Autor Tópico: Dificuldade em fazer acesso remoto a outro PC com Ubuntu 8.04 instalado  (Lida 5449 vezes)

Offline Gustavo Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Olá a todos! Sou usuário do sistema Ubuntu há cerca de um ano e meio e durante todo esse período tenho aprendido muito neste fórum.
Atualmente enfrento uma dificuldade em fazer o acesso remoto para prestar assistência via internet a um PC localizado em um município diferente do meu atual. Tanto o meu PC quanto o que eu desejo ajudar estão rodando o Ubuntu 8.04.
No PC que receberá ajuda eu já habilitei a Área de Trabalho Remota e já selecionei uma senha. O curioso é que quando o meu PC e o outro estão conectados à mesma rede eu consigo acessá-lo sem problemas por meio do Visualizador da Área de Trabalho Remota.
Quando estamos em cidades diferentes (não estamos mais na mesma rede) não consigo acessá-lo. Será que alguém saberia como me ajudar a resolver esse problema? Parece-me que é possivel realizar isso pelo Cliente do Terminal Server, no entanto, já realizei algumas tentativas todas sem êxito.
Desde já agradeço a colaboração e ajuda de todos!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em fazer acesso remoto a outro PC com Ubuntu 8.04 instalado
« Resposta #1 Online: 29 de Dezembro de 2008, 21:48 »
Gustavo,

costumo usar o Gnome-RDP para executar remotamente tarefas administrativas em dois servidores do meu trabalho, que rodam W2000 Server e W2003 Server. Nunca tive o menor problema, mesmo acessando de casa. Já tentou?... está no Synaptic.

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline rairo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em fazer acesso remoto a outro PC com Ubuntu 8.04 instalado
« Resposta #2 Online: 30 de Dezembro de 2008, 06:25 »
cara, será que o seu problema não é com o ip da máquina que você está tentando fazer o acesso remoto?
Digo isto porque lá na empresa acontecia o mesmo problema só que foi resolvido instalando o hamachi que faz uma rede virtual entre você e o cliente. Então quando você tentar acessar o cliente pegue o ip do hamachi que dará certinho.
Existe o hamachi que você conecta via terminal e o hamachi visual semelhante ao hamachi do windows.
Nesta página você consegue baixar o hamachi para o linux:

http://files.hamachi.cc/linux/

Mas se você quiser dar uma olhadinha no site do hamachi acesse https://secure.logmein.com/products/hamachi/list.asp. Este programinha é bem interessante.

Offline Gustavo Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em fazer acesso remoto a outro PC com Ubuntu 8.04 instalado
« Resposta #3 Online: 30 de Dezembro de 2008, 08:14 »
Pessoal, obrigado pelas dicas.
Rairo: Eu consegui o ip da máquina pelo site www.whatismyip.com. Então, penso que o número do iP não seria o meu problema.

VB5: Eu instalei o Gnome-RDP. Agora como preencho todas as opções?
                 No campo Session name, eu coloquei um nome qualquer
                Selecionei a opção VCN ( uma vez que a outra maquina é também UBUNTU 8.04)
                User Name: O que eu preencho aqui? É o IP da máquina?
                Password: É a senha que eu habilitei no menu "área de trabalho remota"?
                Domain: O que eu deveria preencher aqui?


Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em fazer acesso remoto a outro PC com Ubuntu 8.04 instalado
« Resposta #4 Online: 30 de Dezembro de 2008, 21:49 »
Citar
Selecionei a opção VCN ( uma vez que a outra maquina é também UBUNTU 8.04)
                User Name: O que eu preencho aqui? É o IP da máquina?
                Password: É a senha que eu habilitei no menu "área de trabalho remota"?
                Domain: O que eu deveria preencher aqui?


o que uso normalmente:
- Opção: RDP ( remote desktop)
- User: um usuário que exista na máquina de destino e tenha permissões suficientes ( pode ser o admin)
- Password: a senha desse usuário
- Domain: o domínio da máquina alvo ( tendo o IP, não deve ser nessário).

VB5


Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Gustavo Viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em fazer acesso remoto a outro PC com Ubuntu 8.04 instalado
« Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2008, 10:41 »
VB5,
Valeu pela dica, mas acredito que como você está acessando uma máquina rodando windows usando o protocolo RDP as opções disponíveis para você são diferentes.
Como estou tentando realizar o acesso remoto de uma maquina usando também o Ubuntu 8.04 penso, pelo que já li, que o protocolo adequado é o VNC. E nele, somente ficam habilitas as opções Computer e Password.

Será que alguém aqui no fórum já realizou isso que estou tentando fazer? No próprio site de divulgação do Ubuntu está escrito em algum lugar que é possível realizar acesso remoto para obter ajuda de usuários mais experientes...

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Dificuldade em fazer acesso remoto a outro PC com Ubuntu 8.04 instalado
« Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2008, 10:47 »
Pessoal, obrigado pelas dicas.
Rairo: Eu consegui o ip da máquina pelo site www.whatismyip.com. Então, penso que o número do iP não seria o meu problema.
(...)

Sim, o problema ainda pode ser o seu ip sim, pois dependendo de sua conexão (principalmente se for ADSL) você não tem um 'ip válido', na verdade ele é compartilhado por outros usuários. Para contornar este problema, eu lhe recomendo o serviço do no-ip, com este serviço você poderá usar a área de trabalho remota, VNC, SSH, servidor web, enfim, tudo como se tivesse um ip válido.

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em fazer acesso remoto a outro PC com Ubuntu 8.04 instalado
« Resposta #7 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 15:47 »
O tópico é antigo, mas me ajudou bastante. Só precisei do IP, login e senha e funcionou direitinho (rdp, não vnc).

Vlw pela ajuda indireta hehe

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Dificuldade em fazer acesso remoto a outro PC com Ubuntu 8.04 instalado
« Resposta #8 Online: 09 de Fevereiro de 2009, 23:53 »
O tópico é antigo, mas me ajudou bastante. Só precisei do IP, login e senha e funcionou direitinho (rdp, não vnc).

Vlw pela ajuda indireta hehe

Direta ou não, se ajudou está ótimo!...  :D :D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB