar outras distros para analisar se o comportamento difere acho que vou testar o Opensuse que Cyberlion citou, uso o kubuntu a mais de 3 anos (no notebook só agora), mas não gosto de ficar sem o pinguim por muito tempo e não quero arriscar meu hardware!

Então Andeon, meu camarada, o verifiquei o comportamento com o OpenSuse e os load cycles sobem de forma assustadora também. Por isso, pode desistir. A não ser que queira ver como o seu hardware se comporta.

No caso da correção, ela resolve alguns problemas: o aumento exagerado no "load cycle counter" e também o barulho que você citou. No meu caso, o barulho é um "estalo", correspondente ao recolhimento brusco do braço de leitura do HD. Porém, ele traz o problema do aquecimento extra (aqui subiu uns 4°) e também quando o note é usado na bateria (o número de load cycle counts continuam a subir).

Contudo, algo há de ser observado:
nem sempre chegar ao número recomendado pelo fabricante de "load cycles" significa que perderá o hd. Pesquisando em fóruns da web é fácil encontrar usuários com um HD que superam os 1.000.000.000 de ciclos.

Mesmo assim eu também estou muito sismado, e estou usando o Ubuntu apenas na tomada. Mas não sei até quando aguento essa situação. Gosto do Linux, mas estou inclinado a esperar a solução para utilizá-lo no notebook.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline andeon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • AndeOn's Blog
Re: Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Resposta #9 Online: 22 de Janeiro de 2009, 19:08 »
Eu acredito que existe algo errado, alguns vem dizer que é lenda urbana por ai, se tem bug track aberto e pessoas submetendo correções e os desenvolvedores ou fabricantes de hardware não forneceram nenhum parecer!

Só sei que ouvi estalos aqui também, vi ciclos subindo rapidamente!

Sempre usei linux, só que recentemente abdiquei do PC de mesa em favor do notebook, só sei que o uso esta interrompido até que possa ter certeza de que não esta prejudicando meu hardware.

E o fedora? Ia testar o mandriva, mas li relatos sobre o problema de ciclos também.

Este problema esta ganhando a rede rapidamente e não venham dizer que é FUD, pois são usuários que estão reportando e no meu caso e do cyberlion acredito que não estamos ouvindo coisas não, já que não são apenas ciclos! E já que os notebooks passaram a venda de PCs de mesa e a tendencia é aumentar muito mais, isto pode minar a confiança de novos usuários para o sistema Linux e porque não dos antigos.
AndeOn's Blog - http://andeons.com

Offline cyberlion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
Re: Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Resposta #10 Online: 22 de Janeiro de 2009, 19:38 »
No Fedora ocorre a mesma coisa, Andeon.
Parece que o problema está relacionado ao código do programa de gerenciamento de energia, e não a uma distribuição específica. Acontece que no Ubuntu, justamente pelo maior número de usuários, é onde aparece uma maior dedicação para resolver o mesmo.

O bom é testar os valores do hdparm para saber qual se adapta melhor ao hardware. Com o meu HD samsung HM160HI, utilizo a fix disponível no repositório proposed (hdparm -B254) e os ciclos não aumentam. Pensei que isso causasse maior aquecimento do HD, mas agora vejo que não. Utilizei o Vista durante toda a tarde e o aquecimento do HD é o mesmo do Ubuntu (até com alguns momentos de maior pico).

Porém, apesar do uso relativamente tranquilo quando ligado na tomada, ainda fico preocupado com o uso na bateria. E quando eu tiver de sair com o note? Sei que se usar o mesmo valor para o hdparm a bateria será consumida rapidamente.

É certo que o número de load cycles pode facilmente ultrapassar o número recomendado pelo fabricantes. Porém, melhor prevenir do que remediar. Estou usando o Ubuntu quando na tomada, mas ainda estou avaliando o desempenho dele.

Quanto aos barulhos... depois do que ouvi, sei: isso não é mito.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline dom diniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
Re: Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Resposta #11 Online: 23 de Janeiro de 2009, 00:14 »
Olhando esse tópico lembrei de uma coisa:

Quando eu experimentei o mandriva 2008 lembro que ele tinha nos repositórios um kernel desktop e um kernel laptop, ou seja vc instalava pelo cd/dvd um kernel generic e depois baixava um desses pelos repositórios ( não sei se continua assim no 2009)

esse problema também ocorre no Mandriva com o kernel laptop??

Alguém sabe dizer??
Preocupem-se com a criação de mais programas e não de mais distros.
link
Ga-945GM-S2Dual|Core 2 Duo E4600|2GB DDR2 Kingston667|Radeon X300 128|XP+ubuntu 10.04 || DELL Vostro 1310 + ubuntu 10.04

Offline lfernandosg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 477
    • Ver perfil
Re: Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Resposta #12 Online: 23 de Janeiro de 2009, 16:40 »
estou testando o ubuntu 8.10 e o debian lenny 5.0 e esse problema também acontece com os dois..alguém tem alguma notícia para possível resolução desse problema?
Dell Xps M1330/c2d 2.0Ghz/4GB ddr2/320GB sata/etc...

Offline andeon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
    • AndeOn's Blog
Re: Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Resposta #13 Online: 12 de Abril de 2009, 23:08 »
Estou revivendo para saber se temos mais fatos sobre o assunto!

O que preocupou de verdade é o recolhimento brusco da agulha com o notebook ligado na tomada e os ruídos que deve ser o braço se movimentando devido.

O que prejudicaria mais o notebook recolhimentos excessivos ou o não recolhimento ? Já que teriamos que analisar fatores como temperatura, rotação etc.

Obrigado

AndeOn's Blog - http://andeons.com

Offline RxDx

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 409
  • RxDx
    • Ver perfil
    • RxDx
Re: Ubuntu danificando o HD do notebook?
« Resposta #14 Online: 13 de Abril de 2009, 16:46 »
Tambem tenho esse problema no meu note...
So' nao consigo entender como um bug desses pode ser tratado com prioridade "LOW" :\
Notebook: Dell Vostro 1320 | Core 2 Duo P8600 @ 2.4ghz | 4GB DDR2 | nVidia GeForce 9300m GS.