Autor Tópico: Wubi e acesso à partição ntfs  (Lida 2073 vezes)

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Wubi e acesso à partição ntfs
« Online: 06 de Janeiro de 2009, 19:58 »
Boas,
Um primo meu (passo-lhe a palavra), devido a dificuldades na gestão de partições, instalou recentemente o Ubuntu pelo Wubi. Mas ele deparou-se com um problema, de não conseguir aceder ao conteudo da partição ntfs onde o Wubi instalou o Ubuntu, tanto a nivel de leitura como de escrita.
Pelos screenshots que ele me mostrou, achei estranho que a partição /dev/sda1 no system-monitor aparecia como fuseblk, e não ntfs - fuseblk e ntfs são a mesma coisa para o Ubuntu?  monto na boa /dev/sda1 em /mnt/sda1/ , ou ela já vem montada algures por defeito, como em /media/ ?
Tenho também de editar à mão os ficheiros /etc/fstab ou /etc/mtab (nunca sei qual que é para se editar), e de alguma forma especial, para que esta partição ntfs seja reconhecida logo no arranque?
Obrigado! =)





Offline Pandziura

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Wubi e acesso à partição ntfs
« Resposta #1 Online: 08 de Janeiro de 2009, 09:29 »
Olá nitrofurano,



Partindo do princípio que o teu primo está a utilizar 8.04 ou superior à partida o ubuntu deveria reconhecer (leitura apenas) a partição ntfs do windows.

Antes de editar qualquer ficheiro ou fazer o mount manual da partição recomendo que na consola faças:

~#sudo apt-get update
~#sudo apt-get install ntfs-3g


// Este pacote dá a opção de escrita na partição ntfs;


Convém configurar o modo como queres ter acesso aos teus discos (caso tenhas mais do que uma partição interna ou externa):





A seguir, podes abrir o nautilus (gnome explorer) e à partida já deverá fazer o mount com um simples clique do rato sem ser necessário comandos manuais :)

Se não funcionar de imediato, tenta reiniciar o sistema. Espero que resulte.

Para melhor compreensão vêr how to em: http://www.howtoforge.com/ntfs_3g_ubuntu_feisty
________
Pandziura


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Wubi e acesso à partição ntfs
« Resposta #2 Online: 08 de Janeiro de 2009, 15:13 »
Não sei se com o wubi você tem acesso a partição NTFS.

Eu nunca usei, mas pelo que entendi aparentemente você não tem acesso a partição não. Para tirar a dúvida poderia rodar o comando abaixo e retornar a resposta aqui.

Código: [Selecionar]
sudo  fdisk   -l
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Wubi e acesso à partição ntfs
« Resposta #3 Online: 08 de Janeiro de 2009, 15:45 »
Não sei se com o wubi você tem acesso a partição NTFS.

Eu nunca usei, mas pelo que entendi aparentemente você não tem acesso a partição não. Para tirar a dúvida poderia rodar o comando abaixo e retornar a resposta aqui.

Código: [Selecionar]
sudo  fdisk   -l

Não tem acesso à própria partição NTFS ou FAT.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson