Enquete

Alguem pode me ajudar

forum 1
0 (0%)
forum 2
0 (0%)

Votos Totais: 0

Autor Tópico: Internet discada  (Lida 10628 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Internet discada
« Resposta #15 Online: 05 de Janeiro de 2009, 11:10 »
Eu não sei se é isso que vc quer saber. O driver é martian_dev, que foi baixado no linmodem como martian-full-20080625.
Eu não estou usando comando no momento, as  linhas que vc falou para eu adicionar no rc.local resouveram o problema, eu agora só abro o terminal e digito: sudo wvdial.
Para o GPPP continuo  encontrando problema. Coloquei as linhas:

modprobe martian_dev
martian_modem --daemon
ln -sf /dev/ttySM0 /dev/modem

Antes do Exit 0, reiniciei o computador, e automaticamente o link estava criado. Dei o comando:

sudo chmod 666 /dev/modem

e em seguida abri o GPPP >configurações>detectar; Ele achou /dev/tyySM0.
Eu mando discar com ele, não faz o barulho tipico do modem, e fica aparecendo enviando senha.
E se ue colocar manualmente nas configurações /dev/modem, ele não acha o modem

Isso do modem não fazer o som de discagem é normal par alguns modems no linux, mas eles conectam mesmo assim, agora se o seu não está conectando, talvez seja por que sua configuração do discador gnome-ppp não está correta, por isso pergunto se você prestou atenção ao que falei e fez exatamente isso aqui:

Citar
Use como nome de acesso, seu nome de acesso do provedor de maneira completa (com o @ e domínio).  Na aba Opções deixe a opção ignorar seqüencias de terminal (modo burro) marcada e a opção verificar portadora  desmarcada. Deixe marcada também a opção que fala em rota padrão.

Se conectar e logo em seguida cair, deve ser por problemas de permissões, então você terá de editar, como root, os arquivos pap-secrets e chap-secrets presentes em /etc/ppp acrescentando no final de cada um dos arquivos isso aqui:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

onde os valores entre duas aspas " " altere para sue nome de usuário completo (com o @ e domínio) e sua senha de acesso do provedor respectivamente e na formatação acima indicada ok.

Para editar pelo terminal os arquivos pap-secrets e chap-secrets seria assim:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets


caso continue se funcionar, faz um teste para mim pelo terminal digita:

sudo gnome-ppp

para abrir o discador como root e tente fazer a conexão desta forma. Se conectar é por que você realmente está tendo problemas de permissão.
« Última modificação: 05 de Janeiro de 2009, 11:20 por alarcon »

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #16 Online: 06 de Janeiro de 2009, 20:34 »
Alarcon, fiz o teste com sudo gnome-ppp e não funcionou, continua pedindo senha. Fiz as configurações como vc falou:

Na aba Opções deixe a opção ignorar seqüencias de terminal (modo burro) marcada e a opção verificar portadora  desmarcada. Deixe marcada também a opção que fala em rota padrão.

sera que esta versão não é compativel com este ubuntu?


.

alarcon

  • Visitante
Re: Internet discada
« Resposta #17 Online: 06 de Janeiro de 2009, 21:51 »
Alarcon, fiz o teste com sudo gnome-ppp e não funcionou, continua pedindo senha. Fiz as configurações como vc falou:

Na aba Opções deixe a opção ignorar seqüencias de terminal (modo burro) marcada e a opção verificar portadora  desmarcada. Deixe marcada também a opção que fala em rota padrão.

sera que esta versão não é compativel com este ubuntu?


.

O comando sudo gnome-ppp vai pedir mesmo sua senha de usuário e não há nada de errado nisso, apenas quero saber (comprovar) se o discador funciona sendo chamado como root (superusuário), pois se funcionar assim saberei que é algum problema de permissões para seu usuário comum. Talvez chamando o discador como root seja necessário configurá-lo outra vez, portanto caso seja preciso faça como falei para fazer, lembrando que seu nome de usuários deve ser completo ( com @ e domínio, por exemplo, usuario@provedor.com.br)

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #18 Online: 07 de Janeiro de 2009, 20:21 »
quando eu chamo o gnome-ppp, eu coloquei a senha de usuario, e o discador abre, e apareceesse log no terminal junto com a parte grafica do discador.


