Conexão internet via rede

Iniciado por julioubuntu, 29 de Dezembro de 2008, 20:23

tópico anterior - próximo tópico

julioubuntu

Boa noite,

Estou atualmene utilizando o Ubuntu 7.04 em uma máquina cliente de rede windows.  Meu maior problema e não conseguir navegar corretamente nesta rede com o Linux.  Já instalei Fedora 8, Debian 4 e agora o Ubuntu.
Na internet consigo abrir apenas a página do google e fazer pesquisas, mas não posso abrir os resultados.  A página do Gmail fica legal e leio as mensagens mas também não posso abrir links de mensagens.

Gostaria muito de continuar usando o Ubuntu, mas assim fica muito difícil.

Atenciosamente

Júlio César

VB5

julioubuntu,
seja bem-vindo!... Por favor, veja o tópico abaixo:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,44640.0.html

Talvez as duas últimas recomendações possam ajudá-lo; caso contrário poste mais detalhes, especialmente mensagens de erro recebidas. Não há nada de difícil em configurar a Internet no Ubuntu, basta saber *qual* é o problema. Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

julioubuntu

Conforme o link que foi indicado o texto é o abaixo.
"Cara no ubuntu é bem semelhante para configurar o ip da máquina, pois o que pode estar ocorrendo

contigo é que o ubuntu não pegou o ip correto ou o dns, para isso clique com o botão direito do

mouse em cima do ícone da rede perto do relógio  e vá na opção Editar Conexões / se você estiver

utilizando a rede com fio (cabeada) ela já irá aparece na aba Com Fios, dê 2 cliques em Auto eth0

/ clique na aba Configurações IPv4 / no método  que está automático, selecione a opção MANUAL / e

configure o endereço local - máscara de rede - gateway - servidores de dns. Feito isso clique no

botão Ok e verifique se a net está normal.

Acho que o problema pode ser esse.

espero ter ajudado."

Agora os resultados que obtive.
Desculpe, mas não consegui achar o que foi escrito em: "clique com o botão direito do mouse em cima do ícone da rede perto do relógio  e vá na opção Editar Conexões / se você estiver utilizando a rede com fio (cabeada) ela já irá aparece na aba Com Fios".
Motivo: não aparece a opção Editar Conexões.  Aparece apenas: Habiliar rede (marcada com um vezinho antes), Informações da Conexão e Sobre.
No ícone Propriedades da conexão: eth0 (que eu coloquei no painel exatamente para observar se os dados estavam indo e vindo), têm 2 abas Geral e Suporte.  Em Geral tem Conexão e Atividade. 
Conexão com eth0 ou "lo".  Em Suporte tem: Protocolo de Internet (IPv4) e Dispositivo de rede. 
em IPv4 aparecem: endereço: 192.168.0.235, Broadcast: 192.168.0.255 e Máscara de subrede: 255.255.255.0.  Bem o endereço de minha máquina é: 192.168.0.2 e o do gatway é: 192.168.0.1 (a máquina com windows que recebe o sinal da internet).  Em dispositivo de rede tem: tipo: Ethernet e Endereço: 00:18:B9:6C:A1:A5 que sei que é o endereço IP de minha placa de rede.
Posso clicar em Configurar e aparecem:
1. Habilitar modo roaming, que está desabilitado. Desculpe mas não sei do que se trata.
2. Configurações de conexão: Configuração: 3 opções: Endereço IP estático, Configuração automática (DHCP) e Rede Zeroconf local (IPv4 LL)
   Endereço IP (modo IP estático): 192.168.0.2
   Máscara da subrede           : 255.255.255.0
   Endereço do gateway        : 192.168.0.1
Faço isso, mas nada adianta.  Realmente sinto-me muito frustrado achando que não sei bem o que estou fazendo.  Gostaria de mais explicações pois esta dica realmente não adiantou de nada pois não acho o que foi escrito.

VB5

julio,
quando lhe respondi ainda não havia no tópico o post citado; minha recomendação era no sentido de que você fizesse uma busca aqui mesmo para ver se esta questão já não havia sido respondida.

Estou usando o 7.10, mas em todo o caso, vamos ver...

em IPv4 aparecem: endereço: 192.168.0.235, Broadcast: 192.168.0.255 e Máscara de subrede: 255.255.255.0.  Bem o endereço de minha máquina é: 192.168.0.2 e o do gatway é: 192.168.0.1 (a máquina com windows que recebe o sinal da internet).  Em dispositivo de rede tem: tipo: Ethernet e Endereço: 00:18:B9:6C:A1:A5 que sei que é o endereço IP de minha placa de rede.

