Autor Tópico: Problemas com a configuração de Proxy Squid  (Lida 3754 vezes)

Offline Diogo.Nery

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 43
    • Ver perfil
Problemas com a configuração de Proxy Squid
« Online: 06 de Janeiro de 2009, 11:58 »
sou iniciante e ja instalei o pacote squid em meu ubuntu, so que não consigo achar um material de fácil entendimento que me ajude a configurar meu squid.conf , pois não sei a estrutura e nem o que é necessario.

Gostaria de saber se alguem tem um material de fácil entendimento que possa me passar, para que eu possa saber tudo com relação a configuração do squid(controle de acesso, relatório de acessos, interface e etc).

Atenciosamente.

Offline Torres

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Problemas com a configuração de Proxy Squid
« Resposta #1 Online: 13 de Abril de 2009, 13:29 »
não estou consegundo execultar o SQUID no meu UBUNTU 8.10 DESKTOP, está aparecendo uma mensagem de erro... não sei o que fazer...

preciso de uma luz, já que sou novato no assunto, tentei renomear o arquivo de configuração do SQUID mais tambem não deu, tentei excluir, não deu tambem...

Código: [Selecionar]
squid
FATAL: Unable to open configuration file: /etc/squid/squid.conf: (13) Permission denied
Squid Cache (Version 2.7.STABLE3): Terminated abnormally.
CPU Usage: 0.004 seconds = 0.004 user + 0.000 sys
Maximum Resident Size: 0 KB
Page faults with physical i/o: 1
Cancelado

o que eu devo fazer pra que esse problema acabe, isso e se for realmente um problema...

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Problemas com a configuração de Proxy Squid
« Resposta #2 Online: 13 de Abril de 2009, 19:32 »
não estou consegundo execultar o SQUID no meu UBUNTU 8.10 DESKTOP, está aparecendo uma mensagem de erro... não sei o que fazer...

preciso de uma luz, já que sou novato no assunto, tentei renomear o arquivo de configuração do SQUID mais tambem não deu, tentei excluir, não deu tambem...

Código: [Selecionar]
squid
FATAL: Unable to open configuration file: /etc/squid/squid.conf: (13) Permission denied
Squid Cache (Version 2.7.STABLE3): Terminated abnormally.
CPU Usage: 0.004 seconds = 0.004 user + 0.000 sys
Maximum Resident Size: 0 KB
Page faults with physical i/o: 1
Cancelado

o que eu devo fazer pra que esse problema acabe, isso e se for realmente um problema...

Qual o comando que você está rodando para dar esta mensagem de erro? Erros de permissão geralmente são referentes a programas/comandos que necessitam de privilégios de superusuário. Para resolvê-los preceda-os com um sudo antes do comando propriamente dito, a senha que será pedida é a de seu usuário normal.

sou iniciante e ja instalei o pacote squid em meu ubuntu, so que não consigo achar um material de fácil entendimento que me ajude a configurar meu squid.conf , pois não sei a estrutura e nem o que é necessario.

Gostaria de saber se alguem tem um material de fácil entendimento que possa me passar, para que eu possa saber tudo com relação a configuração do squid(controle de acesso, relatório de acessos, interface e etc).

Atenciosamente.

Diogo, não sei se ajuda, mas quando comecei a trabalhar com squid fiz um tutorial e coloquei no meu blog, porém é para Slackware, espero que possa lhe ajudar:
Squid - Instalação e Configuração

Offline Torres

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Problemas com a configuração de Proxy Squid
« Resposta #3 Online: 14 de Abril de 2009, 11:42 »
Citar
Qual o comando que você está rodando para dar esta mensagem de erro? Erros de permissão geralmente são referentes a programas/comandos que necessitam de privilégios de superusuário. Para resolvê-los preceda-os com um sudo antes do comando propriamente dito, a senha que será pedida é a de seu usuário normal.

sou iniciante e ja instalei o pacote squid em meu ubuntu, so que não consigo achar um material de fácil entendimento que me ajude a configurar meu squid.conf , pois não sei a estrutura e nem o que é necessario.

Gostaria de saber se alguem tem um material de fácil entendimento que possa me passar, para que eu possa saber tudo com relação a configuração do squid(controle de acesso, relatório de acessos, interface e etc).

Atenciosamente.

Diogo, não sei se ajuda, mas quando comecei a trabalhar com squid fiz um tutorial e coloquei no meu blog, porém é para Slackware, espero que possa lhe ajudar:
Squid - Instalação e Configuração

Parceiro muito obrigado pelo link do seu tutorial de instalação e configuração do SQUID... e outra coisa que não sabia que o SQUID tinha uma SITE em portugues... vou olhar... muito obrigado...

Offline Torres

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re: Problemas com a configuração de Proxy Squid
« Resposta #4 Online: 14 de Abril de 2009, 11:46 »
mais só pra registra estou usando sim o SUDO antes dos comandos... até porque não tinha conseguido utilizar nenhum comando antes de aprender o SUDO...  ;D