Autor Tópico: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!  (Lida 26805 vezes)

alarcon

  • Visitante
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #45 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:07 »
Observe os resultados dos comandos apresentados por ela:

sudo  blkid:
Citar
/dev/sda1: SEC_TYPE="msdos" LABEL="DellUtility" UUID="07D7-0A16" TYPE="vfat"
/dev/sda2: LABEL="OS" UUID="88E8-105A" TYPE="vfat"
/dev/sda3: LABEL="os_part" UUID="abb1ece2-0504-4be8-a9e4-ce570575fe57" SEC_TYPE="ext2" TYPE="ext3"
/dev/sda5: UUID="c5d534d4-6af5-421f-8947-e1bcd7afaeee" TYPE="swsuspend"
/dev/sda6: LABEL="os_part" UUID="88ce1cfa-38c9-4181-9567-ee8fbaed5b96" SEC_TYPE="ext2" TYPE="ext3"
/dev/loop0: TYPE="squashfs"

fstab:
Citar
cat /media/etc/fstab

# /etc/fstab: static file system information.
#
# <file system> <mount point>   <type>  <options>       <dump>  <pass>
proc            /proc           proc    defaults        0       0
# /dev/sda1
UUID=88ce1cfa-38c9-4181-9567-ee8fbaed5b96 /               ext3    defaults,errors=remount-ro 0       1  Montagem em / (ou seja raiz)
# /dev/sda5
UUID=c5d534d4-6af5-421f-8947-e1bcd7afaeee none            swap    sw              0       0
/dev/scd0       /media/cdrom0   udf,iso9660 user,noauto     0       0
UUID=abb1ece2-0504-4be8-a9e4-ce570575fe57  /boot ext3 defaults 0 0  <-Montagem  em /boot
root@ubuntu:/#

Ainda restam dúvidas?

OK não havia prestado atenção no UUID último, pois driver óptico não tem tal informação, portanto ela não poderia ser relamente relativa a ele, apenas não foi colocado o Label # /dev/sda3 separando.

Foi falta de atenção da minha parte. Quem manda olhar só para o Label. :P

Você está absolutamente certo.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2008, 11:14 por alarcon »

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #46 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:16 »
Voltei clcampos!
Olha meu erro foi esse também, e ainda tem um rastro dele.
Infelizmente tive que reinstalar o Ubuntu (que droga!).
Eu tinha esse problema e criei um tópico a mais ou menos dois meses:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=42161.0

Vamos continuar aqui vendo!

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #47 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:21 »
Voltei clcampos!
Olha meu erro foi esse também, e ainda tem um rastro dele.
Infelizmente tive que reinstalar o Ubuntu (que droga!).
Eu tinha esse problema e criei um tópico a mais ou menos dois meses:
http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=42161.0

Vamos continuar aqui vendo!

Obrigado Rodrigo... quanto mais cabeças pensando maior a possibilidade de acertar...

Tenho para mim que formatar Linux para acertar problemas é (quase sempre) opcional, e isso é forma de acertar problemas de outros sistemas operacionais.

Eu que já havia desistido aqui estou com novo folego, esperando que seja feito meu último teste, antes de passarmos para a forma de resolver do alarcon.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #48 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:30 »
Obrigado Rodrigo... quanto mais cabeças pensando maior a possibilidade de acertar...

Tenho para mim que formatar Linux para acertar problemas é (quase sempre) opcional, e isso é forma de acertar problemas de outros sistemas operacionais.

Eu que já havia desistido aqui estou com novo folego, esperando que seja feito meu último teste, antes de passarmos para a forma de resolver do alarcon.

Clcampos não precisaria mudar também o fstab e tirar as entradas UUID por /dev/sda? na sua última sugestão, ou não seria necessário?

Uma dúvida que tenho, no LiveCD é possível usar o comando sudo?

Sei, por que já testei, que é possível usar o sudo su, pois não é pedido senha para virar root e poder executar os comandos de modo superusuário, já o sudo eu nunca testei.

« Última modificação: 05 de Dezembro de 2008, 11:32 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #49 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:35 »
Clcampos não precisaria mudar também o fstab e tirar as entradas UUID por /dev/sda? na sua última sugestão, ou não seria necessário?

