Autor Tópico: backup da partição toda (e depois restore...)  (Lida 2543 vezes)

Offline zum

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
backup da partição toda (e depois restore...)
« Online: 06 de Dezembro de 2008, 01:14 »
Muito boa noite.
E realmente muito bom contar com este forum para poder consultar os casos que achamos impossíveis.
Isto, certamente é diferente da Microsoft....  ;D 

Bom ando pesquisando a algumas semanas (este é meu segundo [tema de] post), e tento solucionar um probleminha que tenho com relação ao backup.
Já vi muitisimos links e programas para executar a tarefa e por enquanto acredito (não estou bem certo) de que meu problema possa ser solucionado da seguinte forma.

Criei um Live-CD com o tal "remastersys" que alias é OTIMO! E queria agora (com esse Live-CD dar boot em meu computador ou em outro) poder usa-lo para fazer um bakcup de partições inteiras.

O primeiro obstaculo é que as partições podem ser de varios tipos de sistemas (SO diferentes, geralmente mistura de Linux e Windows).
O segundo, é que fico meio perdido ainda nas partições, se pudesse ler o conteúdo ajudaria bastante, mas quando monta, o que eu tenho acesso esta dentro de /midia/ e monta com o "rotulo" não com a partição, então não sei quem é "sda1" nem quem é "sda2" etc... Se eu pudesse fazer um "cd /dev/sda2" e depois um "ls -l"... resolveria, mas me responde que não é um diretório....  ???
Por esse motivo nem sei se estou dando o comando certo, me basei no link:

http://doc.ubuntu-es.org/Copia_de_seguridad_del_sistema

acontece que acreditava que devia ser criado um arquivo de 1Gb a 3Gb mas já estava em 7Gb quando cancelei. (quem sabe não era da partição correta, ou o metodo funciona de outra forma, ou pode que estivesse fazendo backup do proprio arquivo gerado [loop], não sei, estou perdido).

debido a esses pormenores estou pensando em usar programa Partimage:

http://doc.ubuntu-es.org/Partimage

, no entanto, não sei se ele vai funcionar bem, de uma Live-CD (no artigo menciona que funciona), ou se é o melhor para meu caso, ou devo continuar insistindo no metodo mencionado no inicio deste post. (o metodo anterior, para que possa fazer isso funcionar).

O que acham, como posso conferir o conteúdo da partição, saber qual é a partição do rótulo? (ou seja, o HD "Dados"= sda1, ou sda2, ou sda3...).
E por fim, como restaruar tudo isso para que tanto os Windows como os Linux passem a funcionar novamente.

Muitissimo grato,

espero que alquem posa ajudar-me....

zum
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2008, 13:50 por zum »

Offline raidicar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 576
  • Quad Shot of Ubuntu
    • Ver perfil
Re: backup da partição toda (e depois restore...)
« Resposta #1 Online: 06 de Dezembro de 2008, 16:36 »
Primeiro, monte vc mesmo a partição ao invés de clicar nela e deixar que seja montada automaticamente.
Assim vc tem controle e evita confusão.
exemplo simulando quatro partições, abra o terminal e como root de os comando:
1 - criando as pastas em media
mkdir /media/sda1
mkdir /media/sda2
mkdir /media/sda3
mkdir /media/sda4

2 - montando as partições
mount /dev/sda1 /media/sda1
mount /dev/sda2 /media/sda2
mount /dev/sda3 /media/sda3
mount /dev/sda4 /media/sda4

PESQUISE MAIS SOBRE MONTAR PARTIÇÕES E SOBRE O FSTAB, PARA DEIXAR O SISTEMA MONTAR AUTOMATICAMENTE DURANTE O BOOT
Ex: se for partição ntfs (windows) instale o ntfs-3g e, como root, monte com o comando:
mount -t ntfs-3g /dev/sda1 /media/sda1 -o force

Sda1 será sempre Sda1 e assim por diante, desmonte e monte da forma que quiser na pasta que quiser, depois que estiver do jeito que quer, ajuste no fstab para o sistema montar durante o boot.

Com relação ao backup, acho que fez caca da primeira vez, que se perdeu na montagem das partições, tente novamente.

O partimage também vai funcionar.

Comandos interessantes para vc:

como root, comando fdisk -l
como root, comando df

Detalhe quando se mexe com partições, dependendo da forma e do software, ao espelhar uma partição de 10gb com 3gb de dados e 7gb livre, o sistema não só transfere os 3gb de dados, mas sim a partição de 10gb.

recomendo que aprenda a montar os discos e partições manualmente, que aprenda como o fstab funcione, que aprenda a usar o arquivo rc.local que esta dentro de /etc/init.d, pois é nele que deixo os comandos para que minhas unidades de redes sejam montadas automaticamente.

mais duvidas, poste!

um abraço
Quem ama extremamente, deixa de viver em si e vive no que ama. Na vida três coisas são certas, o amor, a morte e o Linux !
Se Platão disse, então realmente sofremos de uma perigosa doença mental.