Autor Tópico: Criar usuário com restrições  (Lida 6046 vezes)

Offline leufmt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Criar usuário com restrições
« Online: 06 de Janeiro de 2009, 11:50 »
Bom dia a todos.

Instalei o ubuntu 8.10 e seguidamente o edubuntu 8.10 nas máquinas da biblioteca da escola, agora quero saber a maneira mais segura para o sistema de criar um usuário para os alunos.
Sendo que este usuário só terá acesso aos programas do sistema(como: firefox, openoffice, programas educacionais e etc) e não a permissão para alterar, instalar ou desinstalar nada do sistema.
Como procedo na criação deste usuário?

Desde já obrigado.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Criar usuário com restrições
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2009, 12:00 »
Basta criar um usuário normalmente.

Os usuários no ubuntu são criados sem estas permissões, e para que passem a tê-las é necessário incluí-los em alguns grupos.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline carlosaluisio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 554
  • Só o capitalismo salva!
    • Ver perfil
Re: Criar usuário com restrições
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2009, 13:17 »
Você também pode gerenciar exatamente o que cada usuário pode fazer.

Chamando o users-admin (no gnome, deve ficar em Sistema - Administração - Usuários , ou coisa parecida), e , ali, clique no usuário desejado, e vá em Propriedades. Uma ferramenta fácil se quer evitar que seus alunos fiquem espetando pendrivers, pegando dados desnecessários, etc. pode até mesmo restringir o acesso a rede interna, caso seja necessário.

E parabéns pela iniciativa de instalar o Edubuntu !

Sds. Carlos
Ubuntu Lucid é 10 !!!

Offline leufmt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Criar usuário com restrições
« Resposta #3 Online: 06 de Janeiro de 2009, 16:52 »
Tem como eu bloquer e fazer sumir alguns itens do menu do sistema para determinados usuários do ubuntu 8.10?

Desde já obrigado

alarcon

  • Visitante
Re: Criar usuário com restrições
« Resposta #4 Online: 06 de Janeiro de 2009, 17:49 »
Tem como eu bloquer e fazer sumir alguns itens do menu do sistema para determinados usuários do ubuntu 8.10?

Desde já obrigado

Se entendi direito você pode ir no menu Sistema > Preferências > Menu principal e na janela que abrir procurar pelo que você deseja remover e então basta desmarcar o item selecionado para que ele não volte a aparecer nos menus.

OBS: acho que você tem de fazer isso com o próprio Menu pincipal, pois se não me engando ele aparece para todos e executa sem pedir senha root. Alternativamente acho que você pode clicar nele com o botão direito do mouse, isso dentro da janela do editor de menus (Menu principal) ir em propriedade e em comando trocar de alacarte para gksu alarcarte, assim quando for tentar usar o editor de menu chamado do Menu principal (comando alacarte) ele vai pedir a senha por que vc colocou lá para isso (gksu alacarte).
« Última modificação: 06 de Janeiro de 2009, 18:01 por alarcon »

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Criar usuário com restrições
« Resposta #5 Online: 06 de Janeiro de 2009, 17:56 »
Um projeto que promete maior controle é esse http://projects.gnome.org/sabayon/

Nunca testei.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline leufmt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Criar usuário com restrições
« Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2009, 10:06 »
Caro colega alarcon achei tu dica muito boa.
Mas agora como faço para retirar o gksu?
Pois quando entro lá nas propriedades de comando do menu principal só aparece alacarte.

alarcon

  • Visitante
Re: Criar usuário com restrições
« Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2009, 12:02 »
Caro colega alarcon achei tu dica muito boa.
Mas agora como faço para retirar o gksu?
Pois quando entro lá nas propriedades de comando do menu principal só aparece alacarte.

Você poderia explicar um pouco melhor, pois fiquei sem entender direito o seu problema, ou melhor ainda se puder tirar uma imagem do problema ajudaria também.

Para tirar o gksu  é só abrir o Menu Principal em Sistema > Preferências > Menu Principal clicar com o botão direito do mouse sobre o item que vc colocou o gksu e na janela que aparecer ir em Propriedades e na próxima janela no campo de Comando: retirar a palavra gksu deixando só o resto, por exemplo, de gksu alacarte para somente alarcarte no campo Comando:.

Ou ao ir em Sistema > Preferências > Menu Principal ele está pedindo senha e aí vc quer retirar isso, mas quando vai onde falei não aparece lá a palavra gksu antes de alacarte, embora tenha pedido senha ao usá-lo. É isso?
« Última modificação: 08 de Janeiro de 2009, 12:09 por alarcon »

Offline leufmt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Criar usuário com restrições
« Resposta #8 Online: 09 de Janeiro de 2009, 08:54 »

Ou ao ir em Sistema > Preferências > Menu Principal ele está pedindo senha e aí vc quer retirar isso, mas quando vai onde falei não aparece lá a palavra gksu antes de alacarte, embora tenha pedido senha ao usá-lo. É isso?
[/quote]

Isso mesmo. O termo gksu não aparece para eu poder retira-lo.

alarcon

  • Visitante
Re: Criar usuário com restrições
« Resposta #9 Online: 09 de Janeiro de 2009, 10:34 »

Citar
Ou ao ir em Sistema > Preferências > Menu Principal ele está pedindo senha e aí vc quer retirar isso, mas quando vai onde falei não aparece lá a palavra gksu antes de alacarte, embora tenha pedido senha ao usá-lo. É isso?


Isso mesmo. O termo gksu não aparece para eu poder retira-lo.

