Autor Tópico: Ajuda com configuração de roteador/internet  (Lida 3284 vezes)

Offline 3ncrypt3D

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Ajuda com configuração de roteador/internet
« Online: 30 de Novembro de 2008, 11:53 »
Eu não entendo muito de redes, muito menos de ubuntu e tow com problemas para configurar a internet neles.

Eu tenho aqui em casa dois computadores em rede ligados por um roteador, esse que está ligado a um modem externo.
Minha conexão é Velox. Eu acho que o próprio roteador faz a autenticação, pois basta plugar o cabo nos computadores e configurar o ip/mascara de rede/servidor dns que já funciona tudo.

No Windows é bastante facil fazer isso. É só configurar a conexão local e colocar o endereço de ip fixo.
Em um desses computadores tem Ubuntu 8.04 (não atualizei pois tow não tenho internet) também. Então fui tentar configurar nele do mesmo modo que fiz no windows.

No ubuntu, eu achei o local para definir os endereços (ip/mascara/dns) e foi bastante facil de achar. O problema é que mesmo com esses endereços configurados iguais a como fiz no windows, a internet não funciona no ubuntu.
Já tentei os pppoeconfigs que disseram, mas também não deu resultados.

Procurei diversos tutoriais aqui no forum e no google, mas nenhuma solução conseguiu conectar o ubuntu na internet.

Se alguém tiver alguma idéia do problema ficaria bastante grato com uma ajuda.

Vlw.

Offline AC

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Ajuda com configuração de roteador/internet
« Resposta #1 Online: 30 de Novembro de 2008, 18:36 »
Você já verificou o arquivo resolv.conf ??
Ele deveria estar assim:

# Generated by NetworkManager
nameserver 200.149.132.140
nameserver 200.165.132.147

Os IPs acima são dos dois servidores DNS do Velox e caso você não tenha o arquivo deve ser isso.
Tente editar ou criar esse arquivo para, se necessário, incluir os dois servidores DNS.

No terminal entre com o comando:

sudo gedit /etc/resolv.conf

Se for mostrado um arquivo vazio, é porque ainda não existe o resolv.conf.
Digite as duas linhas finais do exemplo que dei acima e salve o arquivo.

Agora, no terminal, reinicie a rede com o comando:

sudo /etc/init.d/networking restart

Verifique agora se já consegue usar a internet.

Boa sorte!
Abs,
AC