Enquete

Alguem pode me ajudar

forum 1
0 (0%)
forum 2
0 (0%)

Votos Totais: 0

Autor Tópico: Internet discada  (Lida 10626 vezes)

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Internet discada
« Online: 24 de Dezembro de 2008, 21:02 »
Estou com o ubuntu 8.10 instalado no computador, e tenho um modem lucent, consegui criar o modulo, agora como faço para fazer o sistema carregar o modulo na inicializaçao e instalar o discador padrão para eu conectar a internet
« Última modificação: 26 de Dezembro de 2008, 23:46 por DFL »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Internet urgente
« Resposta #1 Online: 25 de Dezembro de 2008, 23:23 »
Seja bem-vindo, DFL!...

Em primeiro lugar, por favor edite o título do post - está muito vago e expressões como "socorro', "urgente", etc,  podem fazer com que  seja bloqueado.

Em segundo lugar, por favor forneça mai detalhes - modelo do modem, se é ADSL/cabo/ discado, de que módulo está falando...  sem informação, fica difícil alguém poder ajudar.

Boa sorte!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #2 Online: 26 de Dezembro de 2008, 23:50 »
meu modem é para internet discada,lucent v90, instalei o GPPP, só que ele não encontra o modem, o modulo que eu consegui criar não carrega na inicialização, talvez seje por isso que ele não conecta

Risaldo Costa

  • Visitante
Re: Internet discada
« Resposta #3 Online: 27 de Dezembro de 2008, 12:30 »
meu modem é para internet discada,lucent v90, instalei o GPPP, só que ele não encontra o modem, o modulo que eu consegui criar não carrega na inicialização, talvez seje por isso que ele não conecta

DFL, não sei vai te ajudar, mas vale a pena você dar uma olhada nesse link que tem instruções do usuário Alarcon sobre internet discada. Acho que ele pode te ajudar muito a respeito deste assunto..

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,4204.0.html


São 56 páginas de informações sobre internet discada. Espero que ajude.

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #4 Online: 27 de Dezembro de 2008, 18:29 »
Valeu pela dica mano, o dele e para smartlink, vou tentar ligar com o meu. Valeu irmão!!!

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #5 Online: 31 de Dezembro de 2008, 14:18 »
não deu certo, eu não estou entendendo, fiz tudo como manda o figurino, consegui instalar o GPPP, instalei o modem, consegui fazer a carga do modulo na inicialização, esta lá o link na pasta /dev/. Mas não funciona. tá dificio

alarcon

  • Visitante
Re: Internet discada
« Resposta #6 Online: 31 de Dezembro de 2008, 14:27 »
não deu certo, eu não estou entendendo, fiz tudo como manda o figurino, consegui instalar o GPPP, instalei o modem, consegui fazer a carga do modulo na inicialização, esta lá o link na pasta /dev/. Mas não funciona. tá dificio

Seu modem é o Lucent (antigos) ou o Agere/Lucent V92?

veja se estes links podem lhe ser útil de alguma forma:

http://wiki.ubuntu-br.org/LucentWinmodem/Edgy

ou

http://www.zoomdigital.org/2008/08/modem-agere-system-v92-no-ubuntu-804/


são para versões antigas do Ubuntu (Edgy e Hardy), entretanto pode lhe dar alguma luz aí.

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #7 Online: 02 de Janeiro de 2009, 00:49 »
valeu amigo alarcon.
 
Eu não sei dizer qual das duas marcas o modem é, no chip do modem esta Lucent.
quando digito o lspci da isso:

01:07.0 Communication controller: Agere Systems 56k WinModem (rev 01)

com isso eu acho que seja Lucent/Agere.

com os links que vc me mandou eu só testei o primeiro link.
só que quando eu digito no terminal :

deive@deive-desktop:~$ sudo wvdial

retorna isso:

--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATDT17003131
--> Waiting for carrier.
ATDT17003131
CONNECT 38666 V42bis
User Access Verification
Username:
--> Carrier detected.  Waiting for prompt.
--> Connected, but carrier signal lost!  Retrying...
--> Sending: ATDT17003131
--> Waiting for carrier.
Username:
Username:
Username: 
NO CARRIER
--> No Carrier!  Trying again.
--> Disconnecting at Thu Jan  1 22:18:47 2009


o modem abre, e disca, só que cai.

se vc souber o que esta acontecendo, e puder elucidar para mim eu agradeço!!!

se eu quiser testar o segundo link, como faço para desintalar o modem?

valeu pela dica grande! e feliz ano novo!!!