Se sua máquina é a 192.68.02, porque o endereço inicial ( 235)?... o restante está correto,  e 00:18:B9:6C:A1:A5 deve ser o MAC (não IP) de sua placa de rede. Duas perguntas:
- sua rede utiliza DHCP?
- poderia postar aqui o resultado do comando  'ifconfig' ?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

julioubuntu

Boa noite,

O resultado do ifconfig é o seguinte:

julio@julio:~$ ifconfig
eth0       Encapsulamento do Link: Ethernet
          Endereço de HW 00:1B:B9:6C:A1:A5 
          inet end.: 192.168.0.235  Bcast:192.168.0.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::21b:b9ff:fe6c:a1a5/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:24 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:71 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:3131 (3.0 KiB) TX bytes:8354 (8.1 KiB)
          IRQ:20 Endereço de E/S:0xdead

lo         Encapsulamento do Link: Loopback Local 
          inet end.: 127.0.0.1  Masc:255.0.0.0
          endereço inet6: ::1/128 Escopo:Máquina
          UP LOOPBACK RUNNING  MTU:16436  Métrica:1
          pacotes RX:2 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:2 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:0
          RX bytes:100 (100.0 b) TX bytes:100 (100.0 b)

Agradeço por sua resposta.

Atenciosamente,

Júlio César

VB5

julio,

sua placa parece estar funcionando perfeitamente... a única coisa que vejo é o IP, que não é .2 e sim .235, como destacado abaixo. Sua rede usa DHCP, pelo visto ( isto é, o IP de cada máquina é designado pela máquina que faz a conexão), e ela atribuiu .235 ao seu micro. Como pode ver, pacotes estão sendo recebidos e transmitidos, e não há colisões. Creio que basta ajustar a questão do IP que tudo se resolve...

eth0       Encapsulamento do Link: Ethernet
          Endereço de HW 00:1B:B9:6C:A1:A5
          inet end.: 192.168.0.235  Bcast:192.168.0.255  Masc:255.255.255.0
          endereço inet6: fe80::21b:b9ff:fe6c:a1a5/64 Escopo:Link
          UP BROADCAST RUNNING MULTICAST  MTU:1500  Métrica:1
          pacotes RX:24 erros:0 descartados:0 excesso:0 quadro:0
          Pacotes TX:71 erros:0 descartados:0 excesso:0 portadora:0
          colisões:0 txqueuelen:1000
          RX bytes:3131 (3.0 KiB) TX bytes:8354 (8.1 KiB)
          IRQ:20 Endereço de E/S:0xdead

( ),

VB5

julioubuntu

Bom dia,

Tentei de todas as formas que conhço, isto IP Estático, DNS, mas realmente nada funcionou.  O Samba está funcionando perfeito, vejo a outra máquina, aquilo que está compartilhado, mas a internet nada.

Agradeço por alguma dica.

Júlio César

VB5

julio,

se sua rede ( como parece ) usa DHCP, vá em SISTEMA>ADMINISTRAÇÃO>REDE, desmarque o "roaming" e configure como "Configuração Automática (DHCP)"... só isso já deve funcionar. Estou presumindo que não está usando nenhuma firewall, certo?...

VB5

julioubuntu

Boa noite,

Não estou usando o ROAMING não, mas mesmo com o DHCP ainda não consigo, por exemplo abrir a página do forum, fica muito tempo aparecendo ocioso.  Como já havia escrito a página do GMAIL e a do GOOGLE abrem numa boa e rapidinho, inclusive a do gmail mais rápida do que no WINDOWS.  Ontem eu consegui abrir a página do active delphi.
Quem usa firewall é o WINDOWS mas meu filho colocou no firewall o endereço físico da minha placa de rede e não bloqueia nada.
Outra coisa que não consigo atualizar é o próprio UBUNTU.  Ele diz que tem 241 MB para baixar, imagina isso em conexão discada.  Nem pensar.  Mesmo assim ele não consegue nem baixar o 49MB que é obrigatório.
Instalei o AVAST e quem disse que consigo atualizar o banco de dados.
Muito estranho o que acontece.

Agradeço por seus comentários e aguardo novos.

VB5

Mesmo assim ele não consegue nem baixar o 49MB que é obrigatório.
Instalei o AVAST e quem disse que consigo atualizar o banco de dados.
Muito estranho o que acontece.

Alguma mensagem de erro? Presumo que seu browser seja o Firefox.

VB5

julioubuntu

Boa noite,

Meu browser é o firefox, mas não o original que veio no ubuntu, instalei a versão 3.05.  Quanto a mensagem de erro não aparece nada, pelo menos até onde eu pude ficar aguardando (+- 20 minutos) e não carrega a página.  O indicador de rede fica em OCIOSO e as vezes ENVIANDO, mas fica a maior parte do tempo em OCIOSO.
Fiz pings para diversos endereços e todos foram ok, inclusive o do forum.

Não sei mais o que pode ser.

Júlio César

VB5

Se compreendi bem, as únicas páginas que abrem rapidamente são as do Google, e você conseguiu também abrir a do Delphi; as demais simplesmente não carregam. Como consegue obter resposta para o ping, não é um problema de conexão ou configuração da mesma. Portanto, o problema é com o HTTP... algumas possibilidades:
- Se tem alguma barra de ferramentas do Google, ou similar, no seu navegador, experimente removê-la: já vi casos assim, mas foi no W$;
- Tente acessar um site digitando na barra de endereços apenas o IP do mesmo;
- Verifique toda a configuração do próprio navegador;
- Desinstale completamente o Firefox e reinstale-o.

Se isso não funfar... é complicado!

VB5