deive@deive-desktop:~$ sudo gnome-ppp

(gnome-ppp:6001): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(gnome-ppp:6001): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated
WVCONF: /root/.wvdial.conf
GNOME PPP: STDOUT: Editing `/dev/null'.
GNOME PPP: STDOUT:
GNOME PPP: STDERR: ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 2400 baud, next try: 9600 baud
GNOME PPP: STDOUT: Scanning your serial ports for a modem.
GNOME PPP: STDERR: ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 9600 baud, next try: 115200 baud
GNOME PPP: STDOUT:
GNOME PPP: STDERR: ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- and failed too at 115200, giving up.
GNOME PPP: STDERR: Modem Port Scan<*1>: S1   S2   S3   
GNOME PPP: STDERR: WvModem<*1>: Cannot get information for serial port.
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: ATQ0 V1 E1 Z -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0 -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Modem Identifier: ATI -- LT V.92 Data+Fax Modem Version 8.30
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 4800: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 9600: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 19200: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 38400: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 57600: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 115200: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 230400: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 460800: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Max speed is 460800; that should be safe.
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0 -- OK
GNOME PPP: STDOUT:
GNOME PPP: STDOUT: Found a modem on /dev/ttySM0.
GNOME PPP: STDOUT: Modem configuration written to /dev/null.
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<Info>: Speed 460800; init "ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0"
GNOME PPP: Conectando...
GNOME PPP: STDERR: --> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
GNOME PPP: STDERR: --> WvDial: Internet dialer version 1.60
GNOME PPP: STDERR: --> Cannot get information for serial port.
GNOME PPP: STDERR: --> Initializing modem.
GNOME PPP: STDERR: --> Sending: ATZ
GNOME PPP: STDERR: ATZ
GNOME PPP: STDERR: OK
GNOME PPP: STDERR: --> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
GNOME PPP: STDERR: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
GNOME PPP: STDERR: OK
GNOME PPP: STDERR: --> Modem initialized.
GNOME PPP: STDERR: --> Please enter password (or empty password to stop):
041275

Neste momento fica uma caixa pequena  no modo grafico com estes dizeres:

GNOME PPP: STDERR: --> Please enter password (or empty password to stop):

quando fecho a caixa aparece isso:

GNOME PPP: STDERR: Caught signal 2:  Attempting to exit gracefully...
deive@deive-desktop:~$

Eu acho que eu estou fazendo a coisa certa.


alarcon

  • Visitante
Re: Internet discada
« Resposta #19 Online: 07 de Janeiro de 2009, 21:43 »
quando eu chamo o gnome-ppp, eu coloquei a senha de usuario, e o discador abre, e apareceesse log no terminal junto com a parte grafica do discador.


deive@deive-desktop:~$ sudo gnome-ppp

(gnome-ppp:6001): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated

(gnome-ppp:6001): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated
WVCONF: /root/.wvdial.conf
GNOME PPP: STDOUT: Editing `/dev/null'.
GNOME PPP: STDOUT:
GNOME PPP: STDERR: ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 2400 baud, next try: 9600 baud
GNOME PPP: STDOUT: Scanning your serial ports for a modem.
GNOME PPP: STDERR: ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- failed with 9600 baud, next try: 115200 baud
GNOME PPP: STDOUT:
GNOME PPP: STDERR: ttyS0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- and failed too at 115200, giving up.
GNOME PPP: STDERR: Modem Port Scan<*1>: S1   S2   S3   
GNOME PPP: STDERR: WvModem<*1>: Cannot get information for serial port.
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: ATQ0 V1 E1 -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: ATQ0 V1 E1 Z -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0 -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Modem Identifier: ATI -- LT V.92 Data+Fax Modem Version 8.30
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 4800: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 9600: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 19200: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 38400: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 57600: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 115200: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 230400: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Speed 460800: AT -- OK
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: Max speed is 460800; that should be safe.
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<*1>: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0 -- OK
GNOME PPP: STDOUT:
GNOME PPP: STDOUT: Found a modem on /dev/ttySM0.
GNOME PPP: STDOUT: Modem configuration written to /dev/null.
GNOME PPP: STDERR: ttySM0<Info>: Speed 460800; init "ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0"
GNOME PPP: Conectando...
GNOME PPP: STDERR: --> Ignoring malformed input line: ";Do NOT edit this file by hand!"
GNOME PPP: STDERR: --> WvDial: Internet dialer version 1.60
GNOME PPP: STDERR: --> Cannot get information for serial port.
GNOME PPP: STDERR: --> Initializing modem.
GNOME PPP: STDERR: --> Sending: ATZ
GNOME PPP: STDERR: ATZ
GNOME PPP: STDERR: OK
GNOME PPP: STDERR: --> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
GNOME PPP: STDERR: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
GNOME PPP: STDERR: OK
GNOME PPP: STDERR: --> Modem initialized.
GNOME PPP: STDERR: --> Please enter password (or empty password to stop):
041275

