Autor Tópico: BROffice instalado mas não roda!  (Lida 12515 vezes)

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
BROffice instalado mas não roda!
« Online: 02 de Dezembro de 2008, 13:04 »
Caros amigos! já estou quebrando a cabeça! Removi todo o meu Openoffice que vinha junto ao Ubuntu 8.10 e instalei o BROffice3. Segui os procedimentos corretos de instalação,logo, não apareceu nenhum erro durante, tudo correu perfeitamente bem. Porém, toda vez que abro qualquer aplicativo do BROffice, pode ser o Writer,Calc,math ou outro, a mesma mensagem aparece:
"O BROffice falhou devido a um erro inesperado. Todos os arquivos abertos para trabalho serão salvos agora. Na próxima vez em que o BROffice.org for iniciado, seus arquivos serão automaticamente recuperados."
Se eu seleciono para recuperar ou qualquer coisa que eu faça, esta mesma mensagem sempre retorna e o aplicativo não abre.
Ajudem aí! Um abraço!!!


Parece que eu descobri algo aqui.
Se eu entrar no terminal como root, digitar "nautilus", navegar até a pasta onde está instalado o BROffice3, no caso /opt/broffice.org3/program e abrir o "soffice" selecionando a opção "executar em terminal", tudo funciona. Estranho, pois se eu for pelo menu "Aplicativos-Escritório" e selecionar um aplicativo do BROffice, aparece a mensagem citada acima!
Alguém entende o que pode estar acontecendo?vlw!!!
« Última modificação: 02 de Dezembro de 2008, 13:48 por cini »

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: BROffice instalado mas não roda!
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2008, 16:10 »
...se eu for pelo menu "Aplicativos-Escritório" e selecionar um aplicativo do BROffice, aparece a mensagem citada acima!

Estes links não são mais válidos para a versão 3.
Em "Aplicativos-Escritório", só deve haver um link chamado OpenOffice 3, apontando para /opt/openoffice.org3/program/soffice.

[]'s
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: BROffice instalado mas não roda!
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2008, 16:18 »
blz! mas como eu faço pra mudar isso? colocar o link que aponte para /opt/openoffice.org3/program/soffice. Acontece que junto ao pacote de instalação do BROffice.org3, veio um pacote deb para instalação do Debian-menu. Este pacote eu posso remover sem problemas, mas como colocar este link que você citou?
O mais interessante é que no note da minha esposa eu instalei o Ubuntu 8.10 e o BROffice.org3 e os menus funcionam normalmente, mas no meu não...?vlw e um grande abraço!!!

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: BROffice instalado mas não roda!
« Resposta #3 Online: 02 de Dezembro de 2008, 16:25 »
Acontece que junto ao pacote de instalação do BROffice.org3, veio um pacote deb para instalação do Debian-menu

Não há necessidade de instalar isto.

...como colocar este link que você citou?

- Alt+F2
- Digite alacarte
- Selecione na coluna da esquerda "Aplicativos-Escritório"
- Clique em Novo item
- Preencha os campos:

Tipo:Aplicação
Nome:OpenOffice 3
Comando:/opt/openoffice.org3/program/soffice

- Clique Fechar.

[]'s
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: BROffice instalado mas não roda!
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2008, 03:23 »
Desculpe amigo,mas não deu certo. Continuo recebendo a mesma mensagem. Coloquei o link exatamente como você falou, mas não abre corretamente mesmo assim! Não sei mais o que fazer!

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: BROffice instalado mas não roda!
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2008, 15:45 »
Fiz novamente os procedimentos de instalação e como sempre nada de erro. Desta vez eu criei um link em "Aplicativos-Escritório" para o "soffice". Deu certo ele abre a janela de escolha de aplicativo sem problemas. Mas o que acontece é que se eu abrir direto um "Documento de texto" ou "Documento de planilha" a mensagem de erro aparece como eu já havia citado acima. Porém, se eu abrir antes "Apresentação", "Banco de dados" ou "Fórmula" e depois abrir "Documento de texto ou de Planilha, aí abre sem problemas, ou seja, parece que o problema é com o Editor de texto e a Planilha. Alguém sabe o porque?Ajudem por favor!!!

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: BROffice instalado mas não roda!
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2008, 18:38 »
Não sei mais o que fazer!