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #8 Online: 02 de Janeiro de 2009, 01:30 »
ué... parece que está discando... o wvdial deu isso comigo,aí eu coloquei ele para funcionar no modo "estúpido" e deu certo. Meu wvdial.conf ficoui assim:
 
Citar
[Dialer Defaults]
Init1 =
Init2 = ATZ s10=200 s36=7 s15=128
Stupid Mode = yes
Carrier check = no
Modem Type = Analog Modem
ISDN = 0
Phone = o.número.do.provedor
Modem = /dev/ttySL0
Username = login@provedor
Password = senha
Baud = 460800
É só apagar todo o conteúdodo arquivo /etc/wvdial.conf e colocar isso aí. Guarde uma cópia do conteúdo anterior,  para o caso de não dar certo. Conecta o melhor que pode para uma conexão discada no meu SM56.
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2009, 01:33 por 0tacon »


alarcon

  • Visitante
Re: Internet discada
« Resposta #9 Online: 02 de Janeiro de 2009, 18:21 »
valeu amigo alarcon.
 
Eu não sei dizer qual das duas marcas o modem é, no chip do modem esta Lucent.
quando digito o lspci da isso:

01:07.0 Communication controller: Agere Systems 56k WinModem (rev 01)

com isso eu acho que seja Lucent/Agere.

com os links que vc me mandou eu só testei o primeiro link.
só que quando eu digito no terminal :

deive@deive-desktop:~$ sudo wvdial

retorna isso:

--> WvDial: Internet dialer version 1.60
--> Cannot get information for serial port.
--> Initializing modem.
--> Sending: ATZ
ATZ
OK
--> Sending: ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0
OK
--> Modem initialized.
--> Sending: ATDT17003131
--> Waiting for carrier.
ATDT17003131
CONNECT 38666 V42bis
User Access Verification
Username:
--> Carrier detected.  Waiting for prompt.
--> Connected, but carrier signal lost!  Retrying...
--> Sending: ATDT17003131
--> Waiting for carrier.
Username:
Username:
Username: 
NO CARRIER
--> No Carrier!  Trying again.
--> Disconnecting at Thu Jan  1 22:18:47 2009


o modem abre, e disca, só que cai.

se vc souber o que esta acontecendo, e puder elucidar para mim eu agradeço!!!

se eu quiser testar o segundo link, como faço para desintalar o modem?

valeu pela dica grande! e feliz ano novo!!!

para facilitar um pouco as coisas instala o discador gnome-ppp, baixando ele deste link aqui:

http://mirrors.kernel.org/ubuntu/pool/universe/g/gnome-ppp/gnome-ppp_0.3.23-1_i386.deb

depois de baixar por um outro sistema operacional que acesse a internet, leva ele para o Ubuntu e dê um clique duplo sobre ele e logo depois fornecendo sua senha que irá instalar. Aí é só questão de configurar o discador gnome-ppp. O discador vai ficar no menu Aplicações > Internet > GNOME PPP

Use como nome de acesso, seu nome de acesso do provedor de maneira completa (com o @ e domínio). Nas configurações do gnome-ppp aba Modem clique em detectar para ele encontrar o dispositivo que representa seu modem ou digite no cmapo adequando se vc souber qual é. Na aba Opções deixe a opção ignorar seqüencias de terminal (modo burro) marcada e a opção verificar portadora em alguns casos deve ficar marcada já em outros desmarcada, portanto experimente das duas forma para ver qual é a melhor para o seu caso. Deixe marcada também a opção que fala em rota padrão.

Se conectar e logo em seguida cair, deve ser por problemas de permissões, então vc terá de editar, como root, os arquivos pap-secrets e chap-secrets presentes em /etc/ppp acrescentando no final de cada um dos arquivos isso aqui:

"usuario@provedor.com.br" * "senha1234"

onde os valores entre duas aspas " " altere para sue nome de usuário completo (com o @ e domínio) e sua senha de acesso do provedor respectivamente e na formatação acima indicada ok.

Para editar no teminal seria assim:

sudo gedit /etc/ppp/pap-secrets

e

sudo gedit /etc/ppp/chap-secrets
« Última modificação: 02 de Janeiro de 2009, 18:28 por alarcon »

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #10 Online: 03 de Janeiro de 2009, 15:15 »
Alarcon, fiz como vc mandou, o GPPP esta lá onde vc mandou que eu foce, eu dou o comando martian_modem, abro o GPPP e mando procurar o modem, ele diz que não há modem encontrado, ou seja, não consegui conectar pelo GPPP.
Eu fiz a configuração que o amigo otacon falou para eu fazer no wvdial, neste momento estou mandando a mensagem pelo ubuntu.

