Autor Tópico: Como configurar som 5.1 na Realtek ALC883 (Intel HDA)  (Lida 12292 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Como configurar som 5.1 na Realtek ALC883 (Intel HDA)
« Online: 06 de Dezembro de 2008, 18:44 »
Depois de muita luta, finalmente consegui fazer minha placa de som funcionar a 5.1 no Ubuntu sem usar D-plug e qualquer outro recurso. Ou seja, simplesmente usando Alsa. E depois de tanto complicar, descobri que a solução é totalmente simples.

A minha placa de som é onboard em uma Asus P5VD2-X. No lspci mostra essa placa de som:

Código: [Selecionar]
80:01.0 Audio device: VIA Technologies, Inc. VT1708/A [Azalia HDAC] (VIA High Definition Audio Controller) (rev 10)

E com o comando head -n 1 /proc/asound/card0/codec#0 tenho a seguinte mensagem:

Código: [Selecionar]
Codec: Realtek ALC883

Ou seja, apesar de ser exibida uma placa de som VIA HDA, o chip nada mais é que o popular Realtek, em especial o ALC883.

E como fazer o som funcionar com 6CH? É muito simples que depois de descobrir a resposta dá até vergonha de saber que estava ali na minha cada... hehe

Clique duas vezes no ícone de volume ao lado do relógio do Gnome. Ao abrir a janela de Preferências do controle de volume, clique no botão Preferências. Na janela que abrir, marque Surround, LFE, Center e Channel mode. Este último é o mais importante.

De volta a tela de volume, tire do mudo e aumente o Surround, LFE e Center. Mesmo assim sem som? Agora que vem o "pulo do gato"! Clique na nova aba criada chamada Opções e em Channel mode selecione 6CH. Taram!!! Som 5.1 funcionando!!!

Um detalhe importante: Eu tive que remover o pulseaudio para o som sair. Não irá fazer falta nenhuma para o sistema, a não ser que você use o controle de som do Pulse. Mas sinceramente não me faz falta alguma.

Outro detalhe: se mesmo assim não funcionar, use este comando:

Código: [Selecionar]
zless /usr/share/doc/alsa-base/driver/ALSA-Configuration.txt.gz

Procure pela sessão snd-intel-hda e veja quais são as opções da sua placa. Lá irá constar várias opções a serem inseridas no final do arquivo /etc/modprobe.d/alsa-base. Geralmente a opção default abaixo resolve:

Código: [Selecionar]
options snd-hda-intel model=default

Se mesmo assim não funcionar, tente:

Código: [Selecionar]
options snd-hda-intel model=3stack-6ch

Após configurar este arquivo, reinicie. Nunca testei reiniciando apenas o alsa. Se funcionar, por favor digam.

Depois é só abrir um MP3 e testar!!
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline rodarantes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Como configurar som 5.1 na Realtek ALC883 (Intel HDA)
« Resposta #1 Online: 07 de Janeiro de 2009, 00:41 »
Ola amigo!

Tenho uma placa Gigabyte GA945-GZM-S2. Ela tem chipset intel e acredito que seja o mesmo chip de audio Realtek ALC883 que o seu.

Hoje tentei ligar meu amplificador de guitarra na saída BASS laranjinha que tem atrás da placa e fiz tentativas para ativar o som.

O problema é que percebi que o sinal que está saindo é o sinal da caixa central e não o do subwoofer como eu queria.

E agora ?

Abraços! obrigado pelo post!