Drivers para board e gráfica

Iniciado por akyu, 01 de Dezembro de 2008, 20:14

tópico anterior - próximo tópico

akyu

Boas!

Instalei recentemente o Ubuntu Intrepid e, apesar de me ter ambientado bastante rápido, ainda ando um bocado à nora com isto de instalar programas e drivers e ver onde e qual o hardware instalado e o que falta instalar.

Já sei usar o gestor de pacotes para instalar e/ou remover aplicações mas ainda tenho dúvidas.
Todos os pacotes que estão no Synaptic foram testados no Ubuntu Intrepid?
Eu já procurei várias coisas no Synaptic mas algumas delas não são específicas e acabo por ficar na dúvida se as devo instalar ou não.

Em relação a drivers, alguns deles não encontro no Synaptic, como é o caso da minha motherboard e da placa gráfica.
Eu tenho tudo a funcionar na perfeição, o som funciona, o vídeo também e não noto o computador mais lento.
Devo instalar na mesma os drivers deles? Se sim, Como o posso fazer ? (board P5LD2-X/1333 e Geforce 8800GT).
No caso da placa gráfica, assim que acabou a instalação do Ubuntu apareceu um balão de notificação e acabei por instalar os drivers que lá eram recomendados, ainda assim, não sei se são os mais correctos.

clcampos

Presumo que esteja tudo correto, ainda mais se instalou os drives sugeridos para sua placa de vídeo.

Tenho um PC parecido com o seu, diferenciando a placa de vídeo que é uma 8500gt e não tive problemas.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

pinduvoz

O Ubuntu (e o Linux em geral) faz o reconhecimento do hardware na instalação, habilitando-o através do próprio Kernel ou de módulos para o Kernel cujo carregamento é feito na inicialização do sistema.

Por conta disso não há drivers (módulos, como eu já disse) para instalar, salvo raras exceções (a sua placa de vídeo, por exemplo, pois ainda que suportada prontamente pelo xorg, responsável pelos gráficos, depende de código fechado fornecido pelo fabricante para uso pleno).

Você só vai precisar se preocupar com drivers (Kernel e seus módulos) caso venha a instalar hardware novo (uma webcam, por exemplo) e não consiga usá-lo.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

akyu