Neste momento fica uma caixa pequena  no modo grafico com estes dizeres:

GNOME PPP: STDERR: --> Please enter password (or empty password to stop):

quando fecho a caixa aparece isso:

GNOME PPP: STDERR: Caught signal 2:  Attempting to exit gracefully...
deive@deive-desktop:~$

Eu acho que eu estou fazendo a coisa certa.



Olha só, acho que foi o que lhe alertei, quando você chama o discador gnome-ppp como root (sudo gnome-ppp) todas as configurações que você fez nele para o usuário comum, quando você chama o discador por Aplicações > Acessórios > GNOME PPP, são perdidas, ou melhor, não estão mais lá sendo necessário você fazer tudo outra vez. Está me parecendo que você não havia digitado a senha no campo adequado na janela do discador gnome-ppp.

Acho que o seu problema com o discador gnome-ppp é possivelmente apenas de permissão, pois como root me parece que ele funciona pelo log apresentado por você. Só não conectou por falta de senha de  acesso, é o que parece.
« Última modificação: 07 de Janeiro de 2009, 21:45 por alarcon »

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #20 Online: 08 de Janeiro de 2009, 21:04 »
Quando eu chamei o discador com sudo, eu o configurei novamente, como vc falou. Este log que esta ai, esta configurado como vc me encinou, e depois eu mandei discar.

alarcon

  • Visitante
Re: Internet discada
« Resposta #21 Online: 09 de Janeiro de 2009, 10:43 »
Quando eu chamei o discador com sudo, eu o configurei novamente, como vc falou. Este log que esta ai, esta configurado como vc me encinou, e depois eu mandei discar.

Vá no menu Sistema > Administração > Usuários e Grupos na janela que abrir clique no botão desbloquear e digite sua senha, depois selecione seu usuário e clique no botão propriedades e na janela que abrir vá na aba Privilégios de usuário. Veja por lá se a opção usar modem está marcada, se estiver e mesmo assim não conseguir conexão, então marque também a opção conectar à internet usando um modem para ver se adianta alguma coisa.

Se mesmo assim não for possível a conexão, então tente mais isso pelo terminal:

sudo chmod a+x /usr/sbin/pppd

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #22 Online: 09 de Janeiro de 2009, 20:00 »
É, não deu certo, fiz como vc mandou, a opção usar modem estava marcada, a segunda opção não estava marcada, eu à marquei. usei o comando que vc pediu e não deu certo, sera que esta faltando alguma coisa no meu GPPP?

alarcon

  • Visitante
Re: Internet discada
« Resposta #23 Online: 10 de Janeiro de 2009, 15:10 »
É, não deu certo, fiz como vc mandou, a opção usar modem estava marcada, a segunda opção não estava marcada, eu à marquei. usei o comando que vc pediu e não deu certo, sera que esta faltando alguma coisa no meu GPPP?

Outras alternativas, adiciona este usuário ao grupo:

dialout

se mesmo assim estiver sem funcionar, acrescenta ainda neste outro:

dip


se não me falha a memória o comando para adicionar um certo usuário a um grupo seria:


sudo gpasswd -a seu_usuário dialout

ou

sudo gpasswd -a seu_usuário dip


Agora observe direitinho se seu nome de usuário e senha estão corretos nos arquivos pap-secrets e chap-secrets em /etc/ppp. Lembre-se que maiúsculas e minúsculas são coisas diferentes no linux (case sensitive).

Citar
Se conectar e logo em seguida cair, deve ser por problemas de permissões, então você terá de editar, como root, os arquivos pap-secrets e chap-secrets presentes em /etc/ppp acrescentando no final de cada um dos arquivos isso aqui:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

onde os valores entre duas aspas " " altere para sue nome de usuário completo (com o @ e domínio) e sua senha de acesso do provedor respectivamente e na formatação acima indicada ok.

Para editar pelo terminal os arquivos pap-secrets e chap-secrets seria assim:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets


pode ser também que no processo de ativação do modem pelo driver não tenha nele alguma opção que permita ao mesmo ser usado como usuário comum e aí vc só poderá usá-lo como root com o wvdial.

