Autor Tópico: Chips de memória flash substituirão os HDs!  (Lida 4742 vezes)

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Online: 23 de Dezembro de 2008, 14:26 »
Você acredita nisso? É pois já parece óbvio para alguns fabricantes de HD preocupados com o futuro de seus negócios!!!

Leia :http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2008/12/22/a+morte+do+hd+3221577.html
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Resposta #1 Online: 23 de Dezembro de 2008, 20:02 »
Em partes.
Apesar das "vantagens" eles tem limite de gravação, uma vida útil mais curta que HDs.
O que tem a ver com linux e software livre?
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Resposta #2 Online: 24 de Dezembro de 2008, 01:14 »
De uns tempos pra cá vocês estão exigentes neste fórum, nada pode ser postado como curiosidade do mundo da informática que já vem alguém perguntando "o que tem a ver com software livre"  acho que o café com ubuntu é para descontração, e eu particularmente ja vi muita noticia legal e gostava muito deste espaço antes de começarem a questionar se tem a ver com software livre....


O que o tópico dos feios tem a ver com software livre???? E não é legal? é para diversão apenas!!!!


Tem a ver que daqui a algum tempo seu software livre não sera mais instalado em disco rígido e sim em chip de armazenamento, e muita coisa sera armazenada na Internet e não em seu computador...

« Última modificação: 24 de Dezembro de 2008, 01:26 por Chucknoris »
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline 0tacon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
    • Ver perfil
Re: Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Resposta #3 Online: 24 de Dezembro de 2008, 01:54 »
Citar
e muita coisa sera armazenada na Internet e não em seu computador...

 Eu odeio essa coisa. Pra quê? Ficar sujeitando o desempenho de um aplicativo ou uma mídia à "lua" da conexão com a internet (algo sempre instável, cheio de altos e baixos, não importa o quão rápida seja a conexão) não tem o menor cabimento. E ficar recorrendo a um servidor sempre que se quer qualquer aplicativo e dados (qualquer um), enquanto podemos tê-los sempre ao alcance e do nosso jeito - personalizados por si só, não por causa de um login em um serviço. E a própria proposta da evolução do armazenamento de dados - memória flash, ou estado sólido, ao invés de HD - vai contra essa tendência. Me chamem de antiquado se quiserem, mas não há nada melhor que baixar para seu HD (ou SSD) e permanecer com aquele arquivo até você se enjoar dele.
 Quanto à notícia, acho que há muito besteirol que no futuro chamaremos de "futuro do pretérito". É verdade que não chega a se algo tão exagerado como aquela conceito dos anos 50 de que no século 21 dirigiríamos carros voadores e/ou movidos por energia nuclear - os cientistas nem mesmo conseguem aproveitar a fissão nuclear como fonte energética, como achava-se há 50 anos atrás que conseguiríamos isso hoje no quintal de casa, e todos nós teríamos aquecedores nucleares para nossos chuveiros. Acredito que com o SSD é a mesma coisa (dentro de suas devidas proporções, claro). Um disco rígido é rápido e confiável, e sua velocidade está limitada a outros fatores que não são o disco propriamente dito, enquanto um(a) SSD é muito mais sucetível à perda de dados causada por um imã, por exemplo. O SSD só tem como vantagem o tamanho e a maior resistência a impactos. Enquanto isso, raramente conseguimos aproveitar toda a velocidade que a interface SATA2 nos oferece. Por que raios a Western Digital não dá um jeito de tornar os Velociraptor (de 10000 RPM) viáveis para PCs domésticos e deixamos os SSD para MP4 e Netbooks?


Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Resposta #4 Online: 24 de Dezembro de 2008, 02:16 »
Eu também não gosto da idéia de ter meus arquivos fora do meu computador e do meu disco, acredito que possa ser mais uma forma de controle do que uma vantagem isso, já pensou todo aquele mp3 que guardamos ilegalmente em casa estar em algum computador por ai para servir de prova que voce esta praticando ato ilegal? Hoje na Internet é muito difícil saber o que é ilegal, não existe muitas leis ainda e alem disso envolve praticamente todos os países, cada um com suas leis ou ausência delas, o simples fato de copiar uma foto que voce busca no google pode estar quebrando os direitos autorais de alguém, mas se não pode copiar por que esta na internet?

Concordo com voĉe 0tacon !!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline Semalliw

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Resposta #5 Online: 28 de Dezembro de 2008, 18:19 »
eu também não vi com bons olhos a vinda dessa nova tecnologia que promete ter baixo custo,alto desempenho em armazenamento e melhores condições de uso. vi em algum Forúm sobre os chips de memória Flash e depois também vi por acaso no Programa da Rede TV OLHAR DIGITAL a mesma matéria. eles sempre buscam lançar novas mídias e produtos no mercado sem pensar nas conseqüências e problemas que elas podem apresentar em seguida,os exemplos são muitos e não irei explanar sobre eles.

