Particionamento e diretórios

Iniciado por malecamp, 13 de Março de 2006, 12:23

tópico anterior - próximo tópico

malecamp

Galera,

Possuo 02 hds de 40 e instalei o ubuntu em um e coloquei somente o /home no outro. Mas observei que quanto mais eu instalo programas, o home fica cada vez mais cheio. Não era para encher o HD onde eu instalei ele?

E depois que o home ficar cheio e o hd do sistema ficar mais vazio? Uso o Gparted para diminuir e abro um novo diretório?
Qual seria?

A minha intenção foi separar o sistema dos arquivos. Fiz certo?

Abraço,

Malecamp

FaBMak

Vc fez certo. O que deve estar acontecendo é que vc deve estar "consumindo" seu /home, tipo baixando filmes, mp3 e etc. A instalação de programas realmente não usa o /home, geralmente só alguns arquivos de configuração.

Vc já olhou se o /home realmente foi criado e está montado no outro HD ? Dá uma olhada no /etc/fstab.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

malecamp

Beleza está sim !!!

# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
/dev/hda1       /               reiserfs notail          0       1
/dev/hdb1       /home           ext3    defaults        0       2
/dev/hda2       none            swap    sw              0       0
/dev/hdc        /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
/dev/fd0        /media/floppy0  auto    rw,user,noauto  0       0

Valeu,

FaBMak

FaBMak

Ok, tá certo.

De toda forma investigue onde está sendo consumido o espaço do seu /home, o comando du pode ajudar vá até a raiz e dê o comando:
du -h -s -c /home

Isto vai dar uma idéia do tamanho de cada diretório.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website

galactus

Você usa muito o aMule? Ele come muito espaço. O n3t0 me deu a dica e eu já havia notado algo parecido.

Os arquivos a serem baixados pelo aMule são armazenados na sua pasta /home, o galho é que ele cria um arquivo temporário e outro de backup. Assim, se você for fazer um download de 10MB no aMule, ele vai alocar 20MB do seu HD, mesmo você não tendo baixado o arquivo ainda. Por isso nas configurações dele, tem um ítem onde você especifica a partir de quantos MB você quer ser avisado de espaço insuficiente.

No meu caso era isso. Não sei se isso te ajuda.
BigLinux no Notebook  / Várias Distros Virtualizadas no PC.

carloslyrio

tenho 2 hds e no primeiro estão o kurumin, ubuntu e xp e no outro o home do kurumim com 80gb. há possibilidade de recolocar o home do ubuntu neste segundo hd ou eu terei q reinstalar tudo para isso? e em que momento da instalação aparece esta opção pois eu não consigo visualizar onde é!? alguém pode me dar um help???????
carloslyrio