Grande se ouver um jeito de fazer que o comando martian_modem, seja carregado no boot, me dá uma luz, e como eu posso resolver este problema do GPPP. Conectar pelo GPPP é mais pratico para mim


Mesmo assim, muito obrigado pela ajuda que vcs me deram!

alarcon

  • Visitante
Re: Internet discada
« Resposta #11 Online: 03 de Janeiro de 2009, 15:25 »
Alarcon, fiz como vc mandou, o GPPP esta lá onde vc mandou que eu foce, eu dou o comando martian_modem, abro o GPPP e mando procurar o modem, ele diz que não há modem encontrado, ou seja, não consegui conectar pelo GPPP.
Eu fiz a configuração que o amigo otacon falou para eu fazer no wvdial, neste momento estou mandando a mensagem pelo ubuntu.

Grande se ouver um jeito de fazer que o comando martian_modem, seja carregado no boot, me dá uma luz, e como eu posso resolver este problema do GPPP. Conectar pelo GPPP é mais pratico para mim


Mesmo assim, muito obrigado pela ajuda que vcs me deram!


Olha só, se seu modem usar realmente o driver martian, aquele primeiro link que te forneci diz o seguinte:

para ficar ativo no boot:

sudo gedit /etc/rc.local

e acrescente no final dele isso:

modprobe martian_dev
martian_modem --daemon

salve e saia do arquivo. Se não forem esses os comandos que ativam o seu modem, então coloque no rc.local, no final dele, os comandos que você sabe ok.

Ainda no terminal digite:

sudo ln -sf /dev/ttySM0 /dev/modem

no gnome-ppp use como dispositivo do modem o /dev/modem ok.

Reinicie o PC.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2009, 15:53 por alarcon »

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #12 Online: 03 de Janeiro de 2009, 22:49 »
Alarcon, eu fiz justamente isso, inclusive o modulo esta carregando, só o comando martian_modem que não carrega. Isso eu tenho que sempre dar manualmente. Esse martian_modem --deamon, me retorna algumas palavras em ingles. Só funciona com o martian_modem. Ele cria o ttySM0, eu também tentei criar o link /dev/modem como vc me ensinou. E ele cria, mas o GPPP não acha.

alarcon

  • Visitante
Re: Internet discada
« Resposta #13 Online: 03 de Janeiro de 2009, 22:56 »
Alarcon, eu fiz justamente isso, inclusive o modulo esta carregando, só o comando martian_modem que não carrega. Isso eu tenho que sempre dar manualmente. Esse martian_modem --deamon, me retorna algumas palavras em ingles. Só funciona com o martian_modem. Ele cria o ttySM0, eu também tentei criar o link /dev/modem como vc me ensinou. E ele cria, mas o GPPP não acha.

Poderia informar qual é o driver ( e seu link) que você utilizou para fazer o modem funcionar e qual é o comando que você usa no terminal para o modem funcionar.


===EDITADO===

Só uma correção, no arquivo rc.local que se encontra em /etc você deve colocar estas 3 linhas aqui:

modprobe martian_dev
martian_modem --daemon
ln -sf /dev/ttySM0 /dev/modem


no final do arquivo rc.local, mais antes da palavra exit 0 ok.


isso do gnome-ppp não achar o dispositivo do modem talvez seja por problemas de permissão, então faça um teste para mim, antes de tentar usar o discador digite isso no terminal:

sudo chmod 666 /dev/modem

só depois vc tenta usar o gnome-ppp com o dispositivo do modem sendo o /dev/modem
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2009, 23:05 por alarcon »

Offline DFL

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 71
    • Ver perfil
Re: Internet discada
« Resposta #14 Online: 04 de Janeiro de 2009, 19:57 »
Eu não sei se é isso que vc quer saber. O driver é martian_dev, que foi baixado no linmodem como martian-full-20080625.
Eu não estou usando comando no momento, as  linhas que vc falou para eu adicionar no rc.local resouveram o problema, eu agora só abro o terminal e digito: sudo wvdial.
Para o GPPP continuo  encontrando problema. Coloquei as linhas:

modprobe martian_dev
martian_modem --daemon
ln -sf /dev/ttySM0 /dev/modem

Antes do Exit 0, reiniciei o computador, e automaticamente o link estava criado. Dei o comando:

sudo chmod 666 /dev/modem

e em seguida abri o GPPP >configurações>detectar; Ele achou /dev/tyySM0.
Eu mando discar com ele, não faz o barulho tipico do modem, e fica aparecendo enviando senha.
E se ue colocar manualmente nas configurações /dev/modem, ele não acha o modem