Eu sugeri a alteração apenas para facilitar entendimentos futuros, mas não deve ser necessário.

Citar
Uma dúvida que tenho, no LiveCD é possível usar o comando sudo?

É sim, e não é solicitado senha, mas o funcionamento é o mesmo.

Citar
Sei, por que já testei, que é possível usar o sudo su, pois não é pedido senha para virar root e poder executar os comandos de modo superusuário, já o sudo eu nunca testei.



Funciona, eu só não indico o sudo su porque não gosto muito de trabalhar diretamente com o root, não que seja pior trabalhar, mas acho que o uso do root de forma indiscriminada só causa problemas de permissão, principalmente quando se mexe dentro da própria $HOME.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

alarcon

  • Visitante
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #50 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:42 »

Funciona, eu só não indico o sudo su porque não gosto muito de trabalhar diretamente com o root, não que seja pior trabalhar, mas acho que o uso do root de forma indiscriminada só causa problemas de permissão, principalmente quando se mexe dentro da própria $HOME.

Só costumo indicar o sudo su para uso no LiveCD, por que se não me engano, já tentei usar o sudo no liveCD e não deu certo, mas foi há muito tempo e não lembro em que versão do LiveCD do Ubuntu e também quando se tem uma quantidade de comandos como root a ser executada.

Bem vamos aguardar o desenrolar do fatos, mas acho, assim como você, que deve ser o kernel que está com algum problema. Provavelmente o último.
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2008, 11:53 por alarcon »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #51 Online: 05 de Dezembro de 2008, 11:45 »
Só costumo indicar o sudo su para uso no LiveCD, por que se não me engando, já tentei usar o sudo no liveCD e não deu certo, mas foi há muito tempo e não lembro em que versão do LiveCD do Ubuntu e também quando se tem uma quantidade de comandos como root a ser executada.

Bem vamos aguardar o desenrolar do fatos, mas acho, assim como você, que deve ser o kernel que está com algum problema. Provavelmente o último.

Nossa, espero mesmo que seja isso, e foi por isso que descomentei as demais opções de kernel do menu.lst.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #52 Online: 05 de Dezembro de 2008, 15:20 »
ClCampos, o meu problema foi identico ao dela.
Instalei algumas atualizações e quando reiniciou deu esse erro.
Tentei de tudo e ainda coloquei aqui, mas sem sucesso.
Pelo que fiquei sabendo doi uma das atualizações (não sei qual) que estava bugado, e fazia com que alguns arquivos da pasta grub fossem apagados.
Como a pasta grub só pode modificar o ROOT e eu não conseguia entrar nesse modo acontecia que era meio impossível refazer o menu.lst mesmo com o live cd.
Resultado: tive que infelizmente formatar.
Já tentamos de tudo, recuperar o grub? Remontar as partições. Refazer as partições. Renovar o menu.lst.
Mas infelizmente nada.
Vamos ver o resultado agora quando o dono ou dona do tópico postar.
E então vamos ter que dar o veredito de formatar.
A não ser que surja um milagre de existir (que existe mas não sabemos) uma solução convencível desse fato!


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #53 Online: 05 de Dezembro de 2008, 15:24 »
ClCampos, o meu problema foi identico ao dela.
Instalei algumas atualizações e quando reiniciou deu esse erro.
Tentei de tudo e ainda coloquei aqui, mas sem sucesso.
Pelo que fiquei sabendo doi uma das atualizações (não sei qual) que estava bugado, e fazia com que alguns arquivos da pasta grub fossem apagados.
Como a pasta grub só pode modificar o ROOT e eu não conseguia entrar nesse modo acontecia que era meio impossível refazer o menu.lst mesmo com o live cd.
Resultado: tive que infelizmente formatar.
Já tentamos de tudo, recuperar o grub? Remontar as partições. Refazer as partições. Renovar o menu.lst.
Mas infelizmente nada.
Vamos ver o resultado agora quando o dono ou dona do tópico postar.
E então vamos ter que dar o veredito de formatar.
A não ser que surja um milagre de existir (que existe mas não sabemos) uma solução convencível desse fato!



