Autor Tópico: Possibilidade de usar playstation 3 como PC  (Lida 14079 vezes)

Offline Aaron

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Possibilidade de usar playstation 3 como PC
« Online: 18 de Dezembro de 2008, 12:50 »
Boa tarde pessoal recentemente li esta matéria :
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL146410-6174,00-UNICAMP+USA+PLAYSTATION+PARA+REALIZAR+PESQUISAS.html

Gostaria de saber se é possível utilizar o video game como um pc normal possuo um e até por ja ter perdido aquela vontade de jogar como antes gostaria de saber se é possível, pois na reportagem ele é utilizado com o Linux, porém que diz que as funções são limitadas, gostaria de saber o pessoal que é mais dotado de informação e experiência para poder dar um parecer sobre o assunto, pesquisei na internet e como não era novidade os processadores de video game são muito bons para funções matemáticas.
O interesse é que tenho um video game parado e estou vendo a possibilidade de usar Linux nele.

Abraços.

Ubuntu user # 27354

Offline Lucaslna

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 41
    • Ver perfil
Re: Possibilidade de usar playstation 3 como PC
« Resposta #1 Online: 18 de Dezembro de 2008, 13:12 »
Aron,

    trabalho com geofísica, e usamos máquinas cada vez mais potentes para calculos numéricos.

   Hoje, tenho informação de que muitas empresas na minha area que estão formando clusters com PS3 pois eles possuem uma estabilidade e velocidade de processamento impressionantes, substituindo máquinas muito mais carase mantendo o mesmo desempenho, ou melhor.

    Mas pelo que sei, sempre há uma máquina central que controla os PS3, usando-os apenas como cluster, e não como PC.

    Não duvido que seja possível, mas não conheco alguem que já tenha feito.

Lucas

Offline Aaron

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 34
    • Ver perfil
Re: Possibilidade de usar playstation 3 como PC
« Resposta #2 Online: 18 de Dezembro de 2008, 13:55 »
 ;) valeu Lucas pela atenção e colaboração!
bom até o momento irei pesquisar sobre clusters e como são montados.
Ubuntu user # 27354

Darcamo

  • Visitante
Re: Possibilidade de usar playstation 3 como PC
« Resposta #3 Online: 18 de Dezembro de 2008, 16:55 »
Dois fatores contribuem para que o ps3 seja um ótimo candidato para formar clusters de computadores:
  • O poder de processamento dele é fenomenal
  • Vídeo games são subsidiados (as empresas vem dem eles com prejuízo e lucram nos jogos

Você pode instalar linux nele e como ele tem entradas usb então você poderia ligar um teclado e um mouse nele e navegar na internet via wifi, por exemplo. Só que pelo que li ele não tem muita memória ram (se não me engano ele tem 256 de ram e 256 de vídeo) então provavelmente esse deve ser o ponto de maior prejuízo ao se tentar usá-lo como computador pessoal.

No caso de usá-lo em clusters esse problema da memória é menor porque em um cluster se busca mais poder de processamento que memória e em um cluster você não precisa rodar o firefox né.

Offline Razien

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 291
  • Zzzz...
    • Ver perfil
    • Meu multiply ja abandonado
Re: Possibilidade de usar playstation 3 como PC
« Resposta #4 Online: 18 de Dezembro de 2008, 17:17 »
http://www.youtube.com/watch?v=_ZXcuhJkwx4

É possivel, mas não sei dizer o quão util isso seria mesmo ´XD
yari yari...

Offline Jaypur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 98
    • Ver perfil
Re: Possibilidade de usar playstation 3 como PC
« Resposta #5 Online: 18 de Dezembro de 2008, 20:04 »
http://www.youtube.com/watch?v=_ZXcuhJkwx4

É possivel, mas não sei dizer o quão util isso seria mesmo ´XD

 :o


caramba a que ponto chegamos, daki a poco nao havera mais so o PC em si  :P

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Possibilidade de usar playstation 3 como PC
« Resposta #6 Online: 18 de Dezembro de 2008, 23:06 »
É possível sim, e existem até algumas distribuições próprias para isso, como a Yellow Dog, mas na teoria. qualquer distro compilada para arquitetura PPC deve funcionar no PS3, inclusive a Sony a um tempo atrás até estimulou isso, desenvolvendo patches para o kernel utilizar melhor os processadores Cell. Até mesmo no PS2 é possível instalar Linux, mas apenas nos modelos "tijolão" com suporte a HD.

O maior dos problemas do PS3 como foi relatado, é a limitada memória do console, são apenas 256 megas.

É uma memória extremamente rápida em comparação às DDR 2 que a maioria dos usuários utilizam, mas mesmo assim, o sistema usará muito a paginação no HD, não sei se seria interessante o uso como um desktop.

E também a Sony não oferece drivers nem maneiras de um sistema operacional que não seja o dela, utilizar a placa de vídeo com aceleração, ou seja, pode ser que até mesmo para rodar um vídeo comum o sistema tenha problemas, jogos pesados então estão fora de questão.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Alakazan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 763
  • Tentando ser melhor
    • Ver perfil
    • Tecnologia, gadgets, linux...
Re: Possibilidade de usar playstation 3 como PC
« Resposta #7 Online: 19 de Dezembro de 2008, 12:47 »
É possível, mas como o amigo acima disse é quase inviável.
Sem contar qu você perde seu precioso espaço no HD com um SO.
Até em Nintendo DS tem Linux.
PC é como ar-condicionado: é só abrir Windows que ele para de funcionar.
Tentando ser melhor - desculpem o incômodo!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: Possibilidade de usar playstation 3 como PC
« Resposta #8 Online: 19 de Dezembro de 2008, 22:19 »
Olá, Aaron

Se este é seu interesse veja isto=> http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=260095

Bom divertimento. ( Mas instale o Ubuntu, afinal este é um forum de Ubuntu )

[],s