Autor Tópico: Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata  (Lida 7193 vezes)

Offline Guto Araújo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata
« Online: 04 de Janeiro de 2009, 23:07 »
Olá pessoal!

Bom, sou novo por aqui, mas já faz algum tempo que uso o Ubuntu...
Comprei um laptop e logo fui instalando o Ubuntu 8.10 nele. Já tá todo configurado com Compiz, Wireless e tudo mais... muito fino!
Como utilizo alguns programas do Windows para fins profissionais tenho que manter o Windows XP instalado na minha máquina, só que tenho um pequeno problema: instalei o Windows XP sem suporte ao Sata (aquelas frescuras de disquete e etc...), ou seja, alterando no setup do laptop, e então quando fico utilizando por bastante tempo o Ubuntu e retorno ao Windows dá aquela telinha azul (enquanto o XP carrega) e a máquina é reiniciada automaticamente. Isso acontece devido ao Ubuntu alterar de maneira automática o setup da máquina para suporte intergral a Sata, o que me obriga a sempre desabilitar esse suporte no setup.

Gostaria de saber se alguém já passou por uma situação parecida e qual é a melhor maneira de resolver isso tudo, levando em conta que não posso formatar a minha partição Windows.

Desde já meus agradecimentos! Valew!

Guto

Offline Paulo R Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata
« Resposta #1 Online: 06 de Janeiro de 2009, 13:31 »
No meu notebook HP Pavilion dv2120 CTO, também., tenho dual-boot c/ Win XP ProSP3 + Ubuntu 8.04 LTS e tive problema parecido. Resolvi instalando, logo,  os drivers SATA do XP... e pronto!
Abraços. :D

Offline Guto Araújo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata
« Resposta #2 Online: 06 de Janeiro de 2009, 23:54 »
Humm...

Não sabia dessa possibilidade de instalar o drive Sata após ter instalado o Windows...
Como fez?

Abraços...

Offline Paulo R Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata
« Resposta #3 Online: 07 de Janeiro de 2009, 01:24 »
...não é bem assim! Não poderia ter instalado o Windows XP num hd que não fosse previamente reconhecido pelo sistema após a varredura do POST (placa-mãe). O que aconteceu é que o Ubuntu enxergava o agadê, mas o Windows, não! Logo, não podia prosseguir a instalação, visto que, no meu CD do XP não constavam os respectivos drivers RAID/SATA(ext. da controladora RAID do chipset Intel). Então, customizei um CD do WinXp usando o NLite+.NET Framework 2., adicionando os drivers em questão*. Antes, havia reparticionado o disco onde estava instalado o Ubuntu c/ o GParted bootável; instalei o WinXP SP3 customizado já detectando o hd SATA. Restaurei o Grub no mbr (o windows sobrescreveu o bootloader) c/ o CD Live do Ubuntu 8.04 e tudo voltou como d'antes no quartel do Abrantes... Foi +/- assim!
Abraços. ;)
* Assim, descarta-se o procedimento de inserir o disquete c/ drivers na carga inicial do Sistema p/ instalação.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2009, 08:08 por Paulo R Silva »

Offline Guto Araújo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata
« Resposta #4 Online: 07 de Janeiro de 2009, 11:30 »
É... eu vi muitas pessoas falando que fizeram dessa forma na internet...

Mas reinstalar o Windows XP dessa forma (Com o CD personalizado já com os Drives Sata e pacotes SP3), vai funcionar?
No meu caso o Windows já está instalado no HD (agadê)...

Abraços...

