Placa de video

Iniciado por Burgonovo, 03 de Janeiro de 2009, 14:43

tópico anterior - próximo tópico

quero saber qual a paca de video do meu not

Placa de video
0 (0%)
placa de video
0 (0%)

Total de membros que votaram: 0

Burgonovo

Por favor, alguem pode me ajudar, acabei de adquirir um Proview-mobile, com o ubuntu instalado, não entendo nada de linux, sempre usei produtos MS, então estou precisando de ajuda, alguem pode me dizer como faço pra saber qual a placa de video do meu not, por favor passem as instruções de forma detalhada, pois como ja disse, não conheço nada de ubuntu.
Obrigado.

ucastrobr

Só para saber a placa de vídeo vá direto no trecho abaixo escrito com cor vermelha. Assim você não perde tempo.
Aqui tem uma video-aula que criei de um programa LSHW para linux estilo Everest que faz varredura de todo seu hardware desde a instalação até seu uso. É só entrar no youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=ubk6F4fI1wE

Só lembrando que existem outras ferramentas que fazem varredura de hardware:
Hardinfo
Sysinfo
HAL

Para instalar hardinfo é só digitar :
sudo apt-get install hardinfo
fonte da imagem do hardinfo blog tux vermelho

Para instalar o sysinfo é só digitar:
sudo apt-get install sysinfo
Fonte da imagem sysinfo tuxspectrum é só clicar na imagem para ampliá-la

Ou pode-se usar uns comandinhos via terminal(console):
Processador
sudo dmidecode -t4
RAM
sudo dmidecode -t6
CPU
cat /proc/cpuinfo
Placa de rede e de vídeo
sudo lspci
Aparecerá vários itens procure uma parte que contêm a palavra vga ex:
01:00.0 VGA compatible controller: nVidia Corporation NV34 [GeForce FX 5200] (rev a1)

Esse comando lspci pode ser feito sem sudo, veja que minha placa é GeForce FX 5200

Dispositivos USB
sudo lsusb

Uso do disco
sudo df -h

Spock – "After a time, you may find that having is not so pleasing a thing, after all, as wanting. It is not logical, but it is often true."
("Depois um de tempo você vai perceber que ter algo pode não ser tão prazeroso quanto deseja-lo. Isto não é lógico, mas frequentemente é verdade.")

Burgonovo

Valeu Colega, sua resposta foi grande valia, muitissimo obrigado, abraços.