Antes de mais nada: calma! Donde vc baixou o OpenOffice3?
Pode ser que tenha faltado algum pacote para instalar, creio nesta hipótese.
Se vc utiliza o Hardy, adicione o canal: http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ubuntu
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: BROffice instalado mas não roda!
« Resposta #7 Online: 04 de Dezembro de 2008, 01:00 »
...parece que o problema é com o Editor de texto e a Planilha.

Verifique se vc tem todos os pacotes abaixo instalados:


openoffice.org3-writer
openoffice.org-ure
openoffice.org3-pt
openoffice.org3-math
openoffice.org3-impress
openoffice.org3-draw
openoffice.org3-dict-en
openoffice.org3-calc
openoffice.org3-base
openoffice.org3
ooobasis3.0-testtool
ooobasis3.0-pyuno
ooobasis3.0-writer
ooobasis3.0-pt-res
ooobasis3.0-pt-math
ooobasis3.0-pt-impress
ooobasis3.0-pt-help
ooobasis3.0-pt-draw
ooobasis3.0-pt-calc
ooobasis3.0-pt-base
ooobasis3.0-pt
ooobasis3.0-ooolinguistic
ooobasis3.0-ooofonts
ooobasis3.0-pt-writer
ooobasis3.0-xsltfilter
ooobasis3.0-pt-binfilter
ooobasis3.0-math
ooobasis3.0-javafilter
ooobasis3.0-impress
ooobasis3.0-images
ooobasis3.0-graphicfilter
ooobasis3.0-gnome-integration
ooobasis3.0-draw
ooobasis3.0-core01
ooobasis3.0-core02
ooobasis3.0-core03
ooobasis3.0-core04
ooobasis3.0-core05
ooobasis3.0-core06
ooobasis3.0-core07
ooobasis3.0-calc
ooobasis3.0-binfilter
ooobasis3.0-base



[]'s
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: BROffice instalado mas não roda!
« Resposta #8 Online: 04 de Dezembro de 2008, 03:39 »
Seguinte: eu uso o intrepid. Coloquei nos repositórios "deb http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ubuntu intrepid main", mas nada acontece. Também fiz update e upgrade no terminal, mas nada referente ao BROffice aparece.
Sobre os pacotes, o que eu posso te dizer é que eles estão instalados, mas não como "openoffice.org3-writer" por exemplo, mas sim como "broffice.org3-writer" e alguns estão um pouco diferentes, no que se refere a linguagem, por exemplo o "openoffice.org3-dict-en" no fim está como pt e não en. Mas acredito que isso não tem nada haver . Isso olhando no "Gerenciador de pacotes Synaptic".
Baixei deste Link "ftp://www.broffice.org/stable/3.0.0/" a versão "BrOo_3.0.0_20080930_LinuxIntel_install_pt-BR_deb.tar.gz". Peguei os pacotes deb pois não teve jeito de instalar pacotes rpm, sempre dava erro dizendo que um dependia da instalação de outro, e isso não acontecia com os pacotes deb.
O mais interessante é que no note da minha esposa eu fiz exatamente da mesma forma que eu fiz no meu e deu certo, mas no meu pc não rola.
Já tô querendo desistir e instalar novamente o 2.4. Abraço!!!

Offline Kan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
  • Ubuntu beta-tester
    • Ver perfil
Re: BROffice instalado mas não roda!
« Resposta #9 Online: 04 de Dezembro de 2008, 11:40 »
...alguns estão um pouco diferentes, no que se refere a linguagem, por exemplo o "openoffice.org3-dict-en" no fim está como pt e não en. Mas acredito que isso não tem nada haver.

Sim, não tem nada haver pq são apenas dicionários.

Peguei os pacotes deb pois não teve jeito de instalar pacotes rpm, sempre dava erro dizendo que um dependia da instalação de outro, e isso não acontecia com os pacotes deb.

Com os DEBs que utilizei aconteceu como os seus RPMs.

Já tô querendo desistir e instalar novamente o 2.4.

Tente desinstalar completamente e instalar novamente.
Amicus Plato, sed magis amica veritas

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: BROffice instalado mas não roda!
« Resposta #10 Online: 04 de Dezembro de 2008, 15:25 »
Já removi e instalei novamente várias vezes e sempre o mesmo problema. Inclusive reportei o erro e até agora nada!