Offline Paulo R Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata
« Resposta #5 Online: 07 de Janeiro de 2009, 12:38 »
Pois é, desabilitando previamente o SATA no BIOS Setup p/ instalar o XP sem drivers nativos p/ esse tipo de hd é a forma dele ser reconhecido como PATA ou IDE. Depois, pode-se instalar os drivers Raid/Sata como já descrevi. Faça o seguinte: dê uma lida nessa página da Web e as coisas vão se esclarecer.
  http://www.guiadohardware.net/comunidade/instalando-xp/890169/   

Abraço. ;)

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata
« Resposta #6 Online: 08 de Janeiro de 2009, 16:49 »
Tive um caso parecido.
Só que foi com um micro desktop novo.
O Windows xp original não instala não instalava num hd sata.
E assim não tive que alterar nada na bios.
A solução foi fazer o download de um windows xp com o sp3, que esta disponivel na net:

http://baixebr.org/?p=3272


Offline Guto Araújo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata
« Resposta #7 Online: 08 de Janeiro de 2009, 21:59 »
Legal!

Estou baixando o Windows XP SP3.
Então é só reinstalar por cima do Windows SP2 habilitando antes o Sata na bios?

Abraços...

Offline Paulo R Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata
« Resposta #8 Online: 08 de Janeiro de 2009, 22:21 »
Pessoalmente, nesse caso, eu habilitava "Atualizações Automáticas" no quesito> Baixar e notificar deixando que o usuário instale. Pq assim, a M$oft Atualiza sem problemas c/ os Hots+SP3. Quando o ícone surgir no systray, na cx. da listagem, desmarque o WGE p/ que não apareça aquela msg de software ilegal a cada boot.... e pronto! o SP3 instala sem precisar de sobreescrita do Windows que pode trazer alguns problemas.  ;)
 

Offline Guto Araújo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata
« Resposta #9 Online: 08 de Janeiro de 2009, 22:55 »
Bom, eu acho que isso não funciona...
No notebook da minha namorada eu atualizei o XP pra SP3 (E tenho a chave original do sistema) através do autoupdates, e o lance do boot com ativação do Sata na bios deu tela azul do mesmo jeito...

Pelo que eu estou vendo terei que formatar minha partição Ruwindows... EHhehe...

Abraços...

Offline Paulo R Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata
« Resposta #10 Online: 09 de Janeiro de 2009, 09:16 »
Olha,Guto, os casos que fiz assim, resolveram a contento! Vc. checou se o SP3 estava na lista das Atualizações? Pq, às vezes, ele não entra de imediato não!
Fui!

Offline Guto Araújo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata
« Resposta #11 Online: 09 de Janeiro de 2009, 13:04 »
Pior que eu instalei o SP3 pelo Autoupdate site do Windows. Hehehhe...
E quando eu vou em propriedades do sistema ele me informa que é a versão SP3.

Estou vendo se consigo alguma coisa com o Virtual Box, assim evito de ficar saindo do Ubuntu quando precisar usar o Windows...
Só falta alguns ajustes pra ficar legal... (Conhece algum tutorial bom?)

Valew!!!

Offline Paulo R Silva

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 95
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata
« Resposta #12 Online: 09 de Janeiro de 2009, 18:10 »
Garimpa no fórum e/ou no site do GDH. Eu não tenho experiência c/ emuladores. Sempre li que funcionam c/ restrições. Prefiro manter o Windows em dual boot (neste notebook) e trial boot no desktop.  É uma manobra tão rápida passar de um Sistema p/ outro! Se estou no Linux e preciso digitalizar uma radiografia, visto que, sou Dentista, saio do Linux e entro no Windows p/ tal fim. É pq meu scanner Genius (p/ RX) não tem drivers p/ Linux.
Abraço.

Offline Becker

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 309
  • Por tanto tempo quanto dura a eternidade
    • Ver perfil
Re: Ubuntu e Windows Xp usando um HD Sata
« Resposta #13 Online: 12 de Janeiro de 2009, 15:38 »
Depende do que você vai fazer no Windows.
Se for o trivial, o virtualbox da conta.
A dificuldade que tenho no virtualbox é conseguir instalar a rede e fazer a USB funcionar.
No mais funciona bem dentro do Ubuntu rodando um xp.
Mas prefiro o dual boot.