Offline flsantos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
    • Ver perfil
    • pp.fls.10
Re: Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Resposta #6 Online: 28 de Dezembro de 2008, 19:04 »
Os SSD ainda têm de andar muito para substituir os HD, mas pela amostra que tenho (Aspire One com SSD de 8gb) funciona relativamente bem com o Ubuntu instalado em ext2 e sem swap, claro que neste momento o preço ainda é impeditivo, pois consegue-se comprar HDs já com um tamanho subtancial por um preço mais reduzido.
Concordo com o Otacon sobre o suposto "cloud computing" é arriscado demais ter ficheiros sensíveis espalhados pela net. Se agora num qualquer disco virtual lermos as regras vimos que eles podem fechar o acesso a qualquer momento e cobrar por isso e em alguns casos os ficheiros são "propriedade" da empresa que presta o serviço ???



Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Resposta #7 Online: 28 de Dezembro de 2008, 19:35 »
Citar
já pensou todo aquele mp3 que guardamos ilegalmente em casa estar em algum computador por ai para servir de prova que voce esta praticando ato ilegal? Hoje na Internet é muito difícil saber o que é ilegal, não existe muitas leis ainda e alem disso envolve praticamente todos os países, cada um com suas leis ou ausência delas, o simples fato de copiar uma foto que voce busca no google pode estar quebrando os direitos autorais de alguém, mas se não pode copiar por que esta na internet?

situação complicada, mesmo. também sou muito desconfiado quanto ao conteúdo privado permanecer nas nuvens da internet.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline Olasimbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 37
    • Ver perfil
Re: Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Resposta #8 Online: 29 de Dezembro de 2008, 12:59 »
O fato é que eu sempre vou preferir ter meus arquivos, aplicativos e sistemas bem armazenados no meu HD. Usar memória flash para se manter arquivos e programas que você queira guardar "para sempre" e principalmente seu SO é uma idéia um tanto quanto absurda na minha opinião, um HD é infinitamente mais confiável nesse ponto. Quanto a armazenar dados na "nuvem", isso para mim é no mínimo irresponsabilidade; eu quero meus dados importantes comigo, e não dependentes de uma conexão e de um servidor de outro, que pode acessá-los a seu bel prazer.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Resposta #9 Online: 29 de Dezembro de 2008, 13:15 »
Estou me sentindo muito moderninho :D

Pra mim, dados como fotos, e-mails, trabalhos e documentos ficam nas nuvens. Música, prefiro hoje o Last.fm ou blip.fm. Não guardo mais Mp3.

O que tenho no meu HD são backups dos arquivos nas nuvens.

Meu Ubuntu em 8Gb no meu Acer Aspire One fica sobrando espaço.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Resposta #10 Online: 30 de Dezembro de 2008, 02:23 »
agente100gelo, legal voce já usar!!! Me diz uma coisa, já aconteceu de voce precisar de um arquivo seu rapidamente e passar raiva por que a Internet estava lenta ou por ser grande demorar para acessar?   

Dizem que la na America do Sul, Japão ou Europa por exemplo já se usa, mas dizem que a velocidade da Internet popular lá é mais rápida do que acessar alguns Hds antigos...

Acho interessante esse negócio!!!
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline achteutis

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 343
    • Ver perfil
Re: Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Resposta #11 Online: 30 de Dezembro de 2008, 11:48 »
Dizem que la na America do Sul, Japão ou Europa por exemplo já se usa, mas dizem que a velocidade da Internet popular lá é mais rápida do que acessar alguns Hds antigos...

velocidade baixa da internet é motivo de desânimo... outro pra eu preferir não usar as nuvens.


em tempo: uso google docs, e não uso cliente de e-mail no computador. mas isso quer dizer que de vez em quando sofro com a conexão pra acessar mail, dependendo da conexão onde estou.
Toshiba Satellite m302, core 2 duo 1.83Ghz, 3G de ram, chipset intel, Ubuntu Oneiric Oncelot (11.10) 32 bits.
Netiqueta: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta
http://oquenaoestanogibi.wordpress.com/, blog crítico de HQ, no início.

Offline agente100gelo

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.369
  • @Ceará
    • Ver perfil
Re: Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Resposta #12 Online: 30 de Dezembro de 2008, 12:08 »
agente100gelo, legal voce já usar!!! Me diz uma coisa, já aconteceu de voce precisar de um arquivo seu rapidamente e passar raiva por que a Internet estava lenta ou por ser grande demorar para acessar?   

Dizem que la na America do Sul, Japão ou Europa por exemplo já se usa, mas dizem que a velocidade da Internet popular lá é mais rápida do que acessar alguns Hds antigos...

Não seria Norte? :)

Eu basicamente uso computador em casa, no trabalho e na faculdade. Todos tem conexão wi-fi estáveis. No fundo eu confio mais nos servidores do Google do que no meu HD/SSD.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Resposta #13 Online: 30 de Dezembro de 2008, 13:17 »
Sim, America do norte.
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline yzarc

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 189
  • uso pq é melhor!
    • Ver perfil
    • minhas ideias para o ubuntu
Re: Chips de memória flash substituirão os HDs!
« Resposta #14 Online: 30 de Dezembro de 2008, 14:58 »
pra mim ssd = zip drive, vão invetar uma outra coisa melhor antes q o ssd se consolide como padrão [fonte: minha bola de cristal]
; Linux is almost there!