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: BROffice instalado mas não roda!
« Resposta #11 Online: 04 de Dezembro de 2008, 18:38 »
Adicione as linhas na suas source.list:
##repo for open office3
deb http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ubuntu intrepid main
deb-src http://ppa.launchpad.net/openoffice-pkgs/ubuntu intrepid main

Vá ao terminal e digite como root:
# aptitude install broffice.org

Não esqueça de baixar o arquivo Vero_pt_BR_V200AOC.oxt da página do BrOffice.org (Corretor ortográfico):
http://www.deso-se.com.br/downloads/broffice.org/Vero_pt_BR_V200AOC.xpi
Como saber se estou usando a atualização mais recente?
Versão com o Acordo Ortográfico
Digite 'extrasseco', 'enjoo', 'infraestrutura', se elas aparecerem grifadas em vermelho é sinal de que está desatualizado.
Versão sem o Acordo Ortográfico
Digite a palavra ,'microarranjo', se ela não for grifada em vermelho é sinal de que está atualizado.

Como instalar o VERO na versão 3.0 do BrOffice.org?
Após baixar o arquivo Vero_pt_BR_V200AOC.oxt da página do Vero.
1.Abra o BrOffice.org;
2.Clique em >>Ferramentas>>Gerenciador de Extensão;
Importante: Caso exista extensão do Vero instalada remova-a (Portuguese spelling dictionary (Brasil)).
3.Em seguida clique em >>Adicionar;
4.Selecione o arquivo baixado;
5.Depois siga as orientações do programa para concluir a instalação;

Vê aí se funfou. Espero ter ajudado!!!
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: BROffice instalado mas não roda!
« Resposta #12 Online: 05 de Dezembro de 2008, 03:27 »
Ok cesargcomp! funcionou! O problema é que instalou a versão 2.4.1 do BRoffice e não a 3.0 que era a que eu queria instalar! vlw mesmo pela ajuda!!!
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2008, 03:29 por cini »

Offline cini

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 30
    • Ver perfil
Re: BROffice instalado mas não roda!
« Resposta #13 Online: 05 de Dezembro de 2008, 15:20 »
Bom! ainda estou sem entender nada aqui!
Novamente removi e reinstalei o BROffice.org3 na minha máquina com o Ubuntu Intrepid Ibex.
Continuo com o problema de falha na inicialização do "Writer" e do "Calc", somente estes dois. Mas veja só: se eu abrir o "Draw" o "Base" ou o "Math" e depois abrir o "Writer" ou o "Calc" eles funcionam. Como eu já disse neste post, estes últimos parecem ser o problema.
Outra coisa que eu descobri: indo diretamente para a pasta /opt/broffice.org3/program e tentar abrir o "swriter" sempre dá o maldito erro.Agora, se eu abrir o terminal como root e digitar "nautilus",navegar novamente até /opt/broffice.org3/program e abrí-lo, daí funciona blz...???
Pera aí! tá parecendo que eu não tenho privilégios de root sobre os arquivos instalados em "opt". Mudei isso também, e não adiantou. Coloquei-me com todos os privilégios possíveis e nada funciona.
Parece que stou chegando perto, só preciso de uma ajuda para descobrir porque somente em "root" eu consigo executar o "Writer" e o "Calc". E porque os outros não?
Agradeço a ajuda de todos!!!

OBS: entrei no terminal como root e digitei "/opt/broffice.org3/program/swriter". Abriu blz, só que no terminal aparceu uma mensagem dizendo o seguinte:

"(soffice:10956): Gtk-WARNING **: GtkSpinButton: setting an adjustment with non-zero page size is deprecated"
O que é isso? esse "Gtk-WARNING" me diz que tem algo errado aí...!!!
« Última modificação: 05 de Dezembro de 2008, 15:23 por cini »

Offline cesargcomp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 545
    • Ver perfil
Re: BROffice instalado mas não roda!
« Resposta #14 Online: 05 de Dezembro de 2008, 16:04 »
Faz um teste pra mim. Execute via terminal: /usr/lib/openoffice/program/swriter

Veja qual versão é a que vai abrir. Pode estar gerando conflito entre duas versões em sua máquina. Se você descompactou a 3 na pasta /opt convém apagá-la e só usar a do repositório. Me esqueci de dizer para você dar "apt-get update" antes de instalar o broffice.org 3.

Me diz qual foi a versão que apareceu. Provavelmente você terá que apagar tudo e depois reinstalar.
Use Ubuntu. Segurança, facilidade e gratuidade em suas mãos.