Se for algo assim acho que a dica do alarcon tem tudo para funcionar.

Ou seja, instalar o GRUB, e mais um kernel usando o LiveCD, mas dizendo ao sistema que a raiz é o diretório montado.

Engraçado é que uso também o 7.10 em uma máquina e não tive problemas, estando ele todo atualizado.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Rodrigo Henrique

  • Visitante
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #54 Online: 05 de Dezembro de 2008, 15:50 »
Ai é que está, o meu é 8.04 e as vezes dá um erro desse.
Isso aconteceu com o meu e o do meu vizinho, que também tem.
E tivemos que reinstalar tudo. :S Espero que os próximos Ubuntu's venham com menos bugs!

Offline anp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 63
    • Ver perfil
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #55 Online: 06 de Dezembro de 2008, 19:33 »
Quando fiz isso deu certo:

Ao carregar o sistema do live cd, abra o terminal.

Agora com o terminal aberto digite:

$ sudo grub [Assim entrará no console do grub]

grub> root (hd0,2)

Com esse comando você estará indicando onde está o hd que tem o Linux, portando estará indicando o GRUB, no caso do tópico está em hd0,2.

grub> setup (hd0)

Com isso, o grub que foi indicado no passo anterior será instalado na MBR do HD.

grub> quit

Sai para o terminal normal.

Agora feche tudo e reinicie normalmente.

PS: Tire o CD para o boot ser efetuado pelo HD.

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #56 Online: 06 de Dezembro de 2008, 20:01 »
Estou pesquisando algum tempo sobre esse erro para poder incluir no tópico sobre o Grub.
O que eu acho mais provável é que seja isso :
"Este erro se produz se não se pode encontrar o nome do arquivo estando todo o resto correto (informação do disco/partição).
Normalmente o erro indica que não se encontra a imagem do kernel. É preciso assegurar que dita imagem existe na partição de início (/boot)."
Para encontrar a imagem do kernel reinicia-se com o Live CD monta-se a partição do Ubuntu e procura-se na pasta /boot pela imagem ou imagens do kernel tal como nessas figuras :


« Última modificação: 06 de Dezembro de 2008, 20:38 por pintinho »
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #57 Online: 06 de Dezembro de 2008, 22:21 »
Estou pesquisando algum tempo sobre esse erro para poder incluir no tópico sobre o Grub.
O que eu acho mais provável é que seja isso :
"Este erro se produz se não se pode encontrar o nome do arquivo estando todo o resto correto (informação do disco/partição).
Normalmente o erro indica que não se encontra a imagem do kernel. É preciso assegurar que dita imagem existe na partição de início (/boot)."
Para encontrar a imagem do kernel reinicia-se com o Live CD monta-se a partição do Ubuntu e procura-se na pasta /boot pela imagem ou imagens do kernel tal como nessas figuras :

http://img257.imageshack.us/img257/6456/grubub2.th.jpg http://img518.imageshack.us/img518/6100/capturadetelamt6.th.jpg


Grande pintinho, chegou a ler todo o tópico?

Nele tem todas as informações, e não vejo absolutamente de errado no nível atual.

Começei (junto com o alarcon) a achar que o problema é com o kernel (não acho que seja o GRUB), e foi até por isso que pedi para que fosse descomentado todas as opções de kernel no GRUB, de forma a testar todas.

Porém ainda não tivemos retorno. O que você acha?

[]'s

Cristiano
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline sparklingthing

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #58 Online: 17 de Dezembro de 2008, 00:35 »
Desculpem-me pela sumida, eu estive viajando, mas estou de volta agora e já vou tentar o que foi indicado, logo volto com a resposta.
Muito obrigada pela ajuda que estão me dando.
Beijinhoss

Offline sparklingthing

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Problema no grub e agora só entra no prompt do grub!!
« Resposta #59 Online: 17 de Dezembro de 2008, 00:48 »
Bom, então, eu tentei o que foi indicado pelo clcampos e nada... todas as opções dão erro.
Se alguém tiver mais alguma idéia.....