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #24 Online: 13 de Janeiro de 2009, 20:40 »
Alarcon, ainda não tive tempo para testar, mas assim que eu puder eu irei por em prova. Sobre isso:

pode ser também que no processo de ativação do modem pelo driver não tenha nele alguma opção que permita ao mesmo ser usado como usuário comum e aí vc só poderá usá-lo como root com o wvdial. 

eu tenho outro modem aqui. Ele é um pc tel. eu instalei ele e o modulo dele se comporta igual o do martian, no wdial disca, no GPPP não.

alarcon

  • Visitante
Re: Internet discada
« Resposta #25 Online: 14 de Janeiro de 2009, 10:26 »
Alarcon, ainda não tive tempo para testar, mas assim que eu puder eu irei por em prova. Sobre isso:

pode ser também que no processo de ativação do modem pelo driver não tenha nele alguma opção que permita ao mesmo ser usado como usuário comum e aí vc só poderá usá-lo como root com o wvdial. 

eu tenho outro modem aqui. Ele é um pc tel. eu instalei ele e o modulo dele se comporta igual o do martian, no wdial disca, no GPPP não.


Quando você usou este seu modem PC-Tel qual foi o driver que usado para ativá-lo, melhor ainda, qual é a ID do modem PC-Tel (os comandos lspci e lspci -n podem indicar isso)?

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #26 Online: 15 de Janeiro de 2009, 19:46 »
agora fica dificil de seber, eu só coloquei ele para testar, e logo depois eu o tirei da maquina, eu peguei o driver no linmodem, como eu faço para desconectar com o wvdial? existe algum outro discador, para eu testa-lo, e como eu faço para remover o driver deste modem que eu estou usando, caso eu queira? e como eu removo o GPPP tambem?

alarcon

  • Visitante
Re: Internet discada
« Resposta #27 Online: 16 de Janeiro de 2009, 11:13 »
agora fica dificil de seber, eu só coloquei ele para testar, e logo depois eu o tirei da maquina, eu peguei o driver no linmodem, como eu faço para desconectar com o wvdial? existe algum outro discador, para eu testa-lo, e como eu faço para remover o driver deste modem que eu estou usando, caso eu queira? e como eu removo o GPPP tambem?

É que se tivesse sido usado o driver PC-TEL e não o driver Smartlink eu tinha um pacote para ele e o Ubuntu 8.10, mas provavelmente é o driver smartlink por que muitos modems que usam o driver smartlink são chamados de pc-tel.

Remoção do driver Lucent/Agere eu não sei informar veja no arquivo readme do driver  que deve informar como fazer isso.

Quanto a se conectar usando o wvdial eu nunca usei, mas abra um terminal e digite:

man wvdial

para saber como usá-lo.


Pelo terminal com os comandos sudo pon para conectar e sudo poff para finalizar, veja antes como configurar sua conexão dialup por  este link aqui:

http://wiki.ubuntu-br.org/DialupModem?highlight=(dialup)

Não sei se pelo ícone de rede próximo ao relógio é possível configurar uma conexão discada, até o Ubuntu 8.04 isso era possível.
« Última modificação: 16 de Janeiro de 2009, 11:17 por alarcon »

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #28 Online: 19 de Janeiro de 2009, 20:17 »
no chip do modem pc tel tem essa numeração PCT 789T-C1 derrepente ajuda em alguma coisa, tem algum meio de mudar a permição do ttySM0 e do link /dev/modem? Quando eu editei estes dois arquivos sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets e  sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets eu não coloquei as aspas("). Era para colocar?

alarcon

  • Visitante
Re: Internet discada
« Resposta #29 Online: 19 de Janeiro de 2009, 20:27 »
no chip do modem pc tel tem essa numeração PCT 789T-C1 derrepente ajuda em alguma coisa, tem algum meio de mudar a permição do ttySM0 e do link /dev/modem? Quando eu editei estes dois arquivos sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets e  sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets eu não coloquei as aspas("). Era para colocar?

Claro que sim, lembre que falei para alterar somente os valores entre duas aspas " " e ainda alertei que era para ficar na formatação indicada. Talvez seja só isso o erro.

Pelo nome é complicadop por que nem sempre condiz com a realidade, mas se for esse mesmo usa-se o driver PC-Tel, muito provavelmente.