Faz o seguinte, cola aqui o conteúdo do seguinte comando (executado no terminal, menu Aplicações > Acessórios > Consola ou Terminal):

sudo gedit /usr/share/applications/alacarte.desktop

ou melhor ainda, para não ter de colar tudo que tem lá, pois parece que o arquivo é grande, veja se tem uma linha assim:

Exec=gksu alacarte

se tiver, altere para:

Exec=alacarte

salve e sai do arquivo.
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2009, 18:07 por alarcon »

Offline leufmt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Criar usuário com restrições
« Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2009, 12:03 »
no final do arquivo esta assim:

Exec=alacarte
Terminal=false
Type=Application
StartupNotify=false
Categories=GNOME;Settings;DesktopSettings;
NotShowIn=KDE;
Icon=alacarte
X-GNOME-Bugzilla-Bugzilla=GNOME
X-GNOME-Bugzilla-Product=alacarte
X-GNOME-Bugzilla-Component=general
X-GNOME-Bugzilla-Version=0.11.6
X-Ubuntu-Gettext-Domain=alacarte
X-Ubuntu-Gettext-Domain=alacarte

alarcon

  • Visitante
Re: Criar usuário com restrições
« Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2009, 18:05 »
no final do arquivo esta assim:

Exec=alacarte
Terminal=false
Type=Application
StartupNotify=false
Categories=GNOME;Settings;DesktopSettings;
NotShowIn=KDE;
Icon=alacarte
X-GNOME-Bugzilla-Bugzilla=GNOME
X-GNOME-Bugzilla-Product=alacarte
X-GNOME-Bugzilla-Component=general
X-GNOME-Bugzilla-Version=0.11.6
X-Ubuntu-Gettext-Domain=alacarte
X-Ubuntu-Gettext-Domain=alacarte

Muito esquisito isso, nunca vi esse tipo de erro, pedir a senha, mas lá no arquivo que comanda isso não tem o comando que faz pedir a senha. Só pode ser algum bug.

No momento não tenho mais idéia do que fazer para lhe ajudar, caso pense em algo eu escrevo aqui ok.



===EDITADO===

abre o terminal e digita:

gedit /home/seu_usuário/.local/share/applications/alacarte.desktop


ATENÇÃO: não é preciso a palavra sudo por que este arquivo está na sua pasta de usuário dentro da home e então você deve editá-lo com seu usuário normal. O que destaquei em vermelho altere para o seu nome de usuário, ou seja, o nome do usuário que você se logou para fazer a alteração do alacarte.

Novamente procure pela linha:

Exec=gksu alacarte

se tiver, altere para:

Exec=alacarte
« Última modificação: 09 de Janeiro de 2009, 18:17 por alarcon »

Offline leufmt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Criar usuário com restrições
« Resposta #12 Online: 13 de Janeiro de 2009, 17:36 »
Agora deu.

Obrigado.

Offline leufmt

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: Criar usuário com restrições
« Resposta #13 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:06 »
Agora que criei um usuário e modifiquei os menus a partir do Sistema - Preferências - Menu Principal e coloquei o gksu alacarte.
So que neste usuario quando entro no Menu Principal ele pede senha, mas estou digitando a senha do administrador e não dá certo. Vem com a seguinte mensagem: Não foi possível rodar alacarte como usuário root: O mecanismo de autorização (sudo) não permite que você execute esse programa.

Porque ele esta chamando o uruário root?
Como faço para arrumar isto agora?

alarcon

  • Visitante
Re: Criar usuário com restrições
« Resposta #14 Online: 11 de Fevereiro de 2009, 18:20 »
Agora que criei um usuário e modifiquei os menus a partir do Sistema - Preferências - Menu Principal e coloquei o gksu alacarte.
So que neste usuario quando entro no Menu Principal ele pede senha, mas estou digitando a senha do administrador e não dá certo. Vem com a seguinte mensagem: Não foi possível rodar alacarte como usuário root: O mecanismo de autorização (sudo) não permite que você execute esse programa.

Porque ele esta chamando o uruário root?
Como faço para arrumar isto agora?

Quando indiquei as dicas passadas aqui eu não sabia direito o seu funcionamento por que só usava o Ubuntu com um usuário (o principal), como criei outro para fazer uns testes na aparencia do desktop sem que prejudicasse o principal é que notei exatamente isso que você comenta, ou seja, todao e qualquer função que pede o gksu ou sudo dá erro, mesmo você digitando a senha do usuário principal, isso é uma característica do Ubuntu.

Nas distribuições linux que seguem o padrão você cria a senha dos usuários e a senha root, no momento da instalação e aí você não passa por problemas como esse do Ubuntu.

Tinha na minha mente que ao usar um usuário comum e tentar um comando com o sudo e seu sobesse a senha do usuário principal e digitasse ela, o comando funcionaria, mas me enganei quanto a isso e infelizmente da forma como o Ubuntu é, não dá, pelo menos em princípio.

Para solucionar isso talvez você tenha que alterar algo no sudoers ou acrescentar seu usuário num grupo em especial, talvez o grupo wheel ou outro qualquer, mas atenção, não faça isso.

Como o seu propósito era só fazer com que usuários não alterasse nada no sistema e apenas usasse, acho que o objetivo já foi satisfeito, ou não?

O editor de menus era a única opção que não pediria a senha e aí um usuário comum poderia bagunçar os menus fazendo edições nele e agora vai ser pedido uma senha para isso. Mesmo que nenhuma senha funcione, como é o caso, o usuário não poderá editar os menus e estragá-los neste usuário o que considero como o objetivo das dicas já satisfeito.
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 18:29 por alarcon »