Dual Boot em HD Externo

Iniciado por tonesco, 19 de Dezembro de 2008, 12:24

tópico anterior - próximo tópico

tonesco

Senhores,
Preciso da ajuda de vocês pra saber como fazer o seguinte:
Tenho um notebook onde tenho instalado somente windows e um hd externo onde possuo partições linux e windows. Tenho instalado nesse hd externo o ubuntu utilizando grub como boot loader. No ato da instalação eu mandei instalar o arquivo de boot no meu hd interno. Meu problema é que sempre tenho que estar com o hd externo conectado, senão da erro. Eu qria essa configuração, mas que eu pudesse bootar no windows sem a necessidade desse hd externo. Como poderia fazer isso? Desde já agradeço a atenção de vocês.

yzarc

vc vai precisar do cd de instalacao do windows.
faca o boot pelo cd do windows, ele vai perguntar se vc quer instalar ou recuperar. escolha recuperar
ele vai te dar um promp, e te perguntarar a senha de administrador.
vc pode corrigir sua instalacao do windows usando o comando fixmbr.
http://ebestagent.com/wordpress/windows-tips/fix-mbr-or-master-boot-record/

!!!porem ele nao chamara' mais o grub do seu hd externo. !!!!
; Linux is almost there!

tonesco

Obrigado pela ajuda yzarc...
O caso é que eu queria poder acessar os dois sistemas, com o grub mesmo gerenciando o boot. Só que eu queria poder bootar no windows, que esta no hd interno, sem ter q estar com o hd externo ligado, ou seja, que o grub gerenciasse, mas que estivesse no hd iinterno para bootar sem a necessidade do externo. No ato da instalação do ubuntu eu escolhi para q o grub utilizasse ohd interno, mas msm assim ele pede o externo... Será q não há como?

yzarc

claro q ha. vc deve separar uma particao do hd interno para os arquivos de boot. essa particao nao precisar ser muito grande, 10 a 20 MB. entao vc instala o ubuntu no hd externo indicando q o /boot deve ser montado na particao q vc criou no hd interno. nao 'e dificil, mas se vc for MUITO inexperiente pode ser um problema.
; Linux is almost there!

tonesco

Obrigado yzarc,
Agora consegui visualizar a solução. Sou realmente mais um usuário que quer se aprofundar no linux. Realmente não saberia fazer essa mudança agora com o sistema ja instalado, mas me lembro dessa opção no ato de instalação. Valeu mesmo pela dica. Muito Obrigado...